Roteador

03/12/2016 06h00 - Atualizado em 03/12/2016 06h00

Como encontrar o melhor canal Wi-Fi melhorar a velocidade da Internet

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Alterar o canal do roteador é um bom jeito de melhorar o sinal Wi-Fi. Isso porque os canais configurados por padrão tendem a ser muito congestionados, o que pode gerar lentidão – especialmente se seus vizinhos estiverem usando a mesma frequência que você. 

Desligar o roteador quando não está usando é errado? Tire sua dúvida

Bater de porta em porta perguntando a configuração do roteador para as pessoas ao seu redor não é uma solução a considerar. Em vez disso, é possível usar a ferramenta gratuita Wifi Analyzer, disponível para Android, para encontrar o canal Wi-Fi mais livre na sua localidade. Aprenda como e tenha internet mais rápida na sua casa. 


Encontrando o canal ideal

Passo 1. Baixe o Wifi Analyzer e abra o app. Você verá uma tela com gráficos, acima da qual há três ícones. Toque no ícone com desenho de olho e selecione “Classificação do Canal”, conforme indicado abaixo.

Telas iniciais do app Wi-Fi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Telas iniciais do app Wi-Fi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Telas iniciais do app Wi-Fi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Telas iniciais do app Wi-Fi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire))

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Toque no triângulo amarelo localizado na parte de cima da lista. Na janela que será aberta, selecione a sua rede Wi-Fi.

Seleção da própria rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Seleção da própria rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Seleção da própria rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O Wifi Analyzer indicará automaticamente quais são os melhores canais para você.

Melhores canais de Wi-Fi identificados pelo Wifi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire (Foto: Melhores canais de Wi-Fi identificados pelo Wifi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Melhores canais de Wi-Fi identificados pelo Wifi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Alterando o canal

Passo 1. Digite o IP do roteador na barra de endereço do navegador para acessar as configurações – este tutorial lhe ajudará caso você não saiba o número. Já no sistema do roteador, entre na opção “Interface Setup” ou “Configurações de Interface”.

Tela inicial de configurações do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Tela inicial de configurações do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Tela inicial de configurações do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Clique na opção “Wireless” ou “Sem fio”.

Destaque para aba de configurações Wireless (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Destaque para aba de configurações Wireless (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Destaque para aba de configurações Wireless (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Localize a ferramenta “Channel” e altere dos Estados Unidos para o Brasil. Isso é importante porque, nos Estados Unidos, só é permitido configurar até o canal 11.

Alteração da localidade do canal (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Alteração da localidade do canal (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Alteração da localidade do canal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Agora abra a caixa de opções de canal e selecione o indicado pelo Wifi Analyzer – neste exemplo, os canais 12 ou 13.

Seleção do canal indicado pelo Wifi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Seleção do canal indicado pelo Wifi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Seleção do canal indicado pelo Wifi Analyzer (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Pressione o botão “Save” ou “Salvar” para aplicar as alterações.

Salvando as alterações do canal do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Salvando as alterações do canal do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Salvando as alterações do canal do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pronto! Depois desse procedimento sua rede Wi-Fi estará em um canal menos congestionado e isso pode aumentar a velocidade de sua conexão. 

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pablo Rangel
    2018-02-08T21:15:36  

    Indicou canal 14, que nao existe! parabens hein belo app realmente :D

    recentes

    populares

    • Pablo Rangel
      2018-02-08T21:15:36  

      Como todo brasileiro é otimo para ser critico, deve se notar que voce nao entende de rede em fim, nem todos os aparelhos tem até o canal 14, alguns modelos antigos vai até canals 11 ou 12 se nao engano e dependendo do aparelho ele nao acha os canais mais altos tipo 13 ou 14.

    recentes

    populares

    • Pablo Rangel
      2018-02-08T21:15:36  

      APP é o melhor que tem para Android, porém nao tem ele para iOS

  • Luis Guimaraes
    2016-12-04T00:30:41  

    meu modem quimou tambem e furada isso.

    recentes

    populares

    • Luis Guimaraes
      2016-12-04T00:30:41  

      Aposto quanto você quiser que seu modem queimou por outro motivo e não pela troca de canais de transmissão, pare de defecar pela boca

    recentes

    populares

    • Luis Guimaraes
      2016-12-04T00:30:41  

      impressionante....processa o techtudo cara.

  • Ivo Garcia
    2017-10-10T08:08:27  

    Prezado George Ferreira. Antes de escrever bobagens, aprenda, pelo menos, a escrever. Qdo se dirigir ao ser superior, se usa Letra Maiúscula ( Deus ). Não é, di deus, e sim de Deus. Não é leião, e sim leiam. Não é, ela ti sauva, e sim, ela te salva. Quem está precisando de Deus, é voce.

    recentes

    populares

    • Ivo Garcia
      2017-10-10T08:08:27  

      Kkkkk... E tb acho que não precisa daquela vírgula entre "... Deus, é voce" (sic). Se inverter a frase, ficando "É você quem está precisando de Deus", não é necessária a vírgula. Portanto... nada daquela "vírgula".

    recentes

    populares

    • Ivo Garcia
      2017-10-10T08:08:27  

      Vcs deixaram passar o desavisados, que é com "S" kkkkkkk

  • George Ferreira
    2016-12-04T10:15:03  

    Aos desavizados internet não é coisa di deus, leião a Bíblia ela ti sauva

    recentes

    populares

    • George Ferreira
      2016-12-04T10:15:03  

      Sei lá formiga também é de Deus

    recentes

    populares

    • George Ferreira
      2016-12-04T10:15:03  

      Se a formiga não resolver, chama a cigarra que fica cantando o dia todo... Ela resolve

  • Mauricio Fão
    2016-12-03T18:30:47  

    entrei aqui só pra ler os comentários, na real que fiz esse processo e queimou meu modem, tive q comprar um novo, não recomendo a ngm

    recentes

    populares

    • Mauricio Fão
      2016-12-03T18:30:47  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... queimou, não foi?!

    recentes

    populares

    • Mauricio Fão
      2016-12-03T18:30:47  

      eu sempre faço a analise de canal e não tenho mais problemas de internet

  • Marcos Paulo
    2017-06-17T17:45:01  

    Fiz o teste na minha rede e nao aparece nada informando melhores canais, so aparecem numeros aleatorios sendo somados um pelo outro, nao mostra qual o melhor canal.

    recentes

    populares

    • Marcos Paulo
      2017-06-17T17:45:01  

      mellhor é o 11

    recentes

    populares

    • Marcos Paulo
      2017-06-17T17:45:01  

      não sei daonde vc tirou que o melhor é o 11, pois depende de cada local. Até aparelhos de telefone sem fio podem influenciar...

  • Fernando
    2017-10-09T17:01:07  

    alguém pode me ajudar? ao tentar entrar na configuração do roteador colocando o ip na barra de endereço do navegador e apertar enter ..logo me pede autenticação necessaria... alguém sabe dizer qual login é esse pois já tentei meu login padráo e da errado

    recentes

    populares

    • Fernando
      2017-10-09T17:01:07  

      Geralmente o login é admin w a senha é admin

    recentes

    populares

    • Fernando
      2017-10-09T17:01:07  

      Depende do seu roteador, um google com o modelo dele deve ajudar

  • Antonio Junior
    2017-10-30T15:18:15

    E como fazer para quem tem IOS?

  • Paulo Santos
    2017-10-31T10:27:17

    Aqui diz a porta 14, mas no roteador só vai até a porta 13... sei nao hein

  • Fabio Silva
    2017-06-29T14:49:44  

    E quem usa Iphone?

    recentes

    populares

    • Fabio Silva
      2017-06-29T14:49:44  

      boa pergunta rs

    recentes

    populares

    • Fabio Silva
      2017-06-29T14:49:44  

      Po, duvido que todo mundo que vc conhece usa Iphone. Pega o de alguem que seja android. Melhor que comprar um.

  • Porangatu
    2016-12-03T23:32:35  

    AQUI EM CASA NÃO TEM INTERNETE, DEVO MANDAR O VIZINHO FAZER ISSO? ALGUEM PODE ME AJUDAR?

    recentes

    populares

    • Porangatu
      2016-12-03T23:32:35  

      KKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Porangatu
      2016-12-03T23:32:35  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bruno Ribeiro
    2017-05-28T10:39:48  

    Melhor canal: 14. Sendo que meu roteador vai até o 13. "Excelente" sugestão !!

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2017-05-28T10:39:48  

      Santa ignorância... Existem roteadores que suportam até 14 canais, ou suportam menos, o seu obviamente é um dos que não vai até o 13, a sugestão é ótima porque o aplicativo não tem a obrigação de saber qual o modelo do seu roteador, se o seu não tem o canal 13, lamento, seria o melhor disponível naquele momento...

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2017-05-28T10:39:48  

      quando vc escolhe o pais brasil os canais "encolhem" isso é questao de frequencia regulamentada, escolhe os eua que aparece o canal 14 :)

  • Renato Neves
    2017-05-27T20:59:45

    Infelizmente meu roteador não têm a opcao5de mudança de país. A marca de le thomson. Existe a opção?

  • Paulo Telles
    2016-12-15T20:07:18  

    Tudo certo com o tutorial, funcionou de acordo. Porém ao escolher o canal melhor, automaticamente ele fica sem estrelas e outros ficam melhores. Brincadeira de gato e rato.... Em auto, todos os modems da operadora nas proximidades ficam só no canal 1.

    recentes

    populares

    • Paulo Telles
      2016-12-15T20:07:18  

      Mesma situação do Paulo, mudo o Canal e as estrelas somem. Brincadeira de mau gosto.

  • Filipe Imperial
    2017-05-24T20:48:43

    Será!!! Alerta hackers...

  • Julio Portellada
    2017-05-24T19:36:55

    Não tem uma opção pra iPhone?

  • Eraldo Silva
    2016-12-05T08:24:00  

    Meu roteador tem a função 'auto', porém é de 2012 e só tem até o faixa 11, sem escolha de país, é um DIR-610, versão descontinuada. Atualizei a firmware, porém não apresentou escolha de país, e o Wifi Analyzer pede pra deixar na faixa 14.

    recentes

    populares

    • Eraldo Silva
      2016-12-05T08:24:00  

      Mesmo caso por aqui.

  • Discipulo Zebedeu
    2016-12-06T12:30:40

    Pior de tudo équando você vai atender um chamado de internet lenta, chega lá, faz esse procedimento, explica para ocliente e mesmo assim ocara diz, eu acho que esse modem está com defeito, mesmo mostrando que ao redor do apartamento tem 200 redes ainda ter de escutar, mas sempre funcionou assim...

  • Waldemiro Junior
    2016-12-04T11:14:40  

    OK, mas a função "Auto" não é justamente para isso, para o roteador buscar automaticamente o melhor canal?

    recentes

    populares

    • Waldemiro Junior
      2016-12-04T11:14:40  

      não faz mudanças necessárias pois congestiona os canais e o melhor é escolher um canal isolado. Quem mora em apartamento sabe.

  • Leoni Martini
    2016-12-04T09:09:35

    final, é o melhor ponto ou melhor canal. No banner para essa matéria reportava melhor ponto.

  • Roberto Amadeu
    2016-12-03T20:51:24  

    E no roteador da net que é cisco????

    recentes

    populares

    • Roberto Amadeu
      2016-12-03T20:51:24  

      ou login admin senha password

    recentes

    populares

    • Roberto Amadeu
      2016-12-03T20:51:24  

      No meu que é tp link não encontrei esse lance de Estados Unidos. Só vai até 11. E o melhor para mim é o 14.

  • Cesar Junior
    2016-12-03T19:19:35

    Galera, façam sim, aqui em casa eu já tinha feito o mesmo e melhorou muito o sinal.