Roteador

26/02/2017 06h00 - Atualizado em 26/02/2017 06h00

Como atualizar o firmware de um roteador D-Link

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

Um firmware é uma série de instruções que são inseridas diretamente no hardware de um equipamento ou produto, sendo armazenado em memória de hardware, como a ROM.

Review D-Link DIR-505: roteador wireless portátil funciona como repetidor 

Sendo o terror de muita gente, a atualização de um firmware é necessária quando o usuário desejar corrigir um bug, quando for indicado pelo fabricante ou simplesmente para ter novas funcionalidades. Neste tutorial, o TechTudo vai te ensinar como atualizar o firmware de seu roteador D-Link. Confira:

Roteador D-Link DIr 610 (Foto: Divulgação)Descubra como atualizar o firmware de um roteador D-Link (Foto: Divulgação/D-link)

Baixando o firmware

 Para esse tutorial, utilizaremos um roteador D-Link DIR-610 B1. Contudo, o passo a passo para qualquer produto da marca.

Passo 1. Primeiro, acesse a seção Suporte no site oficial da D-Link;

Passo 2. Localize seu roteador na lista em clique em “Saiba mais”. Não há barras de pesquisa nessa área, sendo assim, tenha paciência para localizar seu produto;

Localize seu roteador no site da D-Link  (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)Localize seu roteador no site da D-Link (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)


Passo 3. A página do produto será aberta. Acesse o menu “Download” e na seção que abrir, localize a área “Firmwares”. Lá estarão todos os firmwares disponíveis para seu roteador. Baixe a versão mais atual e guarde em um local de fácil acesse no computador;

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Acessando o roteador

Passo 1. Acesse seu roteador através do navegador. Geralmente o endereço padrão é 192.168.0.1. Caso tenha dúvidas sobre o IP, baixe o Guia de Instalação Rápida, disponível na mesma seção onde você baixou o firmware; ou então leia esse artigo do TechTudo sobre o assunto;

Acesse seu roteador através do navegador (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Acesse seu roteador através do navegador (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Passo 2. Entre no roteador digitando o usuário e senha de administrador;

Passo 3. Após logar com sucesso, vá até o menu “Tools” – Ferramentas, em Português. Em algumas versões ele é apresentado como “Maintenance” também. Uma página será carregada e no lado esquerdo da tela você poderá ver o menu “Firmware”. Clique nele;

Passo 4. Na página que abrir, você deverá acessar a seção “Firmware Upgrade” – Atualização de Firmware – e clicar sobre o botão “Browse” – Procurar – ou “Escolher arquivo”;

Acesse a rotina de atualização de firmware (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Acesse a rotina de atualização de firmware (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Passo 5. Uma janela abrirá solicitando o arquivo de firmware. Vá até o local onde você o baixou e selecione ele com dois cliques. Por fim, clique no botão “Upload”, ou “Carregar”;

Passo 6. O processo de atualização irá iniciar. Ele pode demorar um pouco. Tenha certeza de que a energia elétrica encontra-se estável, pois o roteador não deve ser desligado durante o processo, correndo o risco de inutilizá-lo. Ao final disto, ele será reiniciado e você já pode desfrutar de seu novo firmware.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Favaro
    2017-06-20T16:10:09  

    Eu segui todos os passos... porem encontrei uma duvida... meu roteador DIR-600.... com versão C1 e 3.05 do firmware... e no site da D-link esta disponível para B1 e 2.06, devo atualizar ou já está atualizado? já estou com esse roteador há 5 anos, existe a possibilidade de atualização automática e ele se atualiza sem eu saber?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Favaro
      2017-06-20T16:10:09  

      Só atualize para versãi acima de C1 o que é seu caso. A versão B1 é abaixo dasua