Video game

05/03/2017 08h00 - Atualizado em 07/03/2017 15h33

Confira dicas para evitar o aquecimento do PS4

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O PS4 é um aparelho que roda jogos com grande qualidade gráfica, o que sempre exige bastante de seu processamento e das placas. Por conta disso, ele pode aquecer constantemente e o sistema de resfriamento interno nem sempre é o bastante para resolver o problema. Veja dicas para tomar cuidado e evitar o aquecimento do seu console:

Confira as impressões do PS4 Pro, o console mais potente da Sony

Deixar espaço

Sempre deixe algum espaço entre o PS4 e uma parede ou superfície que possa tampar sua saída de ar – que fica na parte traseira. É indicado ter, no mínimo, 30 centímetros de espaço para que o console possa “respirar” adequadamente.

Dicas para evitar que seu PS4 aqueça demais (Foto: Divulgação/Sony)Dicas para evitar que seu PS4 aqueça demais (Foto: Divulgação/Sony)

Por isso é sempre bom evitar manter o PS4 em estantes ou armários que tenham a parte de trás fechada. Mantenha-o em um local bem ventilado, para que o cooler interno possa trabalhar da forma correta.

Procure deixar em superfície que não aquece

O PS4 esquenta por si só. Mesmo com o cooler interno, e mesmo em locais ventilados, ele ainda fica quente enquanto está rodando um jogo, principalmente aqueles mais bonitos e pesados. Por isso, procure mantê-lo em superfícies que não atraiam tanto calor.

Dicas para evitar que seu PS4 aqueça demais (Foto: Divulgação/Sony)Dicas para evitar que seu PS4 aqueça demais (Foto: Divulgação/Sony)

O mármore, por exemplo, é conhecido por dissipar o calor. Já uma superfície em madeira não é tão bem indicada. A ideia é que, além do calor do videogame, o lugar onde ele está não ajude a acumular mais ainda.

Limpar sempre que possível

Limpar o PS4 é sempre uma boa ideia. Para isso, faça pelo menos o básico: passe um pano que não risque em toda a sua superfície para, principalmente, retirar a poeira, que também ajuda a acumular calor.

Dicas para evitar que seu PS4 aqueça demais (Foto: Divulgação/Sony)Dicas para evitar que seu PS4 aqueça demais (Foto: Divulgação/Sony)


Se preferir, use um pequeno bastão com algodão na ponta para poder limpar as saídas de ar que ficam na parte traseira do console. Por fim, se tiver os conhecimentos técnicos possíveis, é sempre bom abrir a carcaça para poder retirar a poeira de dentro do aparelho – mas esta opção é recomendada apenas para os mais experientes com o assunto.

Jogar em ambiente refrigerado

Sabemos que o Brasil é um país quente, bem mais do que em locais onde o mercado do PS4 é maior, como Europa, Japão ou Estados Unidos. Porém, se for possível, procure instalar o console em um local bem refrigerado na casa.

Dicas para evitar que seu PS4 aqueça demais (Foto: Divulgação/Sony)Dicas para evitar que seu PS4 aqueça demais (Foto: Divulgação/Sony)

O ideal é que ele fique no mesmo lugar onde há ar condicionado instalado. Se não for possível, deixe-o no cômodo mais arejado da casa. Em hipótese alguma deixe que o PS4 pegue sol que entra pela janela. Caso contrário, além de poder estragar o videogame a longo prazo, contribui, e muito, para seu aquecimento.

PS4 Slim ou Pro: quais as diferenças e qual vale a pena? Converse com outros jogadores em nosso Fórum!


    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Luiz Messias
      2017-03-06T09:40:12  

      Poderiam ter mencionado na matéria se um segundo cooler funciona ou não! Já pensei em comprar mas não sei se é realmente eficaz ou não.

      recentes

      populares

      • Luiz Messias
        2017-03-06T09:40:12  

        Funciona. Eu comprei um modelo que é acoplado atrás. Ele ajuda a retirar o calor de dentro, ele aspira o calor. E por consequêcnia, reduz bem a temperatura. Recomendo.

    • Alan Ricardo
      2017-03-10T19:53:16

      Essa funcao de aqcimento me serve bastante,enquanto eu jogo aproveito pra por o pao com queijo na parte de baixo do console e o nescau na parte de cima,ai o lanche vai ta sempre quentinho,ja no inverno me serve de aquecedor,problema cronico mesmo o jeito e aproveitar unindo o util ao agradavel,rss.

    • Eduardo Machado
      2017-03-07T19:24:32

      bacana a materia e tal agora estou em duvida alguem sabe quando o Drogba vai estrear na libertadores pelo curintias ,vlw ,flw ,tmj e nois

    • Fabiano Bichet
      2017-03-06T19:27:28

      nossa que dicas, mais obvio impossivel

    • Wendel Pereira
      2017-03-05T22:47:55  

      Se não bastasse todas as desvantagens em relação ao Xbox One, ainda tem isso né... Pura modinha, e quem for esperto vai vender enquanto é tempo.

      recentes

      populares

      • Wendel Pereira
        2017-03-05T22:47:55  

        "Se não bastasse todas as desvantagens em relação ao Xbox One..." kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      recentes

      populares

      • Wendel Pereira
        2017-03-05T22:47:55  

        Dislei Barreto.... retrocompatibilidade = jogo velho. Jogos Free = tanto psn quanto live dão jogos ruins, que ninguem joga. Ea acess= Argumento valido, muito bom. Graficos= ??? 900p?? Mais velocidade pra ligar= ????? x1leva 1 minuto. Menus rapidos=????? aff! Garantia= Nunca estraga, nem xbox nem ps4 . Preço dos jogos bem mais baratos= vc só pode estar drogado! ou joga num pc.

    • Geronimo Mickucz
      2017-03-06T14:57:26

      Uma outra dica. Comprar uma chave Torx T8 com furo. Assim você pode abrir o ps4 e limpar melhor nas entradas e saídas de ar. De preferencia se conseguir usar um compressor de Ar.

    • Romàrio Reis
      2017-03-05T17:18:44

      Muito boa as dicas.

    • Tiago Silva
      2017-03-06T09:29:42

      A Sony deveria fazer um console pra cada tipo de País, não com numeração diferente e sim com um cooler pra cada tipo de país, exemplo: Acelerar o cooler em país quente e deixar o cooler normal em país frio, o resto deixar pra nós conservarmos bem ele!