Sistemas Operacionais

29/01/2017 10h00 - Atualizado em 29/01/2017 16h12

Como impedir que o Windows 10 faça atualizações automáticas no PC

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

As atualizações automáticas do Windows 10 podem acontecer em momentos inapropriados, mas é possível adiar o update e escolher o melhor momento para fazê-lo. O usuário pode fazer a atualização de forma manual no momento que desejar. Há também uma configuração da faixa de horário na qual o PC estará ativo e uma função para desativar o Windows Update no sistema. Entretanto, vale lembrar que as atualizações do Windows são fundamentais para manter a plataforma com bom funcionamento e com medidas mais recentes de segurança. 

Como resolver problemas com tela preta no Windows 10

Veja as dicas de como evitar atualizações automáticas no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Veja as dicas de como evitar atualizações automáticas no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Fazer a atualização manualmente e agendar

Passo 1. Para começar, clique no menu Iniciar no computador com Windows 10 e selecione o botão de “Configurações”;

Acesse as configurações no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Depois clique no botão de “Atualização e segurança” nas configurações;

Clique no menu de atualizações do Windows no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clique no menu de atualizações do Windows no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Agora selecione o menu de “Windows Update” no menu da esquerda e clique no botão de “Verificar se há atualizações”. Caso tenha algum update pendente ele será baixado e exibido para o usuário, que pode logo resolver isso e não correr o risco de uma atualização em momento inoportuno;

Faça a atualização do Windows 10 manualmente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça a atualização do Windows 10 manualmente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Você ainda pode encontrar funções mais avançadas em “Configurações de atualização” como “Alterar horário ativo” do PC. Assim você evita  que o computador reinicie quando estiver em uso;

Adicione ainda um horário de computador ativo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione ainda um horário de computador ativo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Para isso, escolha uma faixa de tempo desde a “Hora de início” até a “Hora do término”, confirmando em “Salvar”;

Salve o horário ativo do seu computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Salve o horário ativo do seu computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Desativar Windows Update

Passo 1. Clique no menu Iniciar no computador com Windows 10 e busque por “Executar”. Em seguida, digite o comando “services.msc” (sem aspas) e clique em “OK”;

Acesse o comando de serviços no recurso de Executar no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o comando de serviços no recurso de Executar no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Depois busque na lista pelo “Windows Update”, que é responsável pelas atualizações do sistema, e clique duas vezes no item. Na nova janela, acesse a aba “Geral”. Para encerrar momentaneamente as atividades do Windows Update, clique em “Parar”.

Para evitar que ele rode automaticamente ao reiniciar o computador, selecione “Desativado” em “Tipo de Inicialização”. Confirme em “Aplicar” e depois em “OK”.

Pare e desative a ação do Windows Update no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Pare e desative a ação do Windows Update no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Veja outra forma de desativar o Windows Update no Windows 10. No entanto, lembre-se que as atualizações do PC são fundamentais para o Windows funcionar de forma correta e em segurança.

Como desinstalar o Windows 10 e instalar outro? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Caser
    2018-05-12T20:55:26

    A microsoft NÃO TEM RESPEITO, você pode desativar as atualizações do windows, mas os atos de DITADOR que essa empresa comete, ATIVA SEM SUA PERMISSÃO... Microsoft, aprenda A RESPEITAR seus consumidores !?!

  • Anderson
    2018-02-19T13:39:08

    Antes eu deixava no update automático, até que um dia a minha internet parou de funcionar, e eu liguei para operadora xinguei todo mundo enfim..., depois fui em configuração do windows na Aba Dados, e fiquei surpreso do quanto a atualização do Windows 10 havia consumido de internet, 10GB uma única atualização, se você não tem problema com Limite de banda Tudo bem, mas no meu caso... eu consumi toda banda de uma unica vez, por que foram em 5 PC's cuidado...!

  • Nelson Alves
    2017-01-30T10:56:48  

    Olha, pela complicação que parece ser lidar com esse Windows 10 fiz bem eu em não ter atualizado na época em que a migração era gratuita, seguindo os conselhos de quem entende do assunto!

    recentes

    populares

    • Nelson Alves
      2017-01-30T10:56:48  

      A ferramenta de atualização:

    recentes

    populares

    • Nelson Alves
      2017-01-30T10:56:48  

      Não esqueça, se tiver algum cracker instalado para ativar o Windows 7 - pode não funcionar...

  • Luiz Sachs
    2017-01-30T11:50:06  

    Isso nao funciona...o desgraçado insiste em atualizar mesmo assim principalmente drivers que é o pior...

    recentes

    populares

    • Luiz Sachs
      2017-01-30T11:50:06  

      Se for uma atualização de segurança, então É OBRIGAÇÃO instalar essa atualização, principalmente quando se trata de vulnerabilidades do Windows. Lembra do Ransomware? As atualizações deixam o PC mais lento justamente por causa da metodologia de código do SO empregada pela Microsoft. Por isso o Windows não consegue ser melhor que o Linux ou o Mac OS no quesito performance após atualização.

    recentes

    populares

    • Luiz Sachs
      2017-01-30T11:50:06  

      CORRETO Nilton Pereira... eu NUNCA atualizei meu Windows 7, 8.1 e agora o 10 e NUNCA tive algum problema... esse negócio que são importantes é tudo MENTIRA, CASCATA, BALELA ...

  • Antonio Caser
    2017-11-08T17:19:37

    Querem desativar as atualizações do Windows 10? ... clique em EXECUTAR ... digite: "services.msc" sem aspas ... na janela que apareceu, vá para o final da lista e dê 2 cliques em cima de WINDOWS UPDATE e abra a opção TIPO DE INICIALIZAÇÃO e escolha a opção DESATIVADO e APLICAR e na guia RECUPERAÇÃO / PRIMEIRA FALHA coloque NÃO EXECUTAR NENHUMA AÇÃO. Abraços.

  • Antonio Caser
    2017-11-08T17:14:27

    Oh amigo!!! ... a pergunta é: Como IMPEDIR que o Windows 10 faça atualizações automáticas no PC? ... e não como mudar o horário da atualização...

  • RICARDO CALMON
    2017-08-14T09:39:37

    É muito mimimi com o Windows10.... É o melhor Windows e ponto e mesmo com a versão gratuita ainda tem gente reclamando... Atualizem as máquinas pré-históricas e mantenham ele atualizado pra não ter problemas...