Navegadores

15/03/2017 15h44 - Atualizado em 15/03/2017 15h44

Atualizou para o Firefox 52 e ficou sem plugins NPAPI? Saiba resolver

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Firefox 52 deixou de aceitar plugins NPAPI. O resultado é um navegador sem suporte para extensões como o Java Runtime, Microsoft Silverlight e Adobe Acrobat. Segundo a Mozilla Foundation, a mudança foi feita para incentivar o uso de tecnologias mais recentes e seguras como o HTML 5.

Snooze Tabs cria abas secretas no seu navegador; saiba como usar

O usuário que não quer usar outro navegador ou ficar sem o suporte a esses plugins pode contornar o problema com uma versão portable do Firefox de 32 bits, já que as versões do Firefox de 64 bits também são incompatíveis com o NPAPI. Veja como fazer isso sem comprometer seu browser.

Atualizou para o Firefox 52 e ficou sem plugins NPAPI? veja como resolver (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Atualizou para o Firefox 52 e ficou sem plugins NPAPI? Veja como resolver (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Baixe o Firefox 51 Portable (firefox-usb.com/download/);

Passo 2. Depois de baixar, acesse a pasta onde o arquivo foi salvo. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no arquivo baixado, e no menu de contexto, clique em “Extrair Tudo…”;

Iniciando a descompactação do arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a descompactação do arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na primeira tela do assistente de descompactação, use o botão “Procurar…” para informar a pasta onde o arquivo será descompactado ou deixe o endereço padrão. Clique no botão “Extrair” para iniciar a descompactação;

Selecionando o local da descompactação do arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o local da descompactação do arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Quando terminar o procedimento, será aberta a pasta onde o arquivo foi descompactado. Dê um clique duplo no “FirefoxPortable” para executá-lo;

Executando o Firefox Portable (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Firefox Portable (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Dentro do programa, digite “about:plugins” (sem as aspas) na caixa de endereço e tecle ''Enter''. Você verá que o os plugins instalados estarão disponíveis e prontos para usar.

Conferindo os plugins no Firefox Portable (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conferindo os plugins no Firefox Portable (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você pode continuar usando a versão atualizada do Firefox no computador. Quando precisar acessar algum site que usa os plugins desativados na nova versão, use a versão Portable.

Quais são os melhores navegadores atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares