Produtividade

15/03/2017 09h00 - Atualizado em 15/03/2017 09h14

Como calcular imposto mensal ou anual com o app Pessoa Física

Camila Peres
por
Para o TechTudo

Calcular o imposto de renda mensal ou anual ficou mais fácil com o aplicativo da Receita Federal, o Pessoa Física, que está disponível para download grátis em celular Android ou iPhone (iOS). Com essa versão, é possível consultar informações sobre o CPF e sobre a Restituição IRPF, calcular o imposto para o ano no calendário de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017. Além disso, você pode obter dados gerais sobre o imposto de renda.

Para usar o Pessoa Física, é importante saber que o serviço de “Consulta CPF” verifica informações que estão cadastradas na Receita Federal e que não há nenhum tipo de ligação com serviços particulares de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa. Além disso, para fazer o cálculo do imposto de renda, é preciso preencher o que se pede de maneira correta. Confira, no tutorial abaixo, como calcular o seu imposto de renda mensal ou anual com o Pessoa Física. 

Aprenda a declarar o IRPF via celular

Calcular Imposto de Renda Mensal

Passo 1. Depois de fazer o download do app, clique sobre ele e escolha a opção “Cálculo Imposto”;

Toque em Cálculo Imposto para calcular o que deseja (Foto: Reprodução/Camila Peres)Pessoa Física: toque em "Cálculo Imposto" para calcular o que deseja (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 2. Na página seguinte, existe a opção “Mensal”. Escolha o “Ano-calendário” (de 2013 até 2017), preencha os “Rendimentos Tributáveis” e se há “Dependentes”, “Previdência Social”, “Pensão Alimentícia” ou “Outras Deduções” e clique em “Calcular”;

Preencha as informações necessárias (Foto: Reprodução/Camila Peres)Preencha as informações necessárias (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 3. Em seguida, aparecerá o “Resultado do cálculo mensal para o ano-calendário 2017″, com as seguintes informações: “Rendimentos”, “Deduções”, Base de Cálculo” e “Imposto de Renda”.

O cálculo estará pronto (Foto: Reprodução/Camila Peres)Pessoa Física: o cálculo estará pronto (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Calcular Imposto de Renda Anual

Passo 1. Para calcular o imposto de Renda Anual, clique sobre a opção “Cálculo Imposto”;

Toque em Cálculo Imposto para calcular o que deseja (Foto: Reprodução/Camila Peres)Pessoa Física: toque em "Cálculo Imposto" para calcular o que deseja (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 2. Na página seguinte, toque na opção “Anual”. Escolha o “Exercício” (entre os anos de 2013 até 2017), preencha os “Rendimentos Tributáveis” e se há “Dependentes”, “Previdência Oficial”, “Previdência Privada”, “Despesar com Instrução”, “Despesas Médicas”, “Pensão Alimentícia” ou “Livro-Caixa”. Coloque também se houver “Dedução de Incentivo”, “Contribuição Empregado Doméstico”, “Imposto Retido na Fonte”, “Carnê-Leão” e “Imposto Complementar”. Depois, clique em “Calcular”;

Preencha as informações necessárias (Foto: Reprodução/Camila Peres)Preencha as informações necessárias no Pessoa Física (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 3. Em seguida, irá aparecer o “Resultado do cálculo anual do exercício 2017 (ano-calendário 2016)”, com as seguintes informações: “Rendimentos”, “Deduções”, Base de Cálculo”, “Imposto Devido”, “Outras deduções” e “Imposto Pago”. Abaixo desses dados, aparece o quanto de imposto precisa pagar.


O cálculo estará pronto (Foto: Reprodução/Camila Peres)O cálculo estará pronto (Foto: Reprodução/Camila Peres)


Como baixar declaração de Imposto de Renda? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares