Navegadores

18/01/2017 07h00 - Atualizado em 16/05/2018 11h53

Chrome guarda senhas digitadas; saiba exportar a lista e ver todas

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Chrome pode salvar as suas credenciais para que você não precise digitá-las em futuros acessos. No entanto, esses dados são criptografados com a senha do PC, que costuma ser simples, e teoricamente permite que qualquer aplicativo com privilégios de administrador tenha acesso às senhas. A solução, neste caso, é usar um gerenciador dedicado, como o 1Password ou LastPass.

Para facilitar essa tarefa, uma opção escondida no navegador do Google permite salvar todas as suas senhas em um arquivo CSV, que pode ser importado pelos principais gerenciadores do mercado. Confira, no passo a passo a seguir, como ativar o recurso e exportar as suas credenciais do Chrome .

Como fazer com que o Chrome pergunte onde salvar os downloads

Chrome 55 chega para computadores e torna o HTML5 padrão (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) (Foto: Chrome 55 chega para computadores e torna o HTML5 padrão (Foto: Melissa Cruz/TechTudo))Saiba como exportar as senhas salvas do Chrome (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Passo 1. Digite “about:flags” (sem aspas) na barra de endereços do Chrome e pressione Enter;

Acesse a página do Chrome Flags (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse a página do Chrome Flags (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 2. Localize o item “Password export” e, ao lado, selecione “Enabled”. Você será informado de que as alterações só entram em vigor após reiniciar o Chrome. Para fazer isso, escolha a opção “Relaunch now”;

Acesse a página do Chrome Flags (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse a página do Chrome Flags (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 3. Agora, acesse as configurações do navegador e role a página até o fim. Por lá, selecione a opção "Avançado", na área inferior da tela;

Acesse as configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 4. Em seguida, escolha a opção "Gerenciar senhas";

Abra o gerenciador de senhas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o gerenciador de senhas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 5. Para ver uma senha, clique sobre o ícone representado por um olho e confirme a senha do seu computador;

Consultando uma senha salva (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Consultando uma senha salva (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 6. Caso queira exportar todas as suas senhas, clique sobre o botão à direita de "Senhas salvas" e vá em "Exportar";

Exportando senhas do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Exportando senhas do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 7. Clique em "Exportar senhas..." e confirme a senha do seu computador. Por fim, basta escolher um lugar para salvar o arquivo CSV. Lembre-se de guardá-lo em segurança, pois as suas senhas serão exportadas em uma tabela desprotegida.

Selecione uma pasta para salvar o arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecione uma pasta para salvar o arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


O arquivo gerado ao final do processo, no formato CSV (Excel), pode ser enviado para grande parte dos gerenciadores de senhas. É importante ressaltar que, se houver a utilização de senhas iguais para serviços diferentes, você deve aproveitar para atualizá-las. Embora garanta o armazenamento seguro, usar senhas iguais ainda pode comprometer sua segurança na Internet.

Como tirar vírus que abre páginas no Google Chrome? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wilson Junior
    2017-04-05T09:03:07  

    Muito bacana a dica... me ajudou muito.

    recentes

    populares

    • Wilson Junior
      2017-04-05T09:03:07  

      não da certo na versão 62.0.3202.94 (Versão oficial) 64 bits

  • Nildo Barboza
    2017-08-19T21:59:41

    isso não funciona mais ja tentei

  • Lascotine Santos
    2017-07-14T21:39:10

    Não deu certo na Versão 59.0.3071.115 (Versão oficial) 64 bits Não apareceram os icones exportar e importar.