Navegadores

25/01/2017 09h30 - Atualizado em 25/01/2017 09h30

Como usar o Opera Neon: veja os destaques do 'navegador do futuro'

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Opera Neon chegou com uma proposta nada modesta: ser o navegador do futuro. Para isso, o browser aposta em uma interface cheia de animações e com estética bastante diferente de rivais como o Google Chrome, Microsoft Edge ou Firefox. Outros atrativos são funções como vídeos Picture-in-picture (PIP), divisão da tela e ferramenta de print embutida. Confira os principais destaques do navegador Opera Neon e veja dicas de como usá-lo.

Opera Neon: conheça o navegador do futuro com nova interface de bolhas

Opera Neon (Foto: Opera Neon)Opera Neon (Foto: Opera Neon)


Como acessar sites e gerenciar abas

No Opera Neon, ao invés de uma barra de endereço no topo da janela, o usuário encontrará uma barra única para pesquisas e navegação na tela inicial do navegador. Basta clicar nela e digitar o site que deseja acessar. Uma nova bolha aparecerá na parte direita da tela, lembrando os chats do Facebook Messenger no Android. Toda a navegação pode ser feita a partir da parte superior da guia.

Usuário deve digitar endereço de sistes na barra de pesquisas da tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve digitar endereço de sistes na barra de pesquisas da tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para abrir novas abas, o usuário pode minimizar a atual e usar a barra de endereço da tela inicial ou clicar sobre o botão “+”, localizado na lateral direita da tela. Já para fechar uma guia aberta, basta apontar o mouse para a bolha e clicar sobre o pequeno “X” que aparece ao lado dela. O Opera Neon não tem botões para reabrir abas, mas é possível usar atalhos clássicos de navegador como o "Crtl+Shift+T" para reabrir, "Ctrl+T" para nova guia e "Ctrl+N" para nova janela. Há também o "Ctrl+Fpara buscas, entre outros.

Personalizar tela inicial

Arraste aba para tela inicial do Opera Neon quando quiser criar um atalho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Arraste aba para tela inicial do Opera Neon quando quiser criar um atalho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A tela inicial do Opera Neon é composta por uma barra de pesquisa e algumas sugestões de sites também no formato de bolha. Para adicionar um novo atalho no espaço, basta mover uma aba aberta para o centro da tela. Já para excluir páginas, basta clicar sobre o X que aparece sobre as miniaturas ao passar o mouse sobre elas. O papel de parede da homescreen é o mesmo da área de trabalho do Windows.

Abrir mais de um site na mesma janela

Opera Neon permite abrir duas abas ao mesmo tempo na janela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Opera Neon permite abrir duas abas ao mesmo tempo na janela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No Opera Neon, os usuários podem abrir mais de um site ao mesmo tempo sem que seja necessário mudar de janela. A função promete ser útil ao escrever e-mail ou documento online, fazer pesquisas ou comparar conteúdos. Para fazer isso, basta clicar e arrastar as “bolhas” de site e arrastar para o topo da janela do navegador, escolhendo se deseja abrir à esquerda ou à direita.

Reproduzir vídeos e músicas

Opera Neon tem central de reprodução de vídeos e modo picture-in-picture (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Opera Neon tem central de reprodução de vídeos e modo picture-in-picture (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O novo navegador do Opera possui um controle de reprodução de músicas e vídeos centralizado. Ao abrir o site do YouTube ou outro serviço de streaming, será possível controlar a reprodução a partir do botão de “Play” na parte esquerda da tela. O recurso funciona mesmo com as abas minimizadas e permite, além de pausar e reproduzir, destacar um pequeno player de vídeo no formato Picture-in-picture (PIP).

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo. 

Fazer capturas de tela

Para quem costuma salvar imagens ou fazer prints de sites, o novo Opera Neon traz uma ferramenta de captura de tela embutida. Para usá-la, basta clicar no ícone de câmera na barra lateral esquerda e, em seguida, selecionar o pedaço da página que deseja salvar. A seleção será automaticamente enviada para galeria do navegador, cujo ícone fica logo abaixo do ícone de printscreen.

Opera Neon possui ferramenta de captura de tela embutida (Foto: Reprodução/Elson de souza)Opera Neon possui ferramenta de captura de tela embutida (Foto: Reprodução/Elson de souza)

A galeria do Opera Neon pode ser usada para fácil compartilhamento de imagens em redes sociais como o Facebook. Basta abrir o espaço e arrastar a foto para dentro do site. Além disso, o navegador salva automaticamente a fonte da imagem, que pode ser acessada ao tocar no ícone do site.

Funções ausentes

Prometendo agradar o usuário mais básico e que busca a navegação simples na Internet, o Opera Neon ainda carece de algumas funções importantes presentes em concorrentes. Só é possível, por exemplo, importar históricos e favoritos do Internet Explorer, o que pode deixar usuários do Chrome, Firefox e até mesmo da versão convencional do Opera Browser desapontados.

Já os usuários brasileiros podem encontrar ainda outra dificuldade: a ausência de tradução para o português. O novo navegador pode usar a língua portuguesa apenas para corretor ortográfico, sendo que toda a interface e menu estão disponíveis em Inglês.

Opera Neon pode usar Português do Brasil apenas no corretor ortográfico (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Opera Neon pode usar Português do Brasil apenas no corretor ortográfico (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Castro
    2018-02-07T05:56:27

    Prefiro o Vivald, tem tudo, e bem leva e rápido, meu not é 4gb

  • Rodrigo Castro
    2018-02-07T05:55:13

    Pra que o favorito se não tem a barra de favorito. Falta muia coisa ainda.

  • Magno Muniz
    2017-02-14T23:23:06

    Achei tão interessante que até baixei e estou gostando muito. :D