Media centers

12/02/2017 07h00 - Atualizado em 12/02/2017 07h00

Chromecast: transforme sua TV em painel pessoal com agenda, notas e mais

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O usuário que precisa lidar com diversas tarefas no dia a dia pode transformar a TV em um painel pessoal, com sua agenda, previsão do tempo e até notas importantes. Para fazer isso é necessário ter apenas um Chromecast e instalar o aplicativo Dashboard Cast no celular para gerenciar os widgets.

Como usar o Chromecast via conexão de dados 3G ou 4G

E a boa notícia é que não precisa nem ser uma Smart TV: basta ter uma entrada HDMI para funcionar. O usuário pode modificar o tema dos cartões com cor de fundo, tipo de letra, opacidade e plano de fundo. O recurso se sincroniza diretamente com o Google Calendar no Android para exibir na telona todos os compromissos do seu dia, semana ou mês. Toda a organização do painel pode ser personalizada de forma simples. Veja como usar com o passo a passo neste tutorial.

Veja como adicionar agenda e mais widgets na TV para um painel pessoal via Chromecast (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Veja como adicionar agenda e mais widgets na TV para um painel pessoal via Chromecast (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Adicionar itens no painel

Passo 1. Baixe e instale o Dashboard Cast no seu celular. A tela inicial do app é onde você gerencia todos os widgets do seu painel pessoal. Para começar a adicionar itens toque no ícone de “+” azul, no canto direito da tela. Depois selecione um dos widgets na lista. Neste exemplo vamos começar com o “Calendar”;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Adicione um novo Widget no seu painel pessoal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione um novo Widget no seu painel pessoal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora personalize o Widget adicionando um nome. Em “Agenda View” escolha se quer exibir a agenda inteira, informativos diários, por semana ou mês. Já em “Choose Calendars” (escolher calendários) é possível sincronizar com feriados, agenda do Google e mais apps do celular. Confirme em “Ok” e no final da personalização toque no ícone de “check” no topo da tela para aplicar o widget no painel;

Personalize o widget de calendário no painel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize o widget de calendário no painel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para mais um exemplo, vamos adicionar uma nota pessoal para lembrar de informações importantes durante o dia. Para isso, selecione o ícone de “+” novamente e escolha o “Note Widget”;

Adicione uma nota pessoal no painel da TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione uma nota pessoal no painel da TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para começar a personalizar, adicione um título para sua nota. Depois em “Note contente” (conteúdo da nota) digite as informações que deseja exibir no painel da TV. Por fim, altere o tamanho da fonte (Content font size) e a velocidade de rolagem dos dados (Content scroll speed). Aplique o widget no ícone de “check” no topo direito;

Personalize sua nota para exibir no painel via streaming (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize sua nota para exibir no painel via streaming (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora basta repetir esse processo para adicionar e personalizar todos os widgets no seu painel pessoal. Há opção para Relógio (Clock Widget), Previsão do Tempo (Weather widget), adicionar player com músicas (Audio Widget), Mapas (Map widget) e mais.

Personalizar visual do painel

Passo 5. Para reorganizar os cartões, toque no menu lateral (indicado por três linhas) e selecione “Reorder Widgets”. Depois basta pressionar e arrastar os cards na ordem que preferir. Confirme no ícone de “check” no topo direito da tela;

Comece reorganizando os widgets no seu painel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Comece reorganizando os widgets no seu painel (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. No menu lateral selecione a opção de “Theme” para editar o visual dos cards no painel. Lá o usuário pode personalizar a cor de fundo dos cartões (Widget background color), alterar opacidade (Opacity) e também mudar as cores das fontes de cada item. As mudanças são aplicadas automaticamente;

Depois altere o visual do widget com cores e opacidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Depois altere o visual do widget com cores e opacidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Já nas configurações de “Layout” no menu lateral do app o usuário pode mudar a estrutura dos cartões no painel, adicionando mais espaço horizontal e vertical. Em “Dashboard spacing opitions”  você regula o espaçamento do painel como um todo. Na categoria “Widget spacing options” há os espaçamentos dos cartões. Aproveite para adicionar mais colunas em “Number os columns” (caso precise de muitas informações);

Mude o espaçamento no painel, widgets e adicione mais colunas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Mude o espaçamento no painel, widgets e adicione mais colunas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Em “Backgrounds” você pode alterar o plano de fundo do painel. Na aba “Collections” basta ativar a chave em cada item para rodar suas imagens, Google Photos, sincronizar com o Flickr ou Imgr. Na aba “Settings” o usuário escolhe um cor de fundo (Background color) e configura mais ações, como tempo de mudança da imagem de fundo (Background change frequency). As mudanças são salvas automaticamente;

Depois personalize as imagens de fundo do painel na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Depois personalize as imagens de fundo do painel na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Fazer o streaming

Passo 9. Agora que seu painel está todo montado e personalizado, para exibir na TV basta tocar no ícone de “streaming” no topo direito do app. Depois selecione do Chromecast para o qual deseja transmitir. Para funcionar é essencial que o celular e o Chromecast (na TV) estejam conectados na mesma rede Wi-Fi;

Faça o streaming do seu painel pessoal na TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça o streaming do seu painel pessoal na TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 10. Dê uma olhada em como fica o painel com seus widgets personalizados na telona da TV.

Painel pessoal e personalizado na telona da TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Painel pessoal e personalizado na telona da TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Você pode continuar alterando os cartões ou layout, mesmo durante o streaming caso tenha faltado algo. Quando desejar parar a visualização na TV, toque novamente no ícone de streaming, no topo direito, e encerre a transmissão.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jeferson Martins
    2017-02-13T10:08:33  

    Ao invés de fazer propaganda vocês deveriam pegar no pé do google pra explicar porque o netflix e o youtube estão desconectando de 2 em 2 minutos do dongle!

    recentes

    populares

    • Jeferson Martins
      2017-02-13T10:08:33  

      Comigo isso não acontece

    recentes

    populares

    • Jeferson Martins
      2017-02-13T10:08:33  

      só acontece com o Chromecast antigo, esse novo é mto bom, parece até que a imagem é mais limpa