Players

13/03/2017 10h00 - Atualizado em 13/03/2017 10h00

Como publicar vídeos em 360 graus do Vimeo

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Vimeo liberou a publicação de vídeos em 360 graus com resolução em até 8K, a partir desta quarta-feira (8). O recurso está disponível também para brasileiros e permite adicionar as mídias imersivas no seu canal, com um botão para visualização do cenário. O internauta só precisa ter o vídeo em 360° salvo no computador ou na nuvem para fazer o envio, com espaço gratuito de até 500 MB — no YouTube, também já possível pubicar vídeos em 360 graus

YouTube libera streaming 4K para vídeos padrão e também em 360°

Há suporte para arquivos monoscópicos, filmados esfericamente com uma câmera no campo de visão, ou esteroscópicos, com dois vídeos iguais que se convergem no mesmo arquivo — aqueles comuns no Google Cardboard. Confira o passo a passo de como usar neste tutorial.

Veja como postar vídeos em 360 graus no Vimeo (Foto: Divulgação/Vimeo)Veja como postar vídeos em 360 graus no Vimeo (Foto: Divulgação/Vimeo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Caso você produza seu próprio vídeo em 360 graus, as recomendações do Vimeo são: as proporções de tela devem ser de 2:1 para vídeos em 4K monoscópicos. Já para os esteroscópicos, os vídeos podem ter proporções de 4:1.

O formato de áudio compatível é o standard mono e o 2-channel stereo audio (com melhor resultado). O Vimeo suporta vídeos com formatos de MP4, MOV, MWV, AVI e FLV.

Passo 1. Abra o Vimeo no navegador do computador e clique em “Entrar”. Depois faça seu login usando e-mail ou Facebook, de forma tradicional;

Acesse sua conta do Vimeo pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse sua conta do Vimeo pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, clique em “Carregar” no botão do topo do site. Depois, clique em “Escolha os arquivos que deseja carregar” e encontre o vídeo no computador. Se preferir, você poderá arrastar diretamente o arquivo do PC para dentro da tela;

Faça o envio do vídeo em 360 graus no Vimeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça o envio do vídeo em 360 graus no Vimeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O carregamento do vídeo será iniciado e pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do arquivo. Enquanto isso, preencha as informações da mídia como título, idioma, privacidade, descrição, idade e etiquetas. Aguarde a conclusão do envio do vídeo e clique em “Salvar”;

Salve as definições do vídeo depois de carregar no Vimeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Salve as definições do vídeo depois de carregar no Vimeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Agora você precisa clicar no seu perfil, no ícone de “carinha feliz” do topo direito, e acessar a categoria de “Vídeos”. Serão listadas todas as suas mídias enviadas para o Vimeo. Encontre o vídeo em 360 graus e clique no ícone de “Configurações”;

Acesse as configurações do seu vídeo em 360 graus (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do seu vídeo em 360 graus (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Selecione a categoria de “Arquivo de Vídeo” no menu da esquerda. Depois, marque a caixa de texto em “Este vídeo foi gravado em 360″, escolhendo se é monoscópico ou esteroscópico. Confirme em “Salvar”;

Ative a função de 360 graus no seu vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative a função de 360 graus no seu vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Você pode personalizar a visualização padrão do vídeo. Para isso, role a tela de ajustes e clique em “Advanced 360 settings” (configurações 360 avançadas, em português);

Acesse as configurações avançadas do vídeo em 360 graus (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações avançadas do vídeo em 360 graus (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Em “Field of view” você pode alterar a distância de visualização, sendo maior (próximo a 50-100) e menor (próximo a 0-50).

Já em “Default orientation” o usuário configura o eixo central do vídeo em 360 graus ajustando a visualização pela altura (topo/base) em “Pitch” e a movimentação lateral em Yaw (esquerda/direita).

Verifique os ajustes na pré-visualização do vídeo, à esquerda, e confirme em “Save”;

Ajuste a visualização padrão do vídeo em 360 graus do Vimeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste a visualização padrão do vídeo em 360 graus do Vimeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Pronto. Quando você abrir o vídeo, o Vimeo vai fazer uma leitura automática do seu arquivo em 360 graus.

Note que há um ícone redondo na lateral (para controlar a visualização ao entorno usando as setas do teclado).

Vídeo em 360 graus será postado no Vimeo com controle de rotação do cenário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Vídeo em 360 graus será postado no Vimeo com controle de rotação do cenário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vimeo ou YouTube? Qual site é o melhor para publicar vídeos na Internet


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares