Internet

13/02/2017 08h00 - Atualizado em 13/02/2017 08h00

Como colocar marca d'água em fotos

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Colocar marca d’água em fotos pode ser a solução ideal para quem quer proteger seu conteúdo na Internet, principalmente contra falsificações ou contra uso inadvertido de internautas que republicam as imagens sem dar o devido crédito a fonte. Neste caso, é preciso inserir uma identificação visual que não chega a atrapalhar a visualização da foto, mas que deixa claro de quem é a autoria ou, no mínimo, há uma indicação de quem a publicou originalmente na rede.

Sem Photoshop? Veja 5 editores grátis tão bons quanto o programa da Adobe

Veja como transformar textos em 3D no Photoshop pelo PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Veja como transformar textos em 3D no Photoshop pelo PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Veja como colocar marca d'água em imagens pelo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O que é marca d'água?

A marca d’água é um arquivo de imagem comum, geralmente de extensão PNG, que é inserido em outro arquivo de imagem. Programas de edição como Photoshop, CorelDraw X8, Hexels, Polarr ou similares. Entenda como criar uma, em poucos passos, com o Photoshop.

Passo 1. Abra no Photoshop a imagem que você deseja inserir uma marca d’água;

Como colocar marca dágua em fotos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como colocar marca d'água em fotos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Em seguida, clique em “Arquivo” e, logo depois, na opção “Colocar incorporado” para inserir a imagem que vai servir de marca d’água. Ela já deve estar salva em seu computador, localize-a;

Como colocar marca dágua em fotos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como colocar marca d'água em fotos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 3. A marca d’água será inserida dentro da imagem original com o maior tamanho. Redimensione da forma que desejar e posicione onde quiser dentro da tela;

Como colocar marca dágua em fotos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como alterar a opacidade da marca d'água em fotos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 4. Ainda no Photoshop, o ideal é posicionar a marca nos cantos e modificar a opacidade da marca d’água, isto é, deixando-a mais transparente, para que não atrapalhe a visualização da imagem original.

Nas camadas do Photoshop (ou “Layers”), selecione a camada que corresponde à marca d’água e modifique o campo “Opacidade” ou “Opacity” livremente, com um valor entre 0 e 100 — 20% é o ideal.

Pronto. Basta salvar a imagem em um novo arquivo, para não substituir o original em seu computador.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares