Produtividade

01/12/2016 07h00 - Atualizado em 01/12/2016 07h00

O que é a função Diga-me (Tell Me) do Microsoft Office

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Diga-me, também conhecida como Tell Me, é uma função do Microsoft Office 2016 e Microsoft Office 365 que pretende ajudar o usuário a realizar tarefas e formatar o trabalho. Ideal para quem fica perdido na interface Ribon dos programas, o recurso trata-se de uma caixa de texto em que é possível procurar por funções de apps como Microsoft Word, Microsoft PowerPoint e Microsoft Excel com linguagem natural — ou seja, como se estivesse conversando com um assistente como a Cortana. Confira neste tutorial como usar a Diga-me.

Microsoft atualiza Office 2016 para macOS 64 bit

Office 2016 tem caixa de texto Diga-me (Tell Me) para ajudar usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Office 2016 tem caixa de texto Diga-me (Tell Me) para ajudar usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


O que é o Tell Me?

Usuários de versões mais antigas do Microsoft Office provavelmente se lembram do Clippy, um assistente virtual no formato de clip de papel. O recurso pretendia ajudar a usar os programas do pacote, mas foi criticado por ser muito intrusivo e interromper a pessoa durante o trabalho. Diante da repercussão negativa, a Microsoft aposentou o personagem a partir de 2007, mas decidiu trazer parte de suas funções no Microsoft Office 2016.

O Diga-me, portanto, é o novo recurso de ajuda dos aplicativos do Microsoft Office, porém com uma interface mais discreta e pesquisa mais potente do que o antigo Clippy. Para usá-lo, basta clicar na caixa de texto ao lado das guias do aplicativo ou pressionar a combinação “Alt+G”. O recurso serve tanto para encontrar ajuda, busca inteligente ou ter acesso mais rápido a funções.

Diga-me pode ser encontrado em caixa de texto ou por atalho Alt+G (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Diga-me pode ser encontrado em caixa de texto ou por atalho "Alt+G" (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Em computadores, o "Tell Me" está disponível nos seguintes aplicativos do Microsoft Office 2016: Microsoft Excel, Microsoft Word, Microsoft Outlook, Microsoft PowerPoint e Access, além de pacotes voltados para clientes corporativos. Já em celulares e tablets com Android, o recurso pode ser encontrado no Microsoft Word, Microsoft PowerPoint e Microsoft Excel. Por fim, há também o suporte ao Microsoft Office Online.

O que o “Diga-me” pode fazer?

Formatar o trabalho: quem tem dificuldades em encontrar formatação nas guias do Microsoft Word e outros apps do Microsoft Office pode usar o Diga-me como um “atalho”. É possível, por exemplo, formatar negrito, escolher tamanho da página, recuo, entre outros. Caso não saiba o nome exato da função, o "Tell Me" também faz busca por termos similares, como riscado para tachado ou “partir em dois” para colunas.

Tell Me entende a linguagem natural do usuário para identificar comando (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Tell Me entende a linguagem natural do usuário para identificar comando (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Inserir conteúdo: se quiser, o usuário pode inserir imagens e vídeos nos seus trabalhos em poucos passos. Basta digitar “Inserir” para ver as opções disponíveis no documento ou digitar o tipo de arquivo que deseja, como imagens, vídeos, áudio, equações, entre outros.

Usuário pode dar comando no PowerPoint e outros apps do Office 2016 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode dar comando no PowerPoint e outros apps do Office 2016 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Executar comandos: se quiser imprimir ou salvar uma cópia do arquivo, o Diga-me também pode ser usado como atalho. Além disso, é possível usá-lo para ativar recursos como réguas, mudar modo de visualização da página ou slides, entre outras coisas.

Tell me pode ser usado para executar comandos nos apps do Office (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Tell me pode ser usado para executar comandos nos apps do Office (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Procurar ajuda: caso não saiba como usar um recurso do Microsoft Office, basta digitar seu nome no Diga-me e apontar o mouse para a opção “Obter ajuda em…”. O aplicativo abrirá a ajuda do pacote da Microsoft, com explicação mais detalhada, como se usuário tivesse pressionado o botão “F1″.

Diga-me pode procurar ajuda sobre aplicativos do Office 2016 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Diga-me pode procurar ajuda sobre aplicativos do Office 2016 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pesquisa inteligente: o Microsoft Office 2016 traz uma grande integração com o Bing, e o Tell Me pode funcionar como uma caixa de buscas. Basta digitar qualquer termo, como “Malha ferroviária”, e clicar na opção “Pesquisa inteligente em…” para que o programa abra uma aba com imagens, links e informações relacionadas.

Pesquisa inteligente com o Bing também pode ser executada com o Diga-me (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Pesquisa inteligente com o Bing também pode ser executada com o Diga-me (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Essas são algumas das funções do Diga-me para o Microsoft Office 2016 que podem ser usadas no seu computador, celular ou navegador.

Como converter documento PDF em Word? Comente no Fórum TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares