Sistemas Operacionais

15/03/2017 10h00 - Atualizado em 15/03/2017 10h00

Saiba como acessar partições do Linux em PCs dual boot sem reiniciar

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Muitas pessoas usam Windows e Linux no mesmo computador. Para conseguir isso, elas optam por um gerenciador de boot que permite escolher qual dos sistemas usar na hora de iniciar o PC (dual boot). Apesar de ser bem prático, se você estiver usando Windows, toda vez que precisar de um arquivo do Linux, será preciso reiniciar o computador, pois o sistema da Microsoft não suporta os formatos de partições do Linux. Porém, com o aplicativo DiskInternals Linux Reader, é possível acessar arquivos do Linux pelo Windows, sem precisar reiniciar o seu computador. Confira a seguir, o passo a passo de como fazer.

Como ativar e desativar a conta de root (administrador) no Linux

Veja como acessar partições do Linux em PCs dual boot sem reiniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Veja como acessar partições do Linux em PCs dual boot sem reiniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O DiskInternals Linux Reader permite ler partições de sistema de arquivos nos formatos Ext2 Ext3, Ext4, HFSe ReiserFS, bastante comuns no mundo Linux. Com o programa só é possível ler o sistema de arquivos a partir do Windows, que serve para garantir que a interferência dele no sistema de arquivos alternativo não afetará o trabalho no Linux mais tarde. Agora que você já conhece o DiskInternals, veja como usá-lo para acessar arquivos na partição Linux a partir do Windows.

Passo 1. Primeiro, baixe o DiskInternals Linux Reader. Em seguida, instale e execute o programa;

Passo 2. Ao abrir o software, procure pela partição Linux que pode ser expressa pelos arquivo "Ext", "HFS" ou "ReiserFS". Para acessá-la, dê um clique duplo nela;

Acessando partições Linux no DiskInternals Linux Reader (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando partições Linux no DiskInternals Linux Reader (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Para acessar os arquivos de usuário na partição Linux, entre na pasta “Home” e depois na pasta com o nome do usuário;

Acessando a pasta de usuários na partição Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a pasta de usuários na partição Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Para visualizar um arquivo, basta clicar nele que seu conteúdo será exibido na área escura do aplicativo, que fica na parte inferior da tela;

Visualizando o conteúdo de arquivos no DiskInternals Linux Reader (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando o conteúdo de arquivos no DiskInternals Linux Reader (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Para salvar um ou mais arquivos da partição Linux no Windows, selecione clique com o botão direito do mouse neles e escolha a opção “Save” no menu de contexto;

Iniciando o salvamento de um arquivo no DiskInternals Linux Reader (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o salvamento de um arquivo no DiskInternals Linux Reader (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Imediatamente será iniciado o assistente de exportação do DiskInternals Linux Reader. Na primeira tela do programa, apenas clique no botão “Next”;

Iniciando o assistente de salvamento de arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o assistente de salvamento de arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela seguinte, clique no botão “Browse…”. Na janela “Procurar Pasta”, selecione a pasta onde os arquivos serão salvos e clique no botão “OK”. Para continuar, toque em “Next”;

Selecionando o local de salvamento dos arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o local de salvamento dos arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. A próxima tela do assistente mostra os arquivos que serão copiados. Nela você pode marcar ou desmarcar os itens, para escolher o que deverá ser copiado. Quando terminar de escolher, bastar clicar no botão “Next”;

Confirmando a escolha dos arquivos a serem salvos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a escolha dos arquivos a serem salvos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Quando terminar de copiar os arquivos, o assistente mostrará o link para a pasta onde os arquivos foram salvos. Clique nele para acessar os arquivos ou clique no botão “Finish” para finalizar o assistente.

Finalizando e acessando os arquivos salvos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando e acessando os arquivos salvos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com os arquivos salvos, você já pode usá-los normalmente no Windows, sem mudar nada na partição Linux, e o melhor, não foi necessário reiniciar seu computador.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares