Sistemas Operacionais

11/12/2016 10h00 - Atualizado em 11/12/2016 10h00

Como criar um pendrive inicializável do Ubuntu (no Windows e no Linux)

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Um pendrive inicializável é a melhor maneira de instalar, experimentar o sistema ou até usá-lo como ferramenta de recuperação. Porém, as distribuições Linux só oferecem um arquivo de imagem ISO do disco para download, o que obriga os usuários a terem que fazer um trabalho adicional. 

Seis dicas para quem quer usar o Ubuntu

Primeiramente, você precisa fazer o download de um arquivo ISO. Depois, independente de estar usando Windows ou Linux no PC, siga os passos desse tutorial para criar um pendrive inicializável do Ubuntu para fazer o que quiser com ele.

Aprenda a configurar o teclado do Ubuntu para escrever no PC sem problemas (Foto: Divulgação/Ubuntu)Aprenda a configurar criar um pendrive inicializável no Ubuntu (Foto: Divulgação/Ubuntu)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como criar um pendrive inicializável do Ubuntu no Windows

Passo 1. Baixe o LiLi USB Creator no TechTudo Downloads;

Passo 2. Depois de baixar, execute o programa. Será solicitada a autorização para executá-lo como Administrador. Para autorizar, forneça a senha ou clique no botão “Sim”;

Autorizando a execução do LinuxLive USB Creator no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a execução do LinuxLive USB Creator no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com o programa na tela, clique na opção “Escolher um pendrive”. Na listagem que aparece, clique na unidade que será usada;

Selecionando o pendrive que será usado no processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o pendrive que será usado no processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Agora selecione de onde o programa pegará os arquivos de instalação: de um arquivo de imagem ISO, IMG ou ZIP, disco ótico CD/DVD ou baixando da Internet, através da opção “Download”. Ao clicar nas duas primeiras opções, será exibida uma tela pedindo para informar onde está o arquivo ou o disco;

Selecionando de onde virá o instalador da distribuição Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando de onde virá o instalador da distribuição Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se você clicar na opção “Download”, será exibida uma opção que permite escolher qual distribuição será baixada. Depois de selecionar, escolha se quer baixar manualmente ou automaticamente;

Escolhendo uma distribuição para o programa baixar a imagem ISO (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo uma distribuição para o programa baixar a imagem ISO (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. A opção “Passo 3: Persistência” serve para reservar um espaço no pendrive para armazenamento de dados do sistema. Normalmente não é preciso mexer nela, por isso, deixe como está;

Modo Live reserva um espaço para armazenamento de dados do sistema(Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Modo Live reserva um espaço para armazenamento de dados do sistema(Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na quarta etapa, você deve marcar as opções que achar mais adequadas para o seu uso (algumas são marcadas automaticamente);

Selecionando as opções do processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando as opções do processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Na última etapa, clique no botão “Opções” para acessar itens que podem influenciar na visualização e outras características da instalação. Após modificar, clique em “OK” para voltar para a janela do programa e, finalmente, clique no ícone do raio para iniciar a criação da mídia de instalação.

Concluindo e iniciando o processo de criação do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Concluindo e iniciando o processo de criação do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como criar um pendrive inicializável do Ubuntu no Linux

Passo 1. Clique no ícone do ubuntu que fica no canto superior esquerdo da tela. No campo que aparece, digite “criador” (sem as aspas). Quando for exibido o ícone do criador de discos de inicialização, clique nele;

Procurando e executando o criador de discos de inicialização no Dash (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Procurando e executando o criador de discos de inicialização no Dash (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela do programa, clique na imagem fonte de disco. O programa automaticamente localiza e exibe as imagem ISO disponíveis para você escolher. Se a que você procura na parecer, clique no botão “Outro…” e informe onde ela está. Depois disso, clique no pendrive que você quer usar (ele estará listado na opção “Disco a ser usado”). Por fim, clique no botão “Criar disco de inicialização”;

Selecionando as opções e iniciando a criação de um pendrive inicializável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando as opções e iniciando a criação de um pendrive inicializável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Se for exibida uma janela alertando que todos os dados do pendrive serão perdidos, confirme clicando no botão “Sim”;

Confirmando a criação de um pendrive inicializável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a criação de um pendrive inicializável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que você já conhece esses dois métodos, conseguirá produzir um pendrive inicializável do Ubuntu onde quiser.

Qual é a melhor distribuição Linux? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares