Produtividade

07/03/2017 09h00 - Atualizado em 07/03/2017 09h00

Como converter imagem em texto com OneNote

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Microsoft OneNotepossui uma eficiente ferramenta de OCR (Optical Character Recognition), ou reconhecimento ótico de caracteres. Com esse recurso os usuários poderão extrair textos de arquivos de imagens, armazenando-os na área de transferência dos computadores — ideal para scanner de documentos, palavras em placas, letreiros e estampas de camisas. Confira neste tutorial o passo a passo para extrair e copiar rapidamente os textos de fotos por meio de simples comandos do aplicativo disponível para Windows, Mac , Android e iOS.

Microsoft One Note pode ajudar quem tem dislexia ou déficit de atenção

Através da tecnologia OCR o Microsoft OneNote pode transformar palavras de imagens em textos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Através da tecnologia OCR o Microsoft OneNote pode transformar palavras de imagens em textos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Inicie o programa Microsoft OneNote 2016 ou versão superior no PC e abra o espaço “Seção” no bloco de anotações, local no qual se importa arquivos ou escreve mensagens de lembretes e apontamentos;

Selecione uma seção do OneNote e importe uma imagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione uma seção do OneNote e importe uma imagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Na parte superior da tela, selecione na aba “Inserir” e o comando “Imagem”, para poder importar a foto ou arquivo de imagem com o texto que será reconhecido e extraído através do OCR;

No menu “Inserir”, clique na opção “imagem” para importar o arquivo com o texto que será interpretado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)No menu “Inserir”, clique na opção “imagem” para importar o arquivo com o texto que será interpretado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Com o botão direito do mouse, selecione o arquivo importado e clique na opção “Copiar Texto da Imagem” para utilizar o processo de reconhecimento ótico de caracteres do OneNote;

Clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione “Copiar Texto da Imagem” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione “Copiar Texto da Imagem” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Passo 4. O texto interpretado por OCR será copiado e armazenado temporariamente na área de transferência do computado. “Cole o texto em uma Seção do OneNote para verificar a qualidade do reconhecimento das letras e, se necessário, corrigir o texto;

O conteúdo reconhecido pelo OCR poderá ser colado como texto no próprio OneNote (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O conteúdo reconhecido pelo OCR poderá ser colado como texto no próprio OneNote (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. No entanto, como o conteúdo extraído da imagem na Seção do Microsoft OneNote estará na área de transferência, também é possível copiá-lo para outros programas de edição de texto, navegadores etc.;

Como o texto interpretado fica armazenado na área de transferência, também é possível colá-lo em outros softwares (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Como o texto interpretado fica armazenado na área de transferência, também é possível colá-lo em outros softwares (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares