Sistemas Operacionais

15/03/2017 08h00 - Atualizado em 15/03/2017 08h00

Como comprimir arquivos e economizar espaço no HD com Windows 10

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Windows 10 conta com um recurso que permite compactar todos os arquivos das partições para economizar espaço no HD. A função, que vem desativada por padrão, é útil para quem precisa liberar espaço no disco rígido e não gostaria de apagar os seus arquivos pessoais.

Vista cansada? Saiba como ativar e usar o modo noturno do Windows 10

Confira a dica e aprenda a ativar a compactação de arquivos em partições do PC. Vale lembrar que o recurso é exclusivo das unidades formatadas em NTFS, que é o padrão do sistema da Microsoft. Por isso, é provável que as partições do seu computador já estejam neste formato.

Veja as dicas de como evitar atualizações automáticas no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Veja as dicas de como evitar atualizações automáticas no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Veja como comprimir arquivos e economizar espaço no HD com Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Abra o Windows Explorer e acesse a pasta “Este Computador”. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a partição que você quer compactar e clique em “Propriedades”;

Acesse as propriedades da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as propriedades da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na guia “Geral”, ative a opção “Compactar este disco para economizar espaço” e pressione “OK”;

Ativando a compactação de arquivos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando a compactação de arquivos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Mantenha a opção “Aplicar as alterações à unidade, subpastas e arquivos” e pressione “OK”;

Aplique a compactação a todos os arquivos da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aplique a compactação a todos os arquivos da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, será necessário fornecer permissão de administrador para aplicar as alterações. Para isso, basta clicar em “Continuar” e, caso necessário, digitar a senha da conta de administrador do PC;

Forneça a permissão de administrador do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Forneça a permissão de administrador do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Aguarde até que os arquivos sejam compactados. Por se tratar de uma unidade inteira, pode ser que o processo demore algumas horas, dependendo da quantidade de pastas e arquivos armazenados.

Aguarde até que todos os arquivos sejam compactados (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aguarde até que todos os arquivos sejam compactados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com esta dica simples, você poderá ativar a compactação de arquivos em partições do Windows 10 e economizar espaço em seu HD.

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares