Internet

17/02/2017 07h00 - Atualizado em 17/02/2017 07h00

Speech Recognition: Google Docs reconhece sua voz e escreve em português

Priscila Martz
por
Para o TechTudo

Quem nunca sonhou em ver em um software um recurso capaz de reconhecer a sua voz e transformar em texto? Com Speech Recognition — um complemento grátis — é possível fazer essa mágica acontecer. O plugin é usado no editor de texto Google Docs, disponível dentro do Google Drive, e possui suporte para vários idiomas, inclusive o português. Isso facilita a rotina de quem trabalha com computador e está sempre com dores nas costas ou com a vista cansada.

Google Docs facilita pesquisa e citação de fontes em textos

googledocsGoogle Docs é um editor de texto do Google Drive (Foto: Divulgação/Google Drive)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Ainda desconhecido por muitos, esse recurso que permite reconhecer voz e transformar o conteúdo ditado em texto não é novidade. Entretanto, são poucas ferramentas que suportam o português brasileiro.

googledocs2Interface do editor de texto do Google Drive (Foto: Priscila Martz/TechTudo)

Passo 1. Para usar o complemento Speech Recognition, falando em português, no Google Docs, basta instalar a ferramenta, que não é nativa nesta plataforma. Para isso, abra o editor de texto do Google Drive

Na sequência, clique na opção Complementos no menu e depois na função Instalar Complementos;

googledocs3Interface de Complementos do Google Docs (Foto: Priscila Martz/TechTudo)

Passo 2. Após clicar na função "Instalar Complementos", você vai ver uma lista de ferramentas que podem ser instaladas para customizar seu Google Docs.

Use a caixa de busca no topo da tela para encontrar um software específico: Speech Recognition. No lado direito da descrição, clique no botão azul grátis;

googledocs4Interface do editor de texto do Google Drive (Foto: Priscila Martz/TechTudo)

Passo 3. Após o botão azul grátis, o Speech Recognition vai ser instalado no seu Google Docs. Feito isso, feche a opção "Complementos" para voltar ao editor de texto.

Na sequência, clique novamente na opção "Complementos". Mas, desta vez, role o mouse pela função Speech Recognition e clique em "Start";

googledocs5Software Speech Recognition em ação no Google Docs (Foto: Priscila Martz/TechTudo)

Passo 4. Do lado esquerdo da tela, você vai ver os idiomas e um microfone. Do lado direito da tela, você vai ver o botão azul iniciar e o botão vermelho parar. Escolha qualquer lado e fale devagar no microfone.

Vale notar que é preciso ter boa dicção para o texto ditado ser compreendido pelo sistema e aparecer corretamente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudio Marcio
    2017-02-19T22:17:47

    acho já foi... se tivessem isso a 15 anos atrás, seria uma maravilha. agora já me acostumei a pensar e digitar na mesma velocidade. ditar seria um novo processo pra eu me reacostumar

  • Alexandre Carvalho
    2017-02-19T20:16:20

    Meu Lumia 930 faz isso desde ano passado direto Word mobile.

  • Manuel Valladão
    2017-02-18T08:38:22

    Funciona perfeitamente! Excelente dica! Vai poupar meu precioso tempo nos trabalho em que preciso digitar textos.