Redes sociais

23/04/2017 07h00 - Atualizado em 24/04/2017 12h09

WhatsApp: entenda as diferentes formas de enviar sua localização geográfica

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

WhatsApp permite compartilhar a localização com os contatos. O recurso serve para avisar aos amigos onde você está de maneira rápida, mas nem sempre é usado com essa finalidade. No app, é possível enviar uma localização sem estar de fato no lugar indicado no mapa. Com isso, algumas pessoas podem fingir que estão em um determinado local, mas na realidade estão somente nas proximidades.

O aplicativo mostra quando o usuário envia uma localização "forçada". Por meio de uma dica simples, você pode identificar quando alguém está realmente no lugar compartilhado. Nós explicamos as diferenças entre as duas formas de envio de localização geográfica no mensageiro. Os screenshots foram feitos em celular Android, mas o funcionamento é o mesmo no iPhone (iOS).

WhatsApp sem espaço suficiente: aprenda a resolver problema no Google Drive

[marca] WhatsApp (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)WhatsApp denuncia quem compartilha localização falsa; veja como descobrir (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)











Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Função "Envie Sua Localização"

A forma mais precisa de enviar a localização é por meio da função "Envie Sua Localização", que manda o check-in em tempo real. O WhatsApp usa as coordenadas do GPS do telefone para exibir a miniatura de um mapa, com informações vindas do Google.

Localização verdadeira enviada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Localização verdadeira enviada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Repare que não há nada na mensagem, a não ser o mapa em si. Não é possível enganar ou manipular a informação que o mensageiro envia desta forma.

Função "Digite um endereço"

A tela de compartilhamento de localização do WhatsApp também tem um campo com os dizeres "Digite um endereço". Ao escrever o nome de algum estabelecimento ali, o mensageiro vai mostrar o endereço dele junto com a miniatura de mapa.

O WhatsApp usa as informações do Facebook para determinar quais são as lojas, shoppings e outros pontos de interesse perto do remetente. No entanto, por meio desta função é possível burlar o reconhecimento de GPS do aplicativo. Em testes feitos pelo TechTudo, foi possível colocar um local a quase 10 quilômetros de distância de onde o smartphone estava.

Localização falsa enviada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Localização falsa enviada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Em tese, portanto, é possível enganar os amigos e enviar uma localização diferente da que o remetente está.

Agora você já sabe que é possível detectar se um contato enviou uma localização no WhatsApp sem estar de fato no lugar indicado no mapa.

Vídeo » Aprenda como esconder o status "online" no WhatsApp


Como transferir conversas do Whatsapp no Android para iPhone? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Roberto
    2017-04-24T02:09:57  

    Cada vez mais vocês tiram o livre arbítrio dos usuários, e faz uma matéria que pode trazer a discordia, eu acho que é feio mentiras, só que cada um é responsável pelos seus atos, agora se a pessoa por algum motivo mandou uma localização falsa, ela deve ter os seus motivos para isso, é que não cabia a vocês fazerem essa matéria para desmentir uma ação que não são dá conta de vocês .. isso vai direto contra a lei do livre arbítrio .. *FICA A DICA*

    recentes

    populares

    • João Roberto
      2017-04-24T02:09:57  

      Caraca. Que viajem esse seu comentário!!! Você tá passando bem, velho?

  • Matheus Gomes
    2017-04-23T18:54:37

    kkkkkkkkkkkkkkkk, mentira que eu li essa matéria. Lugares marcados vem com o endereço, olha o tamanho do título aí do TJMG

  • Alvaro Rissi
    2017-04-23T19:52:58

    Quem deu está fica deveria ser punidos mentir e causar discórdia

  • Marcos Wadeck
    2017-04-23T13:53:37

    Realmente a notícia não está correta. Se a pessoa está em um local que esteja gravado no mapa o endereço irá aparecer. Caso envie apenas a localização no mapa em um local qualquer não aparece o endereço. Além disso a pessoa pode mandar localização falsa salvando em uma conversa ou grupo várias localizações anteriores e reenviar.

  • Yury
    2017-04-23T11:53:22

    Techtudo e suas dicas inovadoras que 99,99% das pessoas sabem!

  • Rafael Toledo
    2017-04-23T11:12:39  

    Que matéria mais inútil! Se a pessoa está no local e o mesmo local já está marcado, por localização, com endereço, é localização falsa? Essa foi feia, hein TechTudo!!

    recentes

    populares

    • Rafael Toledo
      2017-04-23T11:12:39  

      essa realmente foi rodicula. ontem mesmo enviei a localizacao da minha casa para um amigo e apareceu em baixo, rua, numero, bairro. Simplismente esta salvo ueee... TechTudo cada vez mais se supera em materias inuteis e com informaçoes loucas... pior q essa e so aquelas "usuarios comentam" ... desânimo viuuuu...