Impressora

13/04/2017 07h00 - Atualizado em 13/04/2017 07h00

Como instalar ou atualizar o suporte para impressoras da HP no Linux

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Ao contrário do que muitos pensam, o Linux possui um ótimo suporte para as impressoras da HP. Na verdade, na maioria das distribuições, esse suporte já vem instalado e não é necessário fazer quase nada para instalar qualquer hardware da empresa.

Conheça os diferentes tipos de impressora e descubra a ideal para você

Mas nem todo Linux traz esse suporte instalado, e quando traz, nem sempre será a versão mais recente. Por causa disso, nesse tutorial será mostrado como instalar ou atualizar o suporte a impressoras da HP no Linux, usando o HPLIP.

Impressora multifuncional Officejet 7710, da HP (Foto: Divulgação/HP) (Foto: Impressora multifuncional Officejet 7710, da HP (Foto: Divulgação/HP))Veja como instalar ou atualizar o suporte a impressoras da HP no Linux (Foto: Divulgação/HP)

Para instalar o HPLIP e obter os mais recentes drivers da HP no Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Acesse a página de downlod do projeto HPLIP. Nessa página, desça a tela do navegador até visualizar o botão “Download HPLIP”, e clique nela. Baixe a última versão e salve-a com o nome hplip.run na sua pasta pessoal (geralmente /home/usuario):

Baixando a última versão do HPLIP (Foto: Reprodução/Edivaldo)Baixando a última versão do HPLIP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Abra um terminal e execute o comando abaixo para acessar sua pasta pessoal, e o arquivo baixado;

cd ~

Acessando a pasta do usuário no terminal (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a pasta do usuário no terminal (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Digite o comando abaixo e tecle enter, para tornar o instalador um executável:

chmod +x hplip.run

Adicionando a permissão de execução no instalador HPLIP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando a permissão de execução no instalador HPLIP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em seguida, use o comando abaixo para iniciar a instalação do HPLIP:

./hplip.run

Iniciando a execução do instalador HPLIP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a execução do instalador HPLIP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Siga as instruções de configuração,responda as perguntas dele (na maioria das vezes, apenas tecle enter ou digite y), e no final, tudo estará instalado.

Pronto! Agora você já pode plugar impressoras ou escâneres da HP e usá-los.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares