Redes sociais

09/12/2016 07h00 - Atualizado em 09/12/2016 07h00

Google Assistant agora funciona em português; veja como usar no Allo

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Google Assistant finalmente começou a falar português do Brasil em celular com Android e no iPhone (iOS). Integrada ao Google Allo, aplicativo de mensagens concorrente do WhatsApp, a assistente pessoal pode ajudar o usuário com pesquisas na Internet e informações sobre o clima, compromisso, placares esportivos, entre outros.

Se você quer saber como a novidade pode turbinar as suas conversas, confira uma lista com as principais funções da Google Assistant no Allo.

Google Allo vs WhatsApp: conheça as vantagens de cada mensageiro

[marca] Google Allo e WhatsApp (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Google Assistant agora funciona em português; veja como usar no Allo (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


- Como encontrar a Google Assistant no Allo 

Google Assistant pode ser acessado em janela própria ou em conversas com contatos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Assistant pode ser acessado em janela própria ou em conversas com contatos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)













Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Se você ainda não experimentou a Google Assistant, é possível acessá-la de duas formas. A primeira é na janela de bate-papo própria, que é ideal para quando o usuário deseja manter suas pesquisas privadas ou está fazendo planos sozinho. Além disso, o recurso está acessível em qualquer conversa com o comando “@google” seguido pela pergunta. Neste caso, os demais participantes verão os resultados da pesquisa.

- O que perguntar à Google Assistant?

Lazer: Está pensando em sair com os amigos para o cinema ou teatro? Basta digitar ou falar “Filmes em cartas em [sua cidade]” para que o assistente retorne com os títulos no cinema mais próximo. Além disso, é possível filtrar o gênero com base nas respostas rápidas do Allo. O mesmo vale para a procura por bares, restaurantes, hotéis, entre outros estabelecimentos.

Google Assistant pode pesquisar por filmes e programas ao redor do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Assistant pode pesquisar por filmes e programas ao redor do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)



Notícias: A Google Assistant também pode ajudar você a ficar bem informado. Basta perguntar por “Notícias de [assunto]” para que o assistente pessoal retorne com algumas manchetes. É possível se informar sobre o Brasil, internacional, tecnologia e outros.

Clima: Está planejando algo com os amigos no fim de semana? Basta usar o @google para saber como estará o clima na cidade. É possível fazer perguntas simples como “Clima em Rio de Janeiro” ou questões mais complexas como “Vai chover em São Paulo na quinta-feira?” ou “Vai fazer calor?”

Google Assistant pesquisa por clima em cidades dentro do Allo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Assistant pesquisa por clima em cidades dentro do Allo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ações: A Assistant também tem acesso a algumas tarefas do seu celular. É possível pedir para ligar para um contato, configurar alarmes, cronômetros e acessar e-mail. Basta pedir “acorde-me às sete da manhã” ou “Ativar cronômetro de 1 minuto”, por exemplo.

Esportes: Se você é fanático por esportes, é possível perguntar informações sobre resultados de jogos, próximas partidas, escalações de time, entre outros. Você pode refinar uma pesquisa a partir da pergunta anterior, como questionar o placar da primeira partida da final da Copa do Brasil após consultar a data do segundo jogo.

Google Assistant pode refinar pesquisa com perguntas do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Assistant pode refinar pesquisa com perguntas do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Traduções: Está conversando com um amigo de outro país? Basta pedir para que o @google traduza uma palavra para você. É possível fazer traduções tanto por texto como por voz na janela do Google Assistant.

Jogos e brincadeiras: Se estiver entediado, a Google Assistant também traz um conjunto de joguinhos e charadas. É possível brincar de games de adivinhação, perguntas e respostas, Doodle do Google e games clássicos como Jogo da Velha ou Paciência.

Google Assistant traz joguinhos e brincadeiras de adivinhação dentro do Allo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Assistant traz joguinhos e brincadeiras de adivinhação dentro do Allo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Perguntas e pesquisas: A Assistant pode responder perguntas do usuário, como a distância entre dois lugares, qual a altura de um monumento, informações sobre cidade, entre outros. Caso saiba a resposta, a assistente virtual retornará com um card e perguntas relacionadas. Caso contrário, o recurso fará uma pesquisa na Web.

Buscas por imagens: O Google pode fazer buscas de fotos, sejam elas pessoais ou da Internet. Se quiser pesquisar por fotos na Web, basta dizer “imagens de [assunto]”. Já se quiser procurar suas fotografias, basta pedir “Mostre minhas fotos”. A Assistant pesquisa por arquivos no aparelho e no Google Fotos, podendo refinar ainda por local, pessoas e data.

Google Assistant pode pesquisar por imagens na memória do celular ou no Google Photos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Assistant pode pesquisar por imagens na memória do celular ou no Google Photos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Respostas engraçadas: Assim como a Cortana e a Siri, a Google Assistant também tem suas respostas divertidas. Se quiser, o usuário pode perguntar se a inteligência artificial gosta de rivais como o iPhone ou da Microsoft, bem como fazer pedidos de casamentos e outros comandos estranhos.

Essas são algumas das funções que a Google Assistant pode realizar em Português. Sempre que tiver dúvida sobre o que perguntar, simplesmente peça “Ajuda” para ver a lista de comandos.

O Google Allo pode superar o WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Caldas
    2017-05-12T08:57:56

    A galera que comenta no Tectudo não sabe a diferença entre Zap e Whatsapp? São aplicativos diferentes, pros desavisados.

  • Leonardo Oliveira
    2016-12-09T11:54:57  

    Pouco provável algum app bater o zap, nem a justiça conseguiu derrubá-lo quem dirá um outro app, o whatsapp se tornou tão popular quanto o facebook e ambos estão sempre inovando.

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2016-12-09T11:54:57  

      Nunca duvide do Google.

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2016-12-09T11:54:57  

      um app pra bater o Whatsapp**** (porque ZAP é outro aplicativo) é facil, Telegram... infinitamente mais eficiente e tem muito mais funções. O google assistant com o Allo é muito util, mas ainda sim prefiro o telegram pela integraçao com os chatbots e as funcionalidades gerais.

  • Junio Ferreira
    2016-12-09T12:45:43

    deixa de ser besta, pra ganhar do zap só sair com as outras tres manias no pé que já era....

  • Tiago Silva
    2016-12-09T14:57:39

    Só falou Assistant e nada praticamente do Allo

  • Sr Saraiva
    2016-12-09T12:03:24

    Que propaganda porem não vai bater o WhatsApp

  • Luis Silva
    2016-12-09T11:49:19

    Pra ganhar do "Zap" no Brasil vai ser difícil, pois vai consumir do pacote de dados do user. As operadoras que tem "Zap" liberado reforçam essa teoria.

  • Gabriel Martello
    2016-12-09T11:46:44

    SERA ISSO TUDO. ELE SO ME DEU VACO ESSE ROBOZINHO KKK