Sistemas Operacionais

29/11/2016 07h00 - Atualizado em 29/11/2016 07h00

Como forçar um aplicativo a se tornar padrão no Windows 10

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O novo aplicativo de configurações do Windows 10 traz opções limitadas para a escolha de aplicativos padrão do sistema. No entanto, é possível acessar facilmente o antigo painel de controle para “forçar” a abertura de extensões e arquivos no programa desejado. Confira, no tutorial abaixo, como obrigar a plataforma da Microsoft a adotar os seus softwares preferidos.

Windows 10 sugere aos usuários de Chrome e Firefox que Edge é melhor

Como usar a Cortana no Microsoft Edge do Windows 10

Passo 1. Acesse as configurações do Windows e clique em "Sistema";

Clique em Sistema nas configurações do Windows para forçar app padrão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em Sistema nas configurações do Windows para forçar app padrão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Selecione a guia “Aplicativos padrão”;

Clique em aplicativos padrão para escolher programas no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em aplicativos padrão para escolher programas no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Role a página até o fim e clique no link “Definir padrões por aplicativo”;

Windows 10 tem link para que usuário acesse interface do Painel de Controle (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 tem link para que usuário acesse interface do Painel de Controle (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Uma nova janela abrirá com todos os aplicativos instalados no seu computador, sejam modernos ou clássicos. Toque naquele que deseja tornar padrão;

Windows 10 traz listas de aplicativos para que usuário escolha os padrões (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 traz listas de aplicativos para que usuário escolha os padrões (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. O Windows apresentará quantos padrões do total disponível esse aplicativo tem. Nesse ponto, há duas opções: forçar padrão para todas as extensões ou escolher quais deseja adotar. Seguiremos com a segunda alternativa;

Usuário pode escolher entre adotar todos os padrões ou selecionar alguns (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode escolher entre adotar todos os padrões ou selecionar alguns (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Na tela de escolher padrões, é possível conferir o nome da extensão (formato do arquivo) e qual o aplicativo padrão atual. Marque aqueles que você deseja abrir com o programa;

Windows 10 traz lista de extensões que podem ser associadas ao programa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 traz lista de extensões que podem ser associadas ao programa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 traz lista de extensões que podem ser associadas ao programa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 traz lista de extensões que podem ser associadas ao programa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Se estiver em dúvida, confira se o programa desejado pode mesmo rodar aquela extensão adequadamente e se a mudança será boa. Basta clicar com o botão direito sobre o arquivo, apontar o mouse em “Abrir com” e selecionar o aplicativo que deseja testar;

Usuário pode testar se aplicativo pode rodar bem a extensão desejada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode testar se aplicativo pode rodar bem a extensão desejada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Quando terminar de marcar as opções desejadas, clique em “Salvar”.

Clique em salvar para guardar suas preferências de aplicativo padrão no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em salvar para guardar suas preferências de aplicativo padrão no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como forçar um aplicativo a ser padrão no Windows 10.

Como resolver problema com touchpad no Microsoft Edge? Descubra no Fórum no TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares