Sistemas Operacionais

02/03/2017 08h00 - Atualizado em 02/03/2017 09h43

Como usar o AirPrint no iPhone, iPad, iPod touch e no macOS

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O iOS permite que o usuário imprima arquivos a partir do iPhone ou do MacBook, sem precisar de cabos, instalar aplicativos ou realizar configurações complexas. O recurso, conhecido como AirPrint, pode ser útil para quem precisa imprimir um documento e não tem acesso a um computador. Além do smartphone da Apple, a função também é compatível com iPads e iPods touch, que também rodam iOS.

Como instalar o iOS 10.3 Beta no iPhone ou iPad

Entretanto, para que a “mágica” aconteça, a impressora deve estar instalada na mesma rede Wi-Fi em que o iPhone, iPad ou iPod touch está conectado e ela precisa ser compatível com o AirPrint. Veja os modelos de impressoras suportados no artigo de suporte da Apple (support.apple.com/pt-br/HT201311).

iPhone na mão (Foto: Pond5)Como usar o AirPrint no iPhone, iPad, iPod touch e no macOS (Foto: Pond5)

No iPhone, iPad ou iPod touch

Passo 1. Abra o site, documento ou arquivo que você quer imprimir e toque sobre o botão de compartilhamento – geralmente um retângulo com uma seta para cima. Em seguida, toque sobre “Imprimir”;

Imprimindo um documento a partir do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Imprimindo um documento a partir do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. A tela de configurações de impressão será aberta. Caso possua mais de uma impressora compatível com o AirPrint na rede, toque sobre “Impressora” para selecionar em qual dispositivo você quer imprimir;

Selecionando a impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecionando a impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, defina o número de cópias. Toque em “Opções” caso queira alterar o intervalo de páginas a serem impressas ou mudar a impressão para preto e branco. Após realizar os ajustes desejados, toque em “Imprimir”;

Imprimindo um documentos pelo iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Imprimindo um documentos pelo iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Para gerenciar os trabalhos de impressão, pressione duas vezes o botão home para abrir a multitarefa do iOS. Deslize a tela para esquerda e abra o aplicativo “Impressão”;

Gerenciando as impressões pelo iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Gerenciando as impressões pelo iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Para cancelar uma impressão, basta tocar sobre ela e deslizar o dedo para esquerda e tocar em “Apagar”. Você também pode tocar sobre um item para ver os detalhes;

Cancelando uma impressão (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Cancelando uma impressão (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

No macOS

Passo 6. No Mac, o procedimento segue o padrão dos computadores. Para imprimir usando uma impressora sem fios ou tradicional, basta acessar o menu “Arquivo” e clicar em “Imprimir…”. Você também pode usar o atalho “Command + P”;

Imprimindo um documento no macOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Imprimindo um documento no macOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. As configurações de impressão serão abertas. Caso queira realizar ajustes avançados, clique em “Mostrar Detalhes”, na parte inferior da janela;

Configurando opções de impressão (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando opções de impressão (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Realize os ajustes necessários e clique em “Imprimir”;

Imprimindo um documento pelo Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Imprimindo um documento pelo Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Para gerenciar os trabalhos de impressão, basta clicar sobre o ícone da impressora que aparecerá na Dock do macOS. Por lá, você pode pausar uma impressão ou clicar sobre o “X” para cancelá-la.

Gerenciando as impressões no macOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Gerenciando as impressões no macOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você poderá imprimir documentos a partir do seu MacBook com macOS, iPhone ou outro dispositivo iOS sem precisar de cabos ou transferir o arquivo para o computador.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares