Personalização

23/03/2017 08h00 - Atualizado em 23/03/2017 08h00

Android: como mudar o nome de ícone de aplicativos na tela inicial

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O QuickShortcutMaker é um aplicativo para Android que permite alterar o nome de um app na tela inicial do celular. O funcionamento do programa consiste na criação de atalhos personalizados para suas aplicações. Após criar um novo, basta remover os ícones que vêm por padrão na hora da instalação.

A dica é ideal para usuários que baixam muitos aplicativos com nomes grandes, ou mesmo em outra língua, e querem renomear os ícones da tela inicial para deixá-la mais organizada. Veja, no tutorial a seguir, como usar o QuickShortcutMaker para editar o nome dos seus apps na tela inicial do seu Android.

Como criar ícones e personalizar o visual do Android

Descubra como mudar o nome de ícone de aplicativos na tela do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como mudar o nome de ícone de aplicativos na tela do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Depois de baixar o QuickShortcutMaker no seu celular, abra o programa e toque na guia “Aplicações”. Se você não visualizar o app que procura, toque na caixa de busca e digite o nome original do aplicativo. Ao encontrar o software desejado, toque sobre ele.

Escolhendo a aplicação para mudar o nome do ícone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a aplicação para mudar o nome do ícone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na pequena janela que será exibida, apague o nome atual e digite aquele que você quer que apareça na tela inicial. Confirme a mudança, tocando em “OK”.

Mudando o nome da aplicação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mudando o nome da aplicação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois de mudar o nome, toque em “Criar”. Uma caixa de diálogo é exibida pedindo que você avalie o aplicativo. Para fechar a caixa de diálogo, toque em uma das duas últimas opções.

Finalizando a alteração e criando um atalho (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a alteração e criando um atalho (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Para remover o atalho antigo, arraste-o para a área superior. Assim, ficará presente apenas o ícone com nome que você digitou.

Apagando o atalho antigo e deixando o novo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Apagando o atalho antigo e deixando o novo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Agora que você já sabe como mudar o nome de ícone de um aplicativo, repita o processo em todos os que você quer personalizar.

Android N: qual a melhor novidade da versão? Opine no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Oliveira
    2017-03-26T13:27:54

    Que função fantastica. O Android superou toda inovação que o advento do IOS trouxe para o mercado. 10.