Redes sociais

29/03/2017 07h00 - Atualizado em 31/03/2017 10h24

Saiba tudo sobre o aplicativo de vídeos do Facebook para Smart TVs

Camila Peres
por
Para o TechTudo

Após rumores, o Facebook lançou, em fevereiro, o aplicativo da rede social para Smart TVs. Por meio do software, agora é possível assistir vídeos compartilhados por amigos ou páginas, vídeos ao vivo e também aqueles recomendados com base em seus interesses, na telona. Contudo, ainda não é possível outro tipo de interação por meio de comentários ou compartilhamento dos mesmos vídeos em TVs.

Facebook Live chega para perfis comuns em PCs

O aplicativo de vídeo só funciona se o usuário tiver uma Apple TV, Amazon Fire TV ou Samsung Smart TV. Segundo a rede social, outras plataformas para televisões inteligentes receberão o mesmo app em breve. Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre o atalho para vídeos do Facebook.

tv-digital-home (Foto: Fim da TV analógica está próximo; saiba como descartar televisor antigo (Foto: Pond5))Saiba tudo sobre o app de vídeos do Facebook para TV (Foto: Poud 5)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O que é o app Facebook TV

O aplicativo do Facebook para TV funciona de forma simples e intuitiva. Para ter acesso ao software, é preciso ter uma Apple TV, Amazon Fire TV ou Samsung Smart TV, um computador e uma boa conexão com a Internet, pois os dois aparelhos precisam ter permissão para usar a sua rede doméstica.

Após conectar a TV e o computador à Internet e acessar sua conta da rede social, você já poderá mexer no Facebook pela tela grande. Mas, pela televisão, só é possível ver vídeos. O usuário pode curtir algum vídeo, mas compartilhamentos ou comentários ainda não estão liberados na nova ferramenta. Caso queira, também é possível salvar o conteúdo que assistiu ou deseja assistir.

Facebook lança aplicativo para TV (Foto: Camila Peres/TechTudo)Facebook lança aplicativo para TV (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Estratégia Video First

Ao abrir o Facebook na TV, são mostrados os vídeos compartilhados por amigos, os da páginas e pessoas que você segue, os recomendados para você, os vídeos ao vivo mais relevantes e os assistidos recentemente. Além disso, é possível acessar o seu perfil, mas só aparecem os vídeos que você publicou ou compartilhou pelo celular ou no computador. Nas “Configurações”, você pode “voltar ao aplicativo”, ver os “Termos de Serviço” e a “Política de Dados” e sair do aplicativo na sua plataforma.

Agora você pode assistir aos vídeos do seu Facebook pela TV (Foto: Camila Peres/TechTudo)Agora você pode assistir aos vídeos do seu Facebook pela TV (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Diferença entre o app Facebook para celular, web e TV

A única semelhança que o Facebook tem nas três plataformas é a possibilidade de assistir e curtir vídeos, já que não se pode fazer comentários, nem compartilhar conteúdos no app para TV. Além disso, não há opção de pesquisa por páginas ou um vídeo específico. Ainda no app, ao entrar nos perfis pessoais ou páginas, só é possível visualizar os posts com vídeos postados ou compartilhados.

Como saber se fui bloqueado no WhatsApp, Facebook e Instagram? Troque dicas imperdíveis no Fórum do TechTudo.

Tanto no app do celular quanto na web, o usuário pode curtir, compartilhar e comentar postagens, criar eventos, páginas, marcar amigos em algum conteúdo, adicionar pessoas, postar fotos e vídeos. Fora isso, é possível publicar algo no seu perfil ou no de alguém, conversar por inbox, participar de grupos, fazer denúncia de conteúdo impróprio e outras atividades mais completas.

Como usar o aplicativo do Facebook na TV

Passo 1. Ligue a sua Samsung Smart TV e clique em “Apps”;

Ligue a sua TV e clique em apps (Foto: Camila Peres/TechTudo)Ligue a sua TV e clique em apps (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Passo 2. Depois, escolha o “Facebook” (o nome é o mesmo, sem vídeo);

Escolha o app Facebook (Foto: Camila Peres/TechTudo)Escolha o app Facebook (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Passo 3. Em seguida, aperte em “Abrir”;

Aperte em abrir (Foto: Camila Peres/TechTudo)Aperte em abrir (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Passo 4. Aparecerá uma mensagem genérica do Facebook;

Mensagem que aparece quando se entra no app Facebook pela TV (Foto: Camila Peres/TechTudo)Mensagem que aparece quando se entra no app Facebook pela TV (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Passo 5. Em seguida, a rede social pede para você acessar a página facebook.com/device e dará um código para o usuário parear;

Entre no link que se pede (Foto: Camila Peres/TechTudo)Entre no link que se pede (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Passo 6. Abra o seu computador e entre no link que se pede. Coloque o seu e-mail e senha do Facebook;

Acesse o link que foi pedido e coloque suas informações (Foto: Reprodução/Camila Peres)Acesse o link que foi pedido e coloque suas informações (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 7. Agora coloque o código que apareceu no TV;

Coloque o código que apareceu na TV (Foto: Reprodução/Camila Peres)Coloque o código que apareceu na TV (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 8. Clique em “Ok” para continuar;

Clique em ok para continuar (Foto: Reprodução/Camila Peres)Clique em ok para continuar (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 9. Aparecerá uma mensagem de sucesso, dizendo que a sua conta do Facebook está conectada a TV.

Sua conta do Facebook está conectada com a TV (Foto: Reprodução/Camila Peres)Sua conta do Facebook está conectada com a TV (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Após o passo a passo, é possível ver seus vídeos da rede social pela TV e aproveitar o seu telão. O YouTube tem um recurso semelhante que permite ver vídeos do site do Google também na televisão.

*Colaborou Carolina Ochsendorf

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares