Diagnósticos e melhorias

01/05/2017 07h00 - Atualizado em 01/05/2017 07h00

Internet 3G acaba rápido? Como descobrir vilões da franquia com GlassWire

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O GlassWire é um aplicativo disponível para download grátis em celulares Android que ajuda a identificar quais serviços do smartphone estão consumindo mais Internet no 3G e Wi-Fi. Para isso, o app oferece gráficos completos com monitoramento em tempo real e a possibilidade de criar alertas para quando sua franquia está próxima de estourar.

Assim, é possível ter um controle sobre a quantidade de Internet consumida e economizar, caso já esteja perto de acabar. Confira, neste tutorial, o passo a passo de como usar o GlassWire para poupar dados.

Sete formas de economizar sua Internet usando o Facebook no Android

GlassWire  (Foto: Aline Batista/TechTudo)GlassWire mostra apps que mais gastam Internet no celular; veja como usar (Foto: Aline Batista/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Configurando o aplicativo

Passo 1. Após baixar o GlassWire no TechTudo Downloads, abra o aplicativo. Na tela inicial, o app pedirá, em Inglês, por algumas permissões. Toque em “Go to Settings”.

Passo 2. A janela de “Apps com acesso ao uso” será aberta. Clique em "GlassWire".

GlassWire precisa que usuário autorize acesso ao uso no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GlassWire precisa que usuário autorize acesso ao uso no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Ative a chave em “Permitir acesso de uso” e confirme qualquer solicitação.

Clique em chavinha para liberar o aceeso de uso ao GlassWire no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em chavinha para liberar o acesso de uso ao GlassWire no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Volte ao GlassWire e toque em “Next”.

Passo 5. Se você usa versões mais recentes do Android, o sistema perguntará se deseja permitir o gerenciamento de chamadas telefones. Confirme.

Permita que o GlassWire gerencie chamadas no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Permita que o GlassWire gerencie chamadas no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O aplicativo estará instalado. Agora, basta continuar usando o seu aparelho normalmente para que o app colete os dados.

Conferindo o consumo da Internet

Para obter melhores resultados no GlassWire, é recomendado que o usuário aguarde pelo menos algumas horas ou dias antes de conferir os gráficos de consumo. Afinal, o aplicativo pode rastrear apenas o consumo após a sua instalação e configuração. Além disso, os gráficos tendem a se tornar muito mais precisos e afinados com os hábitos do usuário após certo tempo de uso.

Passo 1. Ao abrir o GlassWire, o app já mostra diretamente gráficos sobre o uso da Internet. Para filtrar os resultados e ter mais precisão na análise, escolha primeiro o intervalo que será analisado: há opções entre cinco minutos (5 minutes) e 90 dias (90 Days).

GlassWire pode filtrar informações de consumo de dados de acordo com o tempo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GlassWire pode filtrar informações de consumo de dados de acordo com o tempo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. À direita do tempo, escolha agora o tipo de conexão que deseja analisar: Mobile (3G/4G), Wi-Fi ou ambas. Como queremos evitar o fim da franquia 3G, escolheremos Mobile.

Usuário pode filtrar gráficos do GlassWire para acompanhar apenas consumo do 3G (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode filtrar gráficos do GlassWire para acompanhar apenas consumo do 3G (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. O GlassWire exibirá um gráfico de acordo com os critérios escolhidos. Nele, é possível ver a quantidade de download em azul e a de upload em verde, sendo possível identificar o picos de uso ao longo do tempo. Fora isso, os marcadores “NEW” indicam que um novo aplicativo se conectou à Internet pela primeira vez naquele momento.

GlassWire traz gráfico e identifica sempre que um novo aplicativo faz uma conexão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GlassWire traz gráfico e identifica sempre que um novo aplicativo faz uma conexão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Abaixo do gráfico, é possível ver a quantidade de dados baixados (download, enviados (upload) e sua distribuição pelas redes móvel e Wi-Fi. Além disso, a ferramenta apresenta uma lista com o consumo de cada app, organizada em ordem decrescente, ou seja, com os que mais gastam 3G no topo.

Passo 5. Para conferir mais informações de um aplicativo, clique sobre ele. O GlassWire mostrará um gráfico de consumo específico para o app e informações sobre a data da instalação, última atualização e primeira atividade em rede.

GlassWire traz resumo do consumo de dados e mostra aplicativos em ordem decrescente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GlassWire traz resumo do consumo de dados e mostra aplicativos em ordem decrescente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Se estiver desconfiado que o app está consumindo muitos dados “escondido” em segundo plano, é possível impedir que ele se conecte à Internet quando não estiver aberto. Para isso, toque em "Permissions".

Passo 7. O GlassWire abrirá as Informações do App no Android. Toque em "Uso de dados".

GlassWire pode mostrar gráfico de app específco para que usuário tome medidas para reduzir o consumo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GlassWire pode mostrar gráfico de app específico para que usuário tome medidas para reduzir o consumo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. O Android exibirá um pequeno relatório sobre o consumo de dados daquele app em primeiro e segundo plano no período indicado na tela. Caso queira desabilitar o acesso em segundo plano, desligue a chave indicada.

Usuário pode desativar o consumo de dados em segundo plano para economizar 3G (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode desativar o consumo de dados em segundo plano para economizar 3G (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Observação. Tenha em mente que desativar os dados em segundo plano impedirá que o aplicativo exiba notificações e faça sincronização de conteúdo quando não estiver aberto. Por outro lado, isso pode ter um impacto positivo na bateria.

Dica. A desativação do acesso em segundo plano pode ajudar a economizar alguns “megas” no seu 3G, mas o consumo será o mesmo quando o app for aberto. Alguns aplicativos, como o próprio Instagram, trazem modos de economia de consumo próprios. O TechTudo possui diversos tutoriais relacionados a esse tema.

Apps como Instagram e Snapchat possuem modo de economia de dados próprios (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Apps como Instagram e Snapchat possuem modo de economia de dados próprios (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como identificar os aplicativos que consomem mais a sua franquia de dados no Android.

Algumas funções “extras” interessantes

Ao clicar no menu “sanduíche” do GlassWire, o usuário pode encontrar alguns recursos interessantes para ajudar a economizar Internet. Confira os principais.

Data Plan: Acesse essa função se quiser criar alertas relacionados ao seu pacote de dados. Ao clicar em “Set Data Plan”, o usuário pode informar qual o seu limite de dados, se o plano é pré-pago (prepaid) ou renovável/conta (recurring), bem como informar a duração do ciclo e a data de inicio. Ao fim, é possível solicitar alertas ao alcançar alguns níveis de consumo ou estourar o plano.

GlassWire pode usar informações do pacote de dados do usuário para emitir alertas de consumo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GlassWire pode usar informações do pacote de dados do usuário para emitir alertas de consumo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Alerts: Sempre que um novo aplicativo se conectar à Internet, o GlassWire mostrará um contador na guia “Alerts”. Ao clicar nele, é possível conferir qual app se conectou à Internet pela primeira vez.

GlassWire traz notificações de novos aplicativos que se conectam à Internet (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GlassWire traz notificações de novos aplicativos que se conectam à Internet (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Notificação de consumo: O GlassWire exibe ainda um contador na central de notificações que mostra, em tempo real, o consumo de dados no Wi-Fi e 3G. Clique sobre ele para abrir o aplicativo e ver os dados completos.

GlassWire mostra notificação constante com informação sobre consumo de Internet (Foto: Reprodução/Elson de Souza)GlassWire mostra notificação constante com informação sobre consumo de Internet (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como usar o GlassWire para identificar os vilões da sua conexão 3G no Android.

Como melhorar e acelerar a Internet lenta? Comente no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dali Rosa
    2017-05-02T08:42:30

    escrever esta bobagem,afiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Mks Suspensao
    2017-05-01T19:03:04  

    O titulo dá a entender q se trataria de um app que poderia manter conectado a internet mesmo sem franquia ou wifi

    recentes

    populares

    • Mks Suspensao
      2017-05-01T19:03:04  

      matéria ridícula essa .nota zeeeeeeeeeeeeerrrrrrroooooooooooo!

  • Fabio
    2017-05-01T16:13:43

    FRESCURA... A INTERNET É QUE ESTA CARA E VENDEM PACOTES VERGONHOSOS...