Media centers

06/02/2017 06h00 - Atualizado em 06/02/2017 06h00

Como usar o Chromecast via conexão de dados 3G ou 4G

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Chromecast é um dispositivo do Google ideal para assistir vídeos na TV, feito para funcionar via Wi-Fi ou, no caso do Chromecast Ultra, até por cabo Ethernet. No entanto, é comum não ter banda larga por perto, restando os dados móveis como único meio de conexão. Mas, como fazer o Chromecast funcionar sem Wi-Fi?

Vale a pena comprar o Chromecast 2 ou esperar o Chromecast Ultra?

Usar a internet do celular no Chromecast pode ser traiçoeiro, porque a configuração inicial exige que o dispositivo e o smartphone se conectem diretamente por um curto período de tempo. Se o usuário estiver usando seus próprios dados móveis, há um conflito no meio do procedimento que impede finalizá-lo corretamente.

O Chromecast é extremamente simples de usar (Foto: Caio Bersot/Techtudo) (Foto: O Chromecast é extremamente simples de usar (Foto: Caio Bersot/Techtudo))Descubra como usar o Chromecast via conexão de dados 3G ou 4G (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

Felizmente, existem pelo menos três truques que permitem usar 3G ou 4G para assistir Netflix na TV por meio do Chromecast. Veja como.

Usando dois celulares

Crie um Wi-Fi em um celular e configure o Chromecast por outro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um Wi-Fi em um celular e configure o Chromecast por outro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A maneira mais simples de usar dados móveis no Chromecast é por meio de dois smartphones. Um deles deve ser responsável por criar uma rede Wi-Fi pelo roteador móvel. Qualquer celular moderno é capaz de fazer isso, incluindo iPhone, Android ou Windows 10 Mobile. Feito isso, basta usar o segundo celular para configurar o Chromecast e escapar do conflito mencionado acima.

Usando um modem de dados

Use a internet de um modem no roteador do computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use a internet de um modem no roteador do computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para aproveitar a internet de um modem 3G ou 4G no Chromecast é preciso o auxílio de um computador. De novo, o truque é lançar mão da conexão móvel para criar uma rede Wi-Fi que imite a banda larga convencional. O Chromecast identifica a rede e poderá ser configurado e usado por um celular próximo – conectado ao mesmo Wi-Fi ou não – ou pelo próprio PC.

A ideia é transformar temporariamente um notebook em um roteador. Tanto o macOS quanto o Windows 10 têm ferramentas nativas que criam ponto de acesso à internet. Basta, nesse caso específico, ter atenção para selecionar o modem de dados como origem do sinal a ser distribuído pelo ar.

Usando um celular

Crie um Wi-Fi com mesmo nome e senha já configurados no Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um Wi-Fi com mesmo nome e senha já configurados no Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Sem um computador ou um segundo smartphone, ainda é possível conectar o Chromecast à internet. No entanto, o passo a passo é um pouco mais engenhoso. É preciso usar um Chromecast já configurado anteriormente em uma rede Wi-Fi conhecida. De posse do nome e da senha dessa rede, é necessário criar um ponto de acesso (roteador) no smartphone utilizando esses mesmos parâmetros.

Assim, o Chromecast irá se conectar automaticamente ao Wi-Fi criado pelo celular. E, como não será preciso configurar o dispositivo do Google do zero, a internet do smartphone não entrará em conflito no meio do procedimento.

Qual o preço do Google Wifi e data de lançamento no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandra Rocha
    2017-02-07T10:31:01  

    oi gostaria de saber se é realmente fácil de estalar esse aparelho na tv

    recentes

    populares

    • Alessandra Rocha
      2017-02-07T10:31:01  

      É realmente muito fácil instalar

    recentes

    populares

    • Alessandra Rocha
      2017-02-07T10:31:01  

      Sim muito fácil é só seguir as indicações do aparelho...

  • Leonard Souza
    2017-02-07T19:15:29

    Estou querendo comprar um aparelho para quando a Globosat lançar os apps oficiais de streaming. Já sou assinante de TV paga. Qual vcs indicam, o Chromecast 2 ou Android Box Tv? Obrigado! (Não quero pra pirataria, quero pra uso oficial).

  • Robson Silva
    2017-02-06T17:09:58  

    Olá . Gostaria de saber se para apenas espelhar a tela do smartphone na TV via chromecast é precisso internet?

    recentes

    populares

    • Robson Silva
      2017-02-06T17:09:58  

      Meu caro, utilizo o chromecast há mais de 2 anos, para qualquer utilização do mesmo é necessária a conexão via WiFi, Espelhar deve ser a função mais instável do Aparelho, além de consumir muita bateria, já que necessariamente o seu aparelho precisa ficar com a tela ligada para espelhar, se ele entrar em standby, a tela da TV tb escurece.