Roteador

20/03/2017 06h00 - Atualizado em 20/03/2017 06h00

Como configurar um roteador Netgear

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Quem tem acesso à Internet, precisa ter um bom roteador Wi-Fi para compartilhar a rede ou simplesmente usá-lo em qualquer lugar ambiente sem ter que ficar passando cabos em todo canto. O problema é que é na hora da instalação inicial, muitos usuários ficam com dúvidas, principalmente sobre como configurar uma rede sem fio.

Descubra mitos e verdades sobre o roteador

Se você possui um roteador da marca Netgear e está nessa situação, esse tutorial irá ajudá-lo a fazer essa configuração sem muita complicação. Confira como deixar seu roteador pronto para uso!

Descubra como configurar um roteador Netgear  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como configurar um roteador Netgear (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Embora varie em diferentes modelos da mesma marca, o procedimento de configuração é praticamente o mesmo.

Para configurar um roteador Netgear, é necessário ter em mãos algumas informações do aparelho, disponíveis no corpo dele e no manual que o acompanha. Com tudo isso em mãos, agora faça o seguinte:

Passo 1. Posicione o roteador próximo ao modem (ou qualquer que seja o dispositivo de acesso à Internet) e ao computador que será usado para configurá-lo. Conecte ele em uma tomada ou estabilizador/No-break, e se for necessário, ligue o aparelho pressionado o botão correspondente (depende do modelo);

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Com o roteador ligado, pegue um cabo Ethernet e conecte uma ponta dele no modem e a outra ponta na entrada 'Internet', que geralmente fica na parte de trás do roteador. Em alguns modelos essa porta vem separada ou utiliza uma cor diferenciada das outras. Em seguida, pegue um cabo Ethernet e conecte uma das pontas no PC e a outra em uma das portas do roteador;

Conectando o roteador a rede local e a Internet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conectando o roteador a rede local e a Internet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. No computador que você conectou ao roteador, abra um navegador e digite o endereço 'www.routerlogin.net' (sem as aspas). Em seguida, pressione a tecla 'Enter' para entrar no endereço. Na pequena janela que será exibida, entre com o nome de usuário padrão 'admin' e a senha padrão 'admin' (ambos sem aspas). Para confirmar, clique no botão “Fazer login”;

Acessando o roteador pelo navegador usando o endereço padrão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o roteador pelo navegador usando o endereço padrão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Caso o endereço acima não funcione, consulte o manual e insira o endereço IP do aparelho (que pode ser encontrado no manual e ou em alguma parte do roteador, dependendo do modelo). Em seguida, pressione a tecla “Enter” para entrar no endereço e fazer login;

Acessando o roteador pelo navegador usando o IP padrão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o roteador pelo navegador usando o IP padrão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Clique na opção “Wireless Settings” para configurar a rede Wi-Fi do roteador. Digite um nome para a rede no campo referente a SSID (o nome dele pode variar). Normalmente não é necessário mudar as outras opções. Mas se quiser fazer isso, mude as opções de canal (Channel) e modo (Mode), conforme forem as suas necessidades;

Definindo um nome para a rede wireless  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo um nome para a rede wireless (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Ainda em “Wireless Settings”, desça a tela e ajuste as opções de “Security Options”. Marque a opção “WPA/PSK [AES]“. Depois disso, preencha o campo “Passphrase” com a senha a ser usada para entrar na rede. Para confirmar as mudanças, clique no botão “Apply”;

Definindo o tipo de segurança e a senha para a rede wireless  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o tipo de segurança e a senha para a rede wireless (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Feito isso, as mudanças serão aplicadas e o roteador será reiniciado. Aguarde e em pouco tempo ele voltará a funcionar já com as configurações que você escolheu.

Finalizando e aplicando as mudanças no roteador  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando e aplicando as mudanças no roteador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora o roteador está configurado e já pode ser usado com a Internet sem fio protegida. Basta acessar normalmente como qualquer outra rede Wireless.

Como mudar a senha do roteador? Troque dicas no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carolina Martins
    2017-06-21T21:08:12

    quando clico no botao "apply" nada acontece.. o que faço??