Computadores

15/02/2017 06h00 - Atualizado em 15/02/2017 06h00

Descubra como controlar o seu Raspberry Pi com outro computador

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

É possível usar o Raspberry Pi e seu sistema operacional Raspbian Pixel de forma completamente remota, aproveitando mouse, monitor e teclado de um notebook, MacBook ou qualquer outro PC.

Comprou um Raspberry Pi? Veja o que fazer para começar a criar com a placa

O processo não é difícil, mas envolve o uso de alguns aplicativos e alguma mão-de-obra. Se você não tem um monitor sobrando, e gostaria de usar o Raspberry remotamente na sua rede local, basta seguir os passos a seguir para aprender a configurar o uso do VNC Viewer.

Criando servidor no Raspberry Pi

Para ter acesso remoto ao sistema do Raspberry Pi, você terá que criar um tipo de servidor local. Para não ter problemas, o ideal é que você utilize o Raspbian Pixel na sua versão mais recente (você pode tentar com outro sistema operacional desde que encontre o VNC Viewer para ele).

Conecte o Raspberry à sua rede via cabo  (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Conecte o Raspberry à sua rede via cabo (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Passo 1. Conecte o Raspberry à sua rede via cabo;

Adafruit Pi Finder permite enviar comandos remotamente ao Raspberry (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Adafruit Pi Finder permite enviar comandos remotamente ao Raspberry (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. No seu computador, use o Adafruit Pi Finder para encontrar o Raspberry na sua rede;

Clique no botão para iniciar a busca do seu Raspberry Pi na sua rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique no botão para iniciar a busca do seu Raspberry Pi na sua rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Clique no botão “Find my Pi” para encontrar o Raspberry disponível na sua rede local;

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Depois de alguns minutos, você verá uma imagem semelhante com essa: são os parâmetros para acessar remotamente o Terminal do seu Raspberry (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Depois de alguns minutos, você verá uma imagem semelhante com essa: são os parâmetros para acessar remotamente o Terminal do seu Raspberry (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. O Pi Finder vai encontrar seu Raspberry na rede e apresentará seus endereços para acesso remoto (o processo todo pode demorar alguns minutos, dependendo do tráfego e do seu roteador);

Clique em Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique em "Terminal" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Clique em “Terminal”: isso abrirá uma linha de comando que vai permitir com que você envie instruções ao Raspberry, sem precisar de um monitor;

Quando o Terminal estiver livre, digite o comando e dê enter (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Quando o Terminal estiver livre, digite o comando e dê enter (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Digite o comando “vncserver”, sem aspas, dê enter e aguarde;

Tenha o cuidado de anotar corretamente o endereço de IP gerado pelo comando vncserver (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Tenha o cuidado de anotar corretamente o endereço de IP gerado pelo comando "vncserver" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Agora, verifique a última linha da resposta. Você deverá encontrar um número de IP: você deve copiar esse número para usar a seguir. No nosso caso, o valor é 192.168.1.108:2.

Conectando o PC com o Raspberry:

Insira o IP no VNC Viewer (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Insira o IP no VNC Viewer (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Abra o VNC Viewer e digite o IP que você encontrou usando o comando “vncserver”, conforme mostra a imagem. Confirme dando enter;

Continue para confirmar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Continue para confirmar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Se uma mensagem de atenção surgir, apenas confirme clicando em “Continue”;

Insira os dados de login: pi e raspberry (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Insira os dados de login: pi e raspberry (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Uma tela de login será exibida. Se você não mexeu nas configurações do seu Raspberry, o padrão é “pi”, sem aspas, em “username” e “raspberry”, também sem aspas, em senha;

Por fim, a interface do Raspbian estará completamente disponível para que você controle o Raspberry direto do seu PC (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Por fim, a interface do Raspbian estará completamente disponível para que você controle o Raspberry direto do seu PC (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. O VNC Viewer irá conectar com o seu Raspberry e você deverá ganhar acesso à interface gráfica do Raspbian: assim poderá controlar o Raspberry Pi a partir do seu PC, sem a necessidade de teclado, mouse e monitores extras.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares