Video game

10/03/2017 08h00 - Atualizado em 17/03/2017 14h13

Como usar um HD externo no PS4 para armazenar jogos do console

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

O PS4 recebeu a atualização 4.50 que habilita o uso de HDs externos com conexão USB para aumentar o espaço de armazenamento de dados do console. Com a função,que era muito aguardada pelos usuários, será possível baixar e instalar jogos e outros tipos de conteúdo diretamente no disco externo, que deverá ter capacidade entre 250 GB e 8 TB e usar uma conexão USB 3.0.

Status do WhatsApp voltou, mas com outro nome; saiba como usar

Para isso será necessário remover todos os arquivos salvos no HD e configurá-lo para uso exclusivo do PlayStation 4. Confira o tutorial para aumentar o espaço de armazenamento do console.

PlayStation 4, videogame da Sony (Foto: Luciana Maline/ TechTudo) (Foto: PlayStation 4, videogame da Sony (Foto: Luciana Maline/ TechTudo))Como usar um HD externo no PS4 para armazenar jogos do console (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)

Passo 1. No menu principal do PS4, vá até “Configurações” e pressione "X" para acessar o menu;

Passo 2. Nessa tela, procure pela seção “Dispositivos” e selecione-a;

Escolha os dispositivos do PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Escolha os dispositivos do PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Passo 3. Clique em “Dispositivos de Armazenamento USB” para começar a configuração;

Selecione os dispositivos USB do PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Selecione os dispositivos USB do PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Passo 4. Conecte o seu HD externo em uma das portas USB do seu PS4 e aguarde até que ele seja reconhecido. Note que é necessário que o disco tenha pelo menos 250 GB de espaço total, e seja compatível com conexão USB 3.0.

Assim que o seu HD for reconhecido, pressione "X" para começar o processo. Caso o dispositivo não aparecer na lista, formate o seu HD em um computador e tente novamente;

Conecte seu HD externo ao PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Conecte seu HD externo ao PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Passo 5. Clique em “Seguinte” para iniciar a configuração. É importante lembrar que esse processo deletará todos os dados salvos anteriormente no HD externo, como fotos, vídeos, músicas e documentos. Caso queira manter esses arquivos, salve-os no seu computador antes de prosseguir;

Prossiga para formatar o HD externo no PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Prossiga para formatar o HD externo no PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Passo 6. Assim que o processo terminar, você receberá uma notificação, Se tudo for feito corretamente, o HD será exibido com um pequeno círculo verde, o que sinaliza que ele está conectado;

Veja se seu HD externo está conectado ao PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Veja se seu HD externo está conectado ao PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Passo 7. Na tela de armazenamento, será possível conferir o HD externo conectado, logo abaixo do disco rígido interno do PS4. Aqui estarão disponíveis informações sobre o espaço livre disponível, e todos os jogos e dados salvos no HD;

Confira o espaço do disco e os dados salvos no PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Confira o espaço do disco e os dados salvos no PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Passo 8. Também é possível escolher qual dos HDs será usado para próximas instalações. Para isso, posicione o cursor sobre o HD que deseja usar, pressione "Options" e marque a opção "Local de Instalação do Aplicativo".

Selecione onde quer baixar seus jogos de PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Selecione onde quer baixar seus jogos de PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

É melhor comprar um PlayStation 4 ou montar um PC Gamer? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Santos
    2017-03-10T19:32:22  

    Só passei para dar risada dos sonystas que estão vibrando com a atualização do HD externo que o Xbox One tem a anos. Antes HD externo era ridiculo, hoje é maravilhoso. Scorpio vem aí!

    recentes

    populares

    • Victor Santos
      2017-03-10T19:32:22  

      Passei só pra perguntar, onde estão os exclusivos "bons" do Xbox one????????????????????????????????????????????????????????????????????

    recentes

    populares

    • Victor Santos
      2017-03-10T19:32:22  

      Victor Santos eu acho melhor você procurar carregar seu controle a pilha pra depois jogar seus jogos de bebezinho

  • Diego
    2017-03-14T12:56:45

    Cada retardado brigando e defendendo sony ou microsoft, esses acéfalos não ganham um centavo se quer por defender essas empresas só dão mais dinheiro para elas bando de ignorante.

  • Douglas Estrafati
    2017-03-11T10:51:43  

    minha HD samsung de 500gb 3.0 não é reconhecida pelo ps4, mais alguem teve o mesmo problema?

    recentes

    populares

    • Douglas Estrafati
      2017-03-11T10:51:43  

      O problema é esse, Samsung.

    recentes

    populares

    • Douglas Estrafati
      2017-03-11T10:51:43  

      Eu tbm ate formatei pra fat 32 e nada , o meu e o m3 portlabe sansumg

  • Gotardo
    2017-03-11T06:54:13  

    O X-Caixa é muito trash. Sou mais a SONYA

    recentes

    populares

    • Gotardo
      2017-03-11T06:54:13  

      Eh mais o sonho né... Pq quem tem PS só vive de sonho. Enquanto o Xone já tem esse recurso há anos, agora q o Playstation veio ter. Sou mas a caixa de jogos do que o playsonhos.

  • Andre Souza
    2017-03-12T13:34:44

    esses comentários de fan boy so prova que nenhum tem mais de 18 anos, tudo criança.

  • Jorge Costa
    2017-03-11T04:05:57  

    tenho os dois.... me divirto com vcs discutindo.... continuem ....

    recentes

    populares

    • Jorge Costa
      2017-03-11T04:05:57  

      kkkkk

    recentes

    populares

    • Jorge Costa
      2017-03-11T04:05:57  

      Manda aí a ID e a Gamertag

  • Eduardo Machado
    2017-03-11T08:51:31  

    Belo tutorial ajuda bastante os leigos tal mas agora estou em duvida alguem sabe quando sera a estreia do Drogba na libertadores com a camisa do timao,vlw,flw,tmj e nois

    recentes

    populares

    • Eduardo Machado
      2017-03-11T08:51:31  

      Boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo
    2017-03-11T00:24:01  

    Os modinhas fanboy da microsoft ficam louco, nso tiveram dinheiro pra compra um PS4, por isso tem um xboxpq eh mais barato e precisam se auto afirmar

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2017-03-11T00:24:01  

      galera ridiculo isso, tem um PS4 ja fazem quase 4 anos comprei no EUA, se nao me engano na segunda ou terceira atualizaçao de sistema o externo ja estava liberado , uso HD de 1 TB a 3 anos que bosta de noticia....

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2017-03-11T00:24:01  

      PARE DE USAR DROGAS

  • Marcelo Siqueira
    2017-03-10T14:17:43  

    Boa notícia. No X Box One já havia essa possibilidade...

    recentes

    populares

    • Marcelo Siqueira
      2017-03-10T14:17:43  

      Tinha espaço,mas pra jogar forza e gears só,cadê os exclusivos?acabou?vou jogar horizon,desculpae.

    recentes

    populares

    • Marcelo Siqueira
      2017-03-10T14:17:43  

      GTA5 the best

  • Raul Matos
    2017-03-10T18:51:40  

    Depois de um século que x one disponibilizou essa funçao.... Lah vem o ps4 anos luz dpois copiar e os sonistas ainda acham o máximo...

    recentes

    populares

    • Raul Matos
      2017-03-10T18:51:40  

      O que é x one?

    recentes

    populares

    • Raul Matos
      2017-03-10T18:51:40  

      Xbox One, não conhece?

  • Thiago Barbosa
    2017-03-11T00:33:41

    Novidade que no xbox já é uma velha... Já era sem tempo....

  • Jhow Ruiz
    2017-03-11T00:33:11

    É ridiculo esses caras q tem um videogame e criticar a concorrência, seja pc, ps4 ou xbox ... cada um tem q ser feliz com o q tem e pronto ...

  • Pedro Henrique
    2017-03-10T23:47:52

    da hora

  • Sr Saraiva
    2017-03-10T12:20:57  

    beleza, falta agora comprar um ps4 para testar essa função!

    recentes

    populares

    • Sr Saraiva
      2017-03-10T12:20:57  

      Barato heim

    recentes

    populares

    • Sr Saraiva
      2017-03-10T12:20:57  

      boa kkkkkkkk

  • Marcio Ribeiro
    2017-03-10T14:38:01  

    tenho 1 ps4 normal (quarto), 1 ps4 (sala) pro e 1 xbox one s (quarto) !!

    recentes

    populares

    • Marcio Ribeiro
      2017-03-10T14:38:01  

      quem ?

    recentes

    populares

    • Marcio Ribeiro
      2017-03-10T14:38:01  

      só faltou dizer que vc tem um ps4 dentro do seu r4bo!

  • Cristian Grey
    2017-03-10T20:38:14

    novidade para os donos de xbox one, o ps4 agora aceita HD externo kkkkk !!!

  • Cristian Grey
    2017-03-10T20:35:55

    Novidades para os donos de Xbox one, o ps4 agora aceita HD externo, kkkkkk

  • The Rocketeer
    2017-03-10T17:26:37  

    Se minha namorada loira e minha amiguinha morena não tomassem tanto meu tempo, eu até que compraria um PS4 que nem vocês...

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2017-03-10T17:26:37  

      Se tu não dá conta de duas, pra quer um quer um PS4 né?

  • Bruno Ribeiro
    2017-03-10T11:31:35  

    Sensacional. Ótima atualização

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2017-03-10T11:31:35  

      Seagate

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2017-03-10T11:31:35  

      Prefiro o meu snes

  • William Passos
    2017-03-10T14:46:42

    naum mim digaaaaa

  • Eduardo Silva
    2017-03-10T13:35:08  

    Beleza...só falta juntar dinheiro e comprar um PS4!

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2017-03-10T13:35:08  

      quem fez a piada primeiro, vc o Saraiva? Um ta fazendo plágio do outro.

  • Vinicius Sammogini
    2017-03-10T14:28:28

    Ótimo, agora não vou mais vender o meu por falta de espaço ....

  • Bruno Moura
    2017-03-10T13:52:33

    A tela de notificações ficou diferente.

  • Daniel Silva
    2017-03-10T13:47:13

    legal