Sistemas Operacionais

17/12/2016 09h00 - Atualizado em 17/12/2016 09h00

Como particionar um HD externo no Windows 10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Particionar é o ato de dividir uma unidade em pedaços e atribuir um sistema de arquivos. Todas as unidades precisam de, pelo menos, uma partição para armazenar dados, normalmente vem pré-configuradas, mas pode-se adicionar mais. Você pode precisar particionar um disco externo (HD) para usar parte do espaço para armazenamento geral de arquivos, para backups, para ter uma parte criptografada de uma unidade para arquivos confidenciais ou até instalar outro sistema. 

Nova Build do Windows 10 permite desligar e resetar o PC pela Cortana

As partições são muito fáceis de configurar no Windows com qualquer meio de armazenamento, seja interno ou externo. Nesse tutorial, será usada a ferramenta de gerenciamento de disco do Windows 10. Apesar do foco nessa versão, o processo é semelhante em versões anteriores do sistema operacional. 

Descubra como particionar um disco rígido externo no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como particionar um disco rígido externo no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Execute o "Gerenciador de Discos do Windows". Para isso, pressione as teclas “Windows + R” simultaneamente. Na pequena janela que será exibida, digite “diskmgmt.msc” e tecle enter. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim”, para autorizar a execução;

Iniciando o Gerenciador de Discos do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o Gerenciador de Discos do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela do "Gerenciador de Discos", se o disco não estiver exibindo uma barra de indicador preta e não estiver com o rótulo “Não alocado”, para diminua a partição e libere espaço para a criação de uma nova partição;

Visualizando as partições do disco no gerenciador de discos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando as partições do disco no gerenciador de discos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Para criar a partição que você precisa, clique com o botão direito do mouse no item rotulado como “Não alocado”. No menu que será exibido, clique na opção “Novo Volume Simples…”;

Iniciando a criação de um novo volume no disco (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a criação de um novo volume no disco (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Será exibida a tela do “Assistente para Novas Partições Simples. Nela, clique no botão “Avançar” para ir para a próxima tela;

Passo 5. Na tela que será exibida você verá o tamanho atual da unidade, o espaço mínimo e máximo da partição. Clique dentro do campo “Tamanho do volume simples em MB” e coloque a quantidade de espaço que você deseja usar (observe que esse tamanho não irá exceder o espaço máximo da partição) e clique no botão “Avançar”;

Definindo o tamanho do novo volume (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o tamanho do novo volume (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na próxima tela, você deve selecionar a letra da unidade a ser usada pela nova partição. Marque a opção padrão e clique no botão “Avançar”;

Selecionando a letra da nova unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a letra da nova unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Em seguida, você deve definir o formato a ser usado pela nova partição, marque o campo “Formatar este volume com as seguintes definições” e utilize as configurações padrão do sistema (NTFS). Clique em “Avançar” para poder continuar o processo;

Escolhendo o formato da nova unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo o formato da nova unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Na última tela, apenas confira as informações e clique no botão “Concluir”, e aguarde a execução das mudanças.

Concluindo o processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Concluindo o processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! O disco já está particionado. Se você precisar e ainda houver outra partição não alocada, repita o processo. Quando terminar, ejete o disco normalmente para evitar erros.

Qual a sua opinião sobre a Cortana? Conte sua experiência no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares