Internet

13/02/2017 10h00 - Atualizado em 13/02/2017 10h00

Como agrupar programas em abas de uma janela única no computador

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Manter diversas janelas de programas abertas pode deixar o computador com um visual confuso, mas um truque simples pode ajudar a organizá-las em uma janela única com abas sequenciais. Um programa gratuito oferece o agrupamento de telas de um mesmo programa em uma janela só.

Como fazer o PC lembrar do seu pendrive e usar sempre a mesma letra

Com o Tidy Tabs, o usuário trata o explorador de arquivos ou qualquer outro programa do PC como o navegador: se precisar de outra página, basta abrir uma nova aba. Aprenda no tutorial como usar o aplicativo no Windows e organizar melhor os programas abertos no PC.

Passo 1. Baixe o Tidy Tabs para o computador. Na hora da instalação, certifique-se de marcar a opção “Continue with Tidy Tabs Personal Edition” para iniciar a versão gratuita;

Instale a versão gratuita ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)Instale a versão gratuita ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Abra duas janelas de um mesmo programa para testar, como o explorador de arquivos. Passe o mouse no topo esquerdo para ver uma aba: clique e arraste uma janela para outra para agrupar.

Se o programa já estava aberto, feche a abra novamente após a instalação do Tidy Tabs

Arraste uma janela para outra ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)Arraste uma janela para outra ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Basta um clique nas abas para visualizar as janelas agrupadas uma por uma. Na versão gratuita é possível agrupar até três janelas por programa;

Agrupe até três abas em uma janela ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)Agrupe até três abas em uma janela ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique com o botão direito do mouse sobre a aba para fechar a janela ativa, fechar as demais, ou todas ao mesmo tempo;

Acesse mais opções com o clique do botão direito ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse mais opções com o clique do botão direito ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em apps que já contam com o suporte a abas, como o navegador, é possível desabilitar o Tidy Tabs para não prejudicar a usabilidade. Para isso, clique com o botão direito sobre a aba do programa e selecione “Exclude windows”.

Desabilite o Tidy Tabs para programas individualmente ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desabilite o Tidy Tabs para programas individualmente ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Tidy Tabs opera no plano de fundo e tem impacto mínimo na performance do computador. A versão gratuita tem limite de três abas por programa. Para obter mais liberdade e outras funções, como o agrupamento automático de novas abas, é possível adquirir a versão paga com uma licença única, sem mensalidade.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares