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22/01/2017 06h00 - Atualizado em 22/01/2017 06h00

Notebook não visualiza rede Wi-Fi de casa? Veja como resolver

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Um problema comum em notebooks é o dispositivo não conseguir ver o Wi-Fi da própria casa, embora visualize todas as redes vizinhas. Isso acontece sobretudo com modelos mais antigos e, embora pareça um defeito complexo, a solução é fácil. Para resolver, basta alterar a configuração do roteador por meio de qualquer outro dispositivo ligado no Wi-Fi de casa.

Como encontrar o melhor canal Wi-Fi melhorar a velocidade da Internet

Neste tutorial, ensinamos o que causa a falha e como corrigir. O procedimento foi realizado com um roteador TP-Link, mas os passos a seguir podem ser um guia para interfaces de outras fabricantes. Confira e faça seu notebook voltar a ver a rede Wi-Fi de sua residência. 

Notebook não visualiza rede de casa Wi-Fi? Veja como resolver (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Notebook não visualiza rede de casa Wi-Fi? Veja como resolver (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Digite o endereço de IP do seu roteador no navegador web. Caso você não saiba o número, confira este tutorial para descobrir o IP. Depois insira seu nome de usuário e senha, que, pelo padrão da maioria dos roteadores, é “admin” em ambos os campos;

Tela de login do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela de login do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Entre no menu “Interface Setup” (que pode estar como “configuração da interface”) e acesse a opção “Wireless” (ou “sem fio”);

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Destaque para opção Wireless, no menu de configurações da interface do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para opção "Wireless", no menu de configurações da interface do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Note que o canal atual provavelmente está definido como 12 ou 13. Isso pode causar um conflito, pois os notebooks mais antigos só reconhecem os canais de 1 a 11;

Canal selecionado como 12 ou 13, incompatível com dispositivos antigos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Canal selecionado como 12 ou 13, incompatível com dispositivos antigos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Para resolver o problema, selecione algum canal na faixa de 1 a 11. Neste tutorial, selecionamos o canal 6;

Mudança para o canal 6 do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Mudança para o canal 6 do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Role a página para baixo e clique no botão “Save” (ou “salvar”);

Salvando as configurações de canal do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Salvando as configurações de canal do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Pronto, agora seu notebook já consegue visualizar a rede Wi-Fi da sua casa e você pode acessar a internet normalmente.

Notebook já conseguindo visualizar a rede Wi-Fi da própria casa (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Notebook já conseguindo visualizar a rede Wi-Fi da própria casa (Foto: Reprodução/Raquel Freire)






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  • Claudio Marcio
    2017-01-22T14:15:22  

    nunca comprem roteadores D-LINK. É lixão. Suporte LIXÃO!

    recentes

    populares

    • Claudio Marcio
      2017-01-22T14:15:22  

      A gama de produtos incluindo roteadores da D-Link é muito grande. Depende muito do modelo, cujo alguns são de entrada de baixo custo e baixo desempenho. Tenho um DIR 635 da D-Link a mais de 5 anos, o aparelho é de alto desempenho e nunca me deu problemas.