25/01/2017 13h48 - Atualizado em 25/01/2017 13h48

Como manter uma janela de aplicativo 'Sempre no topo' no macOS

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O recurso “Sempre no topo” permite manter uma janela de aplicativo na frente das outras. Esse recurso é padrão em alguns sistemas como o Linux, por exemplo. Porém, no macOS, essa função não está ativada por padrão. É possível adicionar o recurso no sistema com a ajuda da aplicação Afloat . 

Como adicionar um 'menu Iniciar' personalizado na Dock do macOS

Para adicionar a função “Sempre no topo” no macOS, é necessário instalar o app Afloat. Esse programa, faz uso do SIMBL (SIMple Bundle Loader), um carregador de aprimoramento de aplicativos para Mac OS X. O SIMBL permite que desenvolvedores de terceiros modifiquem e adicionem funcionalidade a aplicativos desenvolvidos com o ambiente Cocoa, sem que tenham acesso ao código-fonte.

macOS Sierra já está disponível para download; saiba como baixar (Foto: Divulgação/Apple)macOS Sierra já está disponível para download; saiba como baixar (Foto: Divulgação/Apple)



Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Instalando o mySIMBL para poder instalar o Afloat

Como o Afloat requer o SIMBL para funcionar, caso ainda não esteja instalado no seu sistema, você precisará instalar. Para isso, veja a seguir como instalar o mySIMBL, para poder instalar o Afloat.

Passo 1. Acesse a página Github do mySIMBL (github.com/mySIMBL) e faça o download da versão mais recente do programa.

Passo 2. Depois de baixar, clique no ícone da seta que fica na Dock do sistema. Em seguida, toque na opção “mySIMBL”;

Abrindo o instalador do mySIMBL (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o instalador do mySIMBL (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Ao fazer isso, você será alertado do risco de executar o programa. Para continuar, clique no botão “Abrir”;

Autorizando a execução do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a execução do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4.  Na próxima tela de mensagem, clique no botão “Move to Applications Folder”, para colocar o programa na pasta aplicativos;

Movendo o mySIMBL para a pasta Aplicativos do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Movendo o mySIMBL para a pasta Aplicativos do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Em seguida, clique no botão “Install” da pequena janela que será exibida.

Confirmando a instalação do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a instalação do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Instalando o Afloat para tornar a janela do aplicativo “Sempre no topo”

Com o mySIMBL já está instalado, veja como instalar e usar o Afloat no macOS:

Passo 1. Acesse a página Github do Afloat (github.com/afloat) e faça o download da versão mais recente do programa.

Passo 2. Após baixar, clique no ícone da seta que fica na Dock do sistema. Em seguida, toque na opção “afloat-master”;

Abrindo o instalador do Afloat (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o instalador do Afloat (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela do Finder, clique na pasta “bundle” para acessar os arquivos de instalação;

Acessando a pasta do pacote de instalação do Afloat (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a pasta do pacote de instalação do Afloat (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em seguida, posicione a janela do Finder ao lado da janela do mySIMBL. Clique e arraste o arquivo “Afloat.bundle” e solte-o na janela do mySIMBL;

Levando o Afloat para dentro do mySIMBL (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Levando o Afloat para dentro do mySIMBL (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Imediatamente, o Afloat será adicionado na lista de plugins do mySIMB;

Afloat instalado no mySIMBL (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Afloat instalado no mySIMBL (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Reinicie o sistema. No próximo login, abra o aplicativo que você quer deixar sempre acima das outras janelas. No aplicativo, clique no menu “Janela” e depois na opção “Keep Afloat”.

Colocando uma janela de aplicativo Sempre no topo no macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colocando uma janela de aplicativo 'Sempre no topo' no macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você pode usar esse recurso sempre que precisar manter uma janela a frente das outras.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares