Sistemas Operacionais

11/02/2017 10h00 - Atualizado em 11/02/2017 10h00

Como transformar um PC antigo em um híbrido de Linux e Chromebook

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Você compra um laptop novo, pensando que vai vender, doar ou entregar o antigo, mas isso nunca acontece. Talvez por que você não queira lidar com os aborrecimentos de ter que limpar todos os seus dados, reinstalar o Windows e assim por diante. Seja qual for o caso, agora a velha máquina só ocupa espaço. Contudo, existe uma solução: você pode dar a vida nova ao seu laptop.

Como copiar a lista de arquivos de uma pasta no Windows

Já pensou em instalar o Linux? Mas, não seria qualquer sistema, pois mesmo algumas versões são bem exigentes em termos de hardware. A melhor forma seria transformar um PC antigo em um híbrido de Linux e Chromebook, com o Cub Linux. Saiba como no passo a passo a seguir.

Transforme um PC antigo em um Chromebook com o Cub Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Transforme um PC antigo em um Chromebook com o Cub Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Para dar vida nova ao seu velho computador, não é preciso comprar nada, apenas usar um pendrive e alguns softwares gratuitos. Nesse caso, o softwares são o Cub Linux (um sistema semelhante ao que vem nos Chromebooks) e o Rufus (um gravador de mídia).

Criando um pendrive inicializável do CubLinux

Passo 1. Baixa a imagem ISO do Cub Linux (32 bits ou 64 bits);

Passo 2. Em seguida, baixe o programa Rufus;

Passo 3. Plugue o pendrive no PC;

Passo 4. No Windows, abra o Explorer, acesse a pasta onde o Rufus foi salvo e execute o programa. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim”, para autorizar a execução;

Executando o aplicativo Rufus (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o aplicativo Rufus (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na tela do programa, selecione o pendrive no campo “Dispositivo” e a opção “Partição MBR para BIOS ou UEFI” no campo “Tipo de partição e do sistema de destino”. Em “Criar disco bootável com”, selecione a opção “Imagem ISO” e depois clique no ícone do drive de CD/DVD;

Configurando o Rufus para gravar o Cub Linux no pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando o Rufus para gravar o Cub Linux no pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na janela “Abrir”, vá até a pasta onde a imagem ISO do Cub Linux foi salva e clique nela. Depois, clique no botão “Abrir”;

Selecionando a imagem ISO do Cub Linux para gravar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a imagem ISO do Cub Linux para gravar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Com todas as opções preenchidas, clique no botão “Iniciar” e aguarde até a gravação terminar;

Iniciando a gravação da imagem ISO do Cub Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a gravação da imagem ISO do Cub Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Configurando o PC para iniciar pelo pendrive

Agora que você já criou o pendrive, é hora de configurar o PC para inicializar a partir de uma unidade flash. Para fazer isso, você terá que se aventurar na BIOS do computador e alterar a ordem de inicialização, que por padrão quase certamente coloca o disco rígido em primeiro lugar.

Configurando a inicialização do PC na BIOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando a inicialização do PC na BIOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Alguns portáteis oferecem um menu de inicialização pop-up que permite que você escolher o dispositivo para inicializar sem ter que mexer nas configurações da BIOS. Se seu aparelho possui essa opção, consulte o manual dele e use o recurso para inicializá-lo pelo pendrive.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Troque dicas no Fórum do TechTudo

Escolhendo um pendrive para iniciar o computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo um pendrive para iniciar o computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Quem realmente precisar configurar a BIOS, consulte esse tutorial:

Como configurar a BIOS para dar boot pelo USB

Iniciando o PC com o Cub Linux

Conecte a unidade flash recém-criado no laptop antigo, inicialize-o e aguarde o menu do gerenciador de boot do Linux aparecer.

Iniciando o Cub Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o Cub Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Nesse menu, escolha a opção Try Cub Linux without installing e tecle enter. Esta é escolha permitirá que você possa experimentar o software para ter certeza que tudo funciona como esperado, e finalmente, instalar o sistema operacional.

Cub Linux sendo executado no notebook (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Cub Linux sendo executado no notebook (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Pronto! Experimente o sistema e veja como seu PC antigo ficou. Quando tiver certeza de que tudo está do jeito que você quer, clique no ícone do disco rígido e instale o sistema definitivamente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Eustáquio
    2017-02-12T13:04:44  

    Desculpe a crítica, mas... Qual é a ideia de publicar um tutorial ensinando as pessoas a instalar um sistema que nem existe mais?

    recentes

    populares

    • Hugo Eustáquio
      2017-02-12T13:04:44  

      Isso mesmo kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Hugo Eustáquio
      2017-02-12T13:04:44  

      A última release dele foi em janeiro de 2016. Segurança total nesse sistema ai. kkk