Imagens

16/11/2016 10h00 - Atualizado em 16/11/2016 10h00

Como testar o novo Paint 3D; descubra o que há de novo

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Paint 3D é uma das principais novidades da atualização Creators Update do Windows 10, prevista para chegar no início de 2017. No entanto, a Microsoft já liberou a versão prévia do aplicativo de edição de imagens em 3D para os participantes do programa Windows Insider, que testa novas versões do sistema operacional. Se você quer ficar por dentro de todas as funções ou deseja conhecer o que mudou, confira neste tutorial completo como baixar o novo Paint 3D e usar a nova versão do editor de imagens.

Saiba tudo sobre o novo Paint 3D

Paint 3D já está disponível para usuários da versão prévia do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Paint 3D já está disponível para usuários da versão prévia do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Paint 3D já está disponível para usuários da versão prévia do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Requisitos

Participar do Windows Insider: O primeiro passo para quem deseja experimentar o novo Paint é as builds mais recentes do Windows 10. Para isso, basta acessar o Windows Update nas configurações e entrar no modo rápido do Windows Insider. Confira em detalhes como baixar a build mais recente do sistema.

Windows 10 deve ter a região mudada para Estados Unidos para baixar o Paint 3D (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 deve ter a região mudada para Estados Unidos para baixar o Paint 3D (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Mudar a região para os Estados Unidos

Após baixar a última versão do Windows 10, é necessário mudar a região do sistema para baixar o Paint 3D Preview. Isso acontece porque a Microsoft ainda não liberou o novo aplicativo na loja brasileira.

Para fazer isso, siga o caminho: Configurações > Hora e idioma > Região e idioma. Na caixa no topo da tela, procure por Estados Unidos e reinicie o computador.

Como instalar e configurar o Paint 3D

Passo 1. Após mudar a região do PC, baixe o Paint 3D no TechTudo Downloads;

Passo 2. Na Windows Store, clique em “Get” e aguarde até o fim da instalação;

Clique para baixar o Paint 3D na loja de aplicativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique para baixar o Paint 3D na loja de aplicativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Abra o aplicativo. Na primeira tela, o Paint 3D solicitará que o usuário concorde com os termos. Clique em “Accept” para continuar;

Aceite os termos e condições do Paint 3D para poder usar o app no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Aceite os termos e condições do Paint 3D para poder usar o app no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Após carregar, o Paint 3D exibirá uma pequena apresentação dos novos recursos em inglês. Neste momento, é possível criar novo documento (New), abrir um projeto (Open) e colar um conteúdo (Paste). 

Paint 3D traz vídeos e sugestões na tela inicial do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Paint 3D traz vídeos e sugestões na tela inicial do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! O Paint 3D está pronto para ser usado. Confira a seguir as novidades do aplicativo de edição do Windows 10.

O que há de novo no Paint 3D

Nova interface

A mudança no Paint 3D é provavelmente a maior desde que a ferramenta foi lançada. Enquanto nas versões anteriores o usuário desenhava sobre uma folha de papel, agora tudo é feito em um espaço tridimensional com um quadro branco ao fundo. Na parte inferior da tela, é possível dar zoom no seu trabalho e até mudar a perspectiva sob a qual o usuário observa a sua criação.

Paint 3D traz interface bem diferente da versão original do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Paint 3D traz interface bem diferente da versão original do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As ferramentas do Paint 3D agora chegam divididas em seis categorias: Tools, que traz as ferramentas clássicas como caneta, borracha e pincel; 3D Objects, voltados para desenhos tridimensionais; Stickers, com adesivos e figurinhas; Text, para inserir letras 2D e em 3D; Backdrop, para edição de plano de fundo; e Effects, para aplicação de filtros sobre a imagem.

Desenhos Tridimensionais

O Paint 3D traz modelos tridimensionais de pessoas e animais e objetos para as criações do usuário. Além disso, é possível criar modelos próprios a partir de desenho à mão livre, dando a eles contornos macios ou duros. Os Paint 3D traz ainda novos controles para girar, mudar o tamanho e posicionar os modelos no espaço.

Paint 3D traz modelos tridimensionais e permite que usuário desenhe figuras (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Paint 3D traz modelos tridimensionais e permite que usuário desenhe figuras (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Adesivos

O Paint agora traz uma pequena coleção de adesivos que podem ser adicionados ao trabalho, como estrela, coração e até o mascote Ninja Cat. Além de enfeitar o ambiente, os stickers podem ser fixados aos modelos 3D que estão sendo criados ou serem convertidos em figuras tridimensionais.

Paint 3D traz adesivos que podem ser adicionados ao trabalho e modelos tridimensionais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Paint 3D traz adesivos que podem ser adicionados ao trabalho e modelos tridimensionais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Efeitos

Para dar um toque final ao trabalho, o usuário pode aplicar filtros como os do Instagram e Snapchat por exeplo. Ao todo, o aplicativo da Microsoft traz 16 opções diferentes para alterar a iluminação e o esquema de cores na imagem que está sendo editada. 

Paint 3D pode ter efeitos e filtros adicionados ao projeto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Paint 3D pode ter efeitos e filtros adicionados ao projeto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Histórico

A ferramenta de histórico do Paint mostra a progressão do trabalho do usuário. Ao clicar sobre o ícone de relógio próximo ao botão voltar, o usuário pode deslizar uma barra para ver o avanço do seu projeto. No entanto, durante nossos testes, a ferramenta fez com que o programa fechasse; 

Ferramenta de histórico do Paint 3D mostra todo o trabalho feito no projeto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Ferramenta de histórico do Paint 3D mostra todo o trabalho feito no projeto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Comunidade Remix 3D

No evento de lançamento do Windows 10 Creators Update, a Microsoft anunciou a chegada de uma comunidade batizada de Remix 3D. Lá, os usuários podem contribuir e baixar modelos tridimensionais para adicionar aos seus trabalhos. No entanto, a plataforma é restrita a contas dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Cortana em Português no Windows 10: o que vocês acharam? Usuários opinam no Fórum TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Vinicios
    2016-11-17T12:23:13  

    Vocês mandam baixar no site de vocês, mas quando eu vou descompactar, precisa de uma senha. E ai?

    recentes

    populares

    • Marcos Vinicios
      2016-11-17T12:23:13  

      e ai pessoal, cade a senha que o arquivo foi realizado pelo down no MEGA

  • Richard Grein
    2016-11-17T11:06:45  

    Funciona W7?

    recentes

    populares

    • Richard Grein
      2016-11-17T11:06:45  

      Não, porque o Windows Insider só tem no W10