TechTudo

22/02/2011 18h49 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Top 10: The Legend of Zelda

Arthur Figueiredo Para o TechTudo

A série The Legend of Zelda completou essa semana 25 anos. Em 21 de fevereiro de 1986, o game original, criado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka para o Famicom (NES no resto do mundo), chegava às lojas japonesas. Ninguém sabia o que estava por vir. Uma das mais adoradas franquias da história dos videogames logo se tornaria uma das mais bem sucedidas.

Zelda (Foto: Divulgação)Zelda 25 anos (Foto: Divulgação)

Histórias emocionantes e personagens cativantes permeiam todos os games, que misturam aventura, combate, exploração e muitos puzzles dentro dos infames “dungeons”. Isso sem falar na fantástica Triforce, item que, de maneira brilhante, une herói, mocinha e vilão – Link, a Princesa Zelda e Ganondorf, respectivamente – em linhas narrativas que se cruzam perigosamente a cada edição.

Somente este ano, teremos o lançamento de mais dois games: Ocarina of Time 3D, remake para o novo portátil 3DS, e um game inédito, Skyward Sword, para o Wii.

Realidades paralelas, possíveis sequências ou reencarnações ligam os jogos. Se existe uma cronologia única que reúna todos eles, talvez não se descubra nem nos próximos 25 anos. Em homenagem à esta data especial, e à uma série mais especial ainda, criamos um ranking com seus melhores games:

10 - Twilight Princess

Twilight Princess (Foto: Divulgação)Twilight Princess (Foto: Divulgação)

A última aventura de Link nos consoles, em 2006, foi também um dos games de lançamento do Wii. No game, o herói começa como um simples camponês, até descobrir seu destino de salvar a terra de Hyrule de uma terrível escuridão. Apesar de ótimos gráficos e jogabilidade, e de muitas referências a games anteriores, o jogo foi muito criticado porque Link passa boa parte do tempo transformado em lobo, o que não agradou os fãs.

9 - The Minish Cap

The Minish Cap (Foto: Divulgação)The Minish Cap (Foto: Divulgação)

Lançado em 2005 para o Game Boy Advance, o game mostra Link atravessando uma terra estranha em busca de relíquias fragmentadas. Mas o único meio de conseguir é se tornando microscópico, com a ajuda do Minish Cap do título, e fundindo estas relíquias para resolver puzzles e salvar a diminuta população.

 

 

8 - Majora’s Mask

Majora’s Mask (Foto: Divulgação)Majora’s Mask (Foto: Divulgação)

Já no fim da vida do Nintendo 64, em 2000, fomos presenteados com esta pérola do desenvolvimento de personagem como poucas vezes foi vista antes. Sequência de Ocarina of Time, neste game Link vai parar no estranho mundo de Termina, que será destruída pela lua (com a cara do Ganondorf) em apenas três dias. Com o relógio tocando, viagem no tempo, máscaras estranhas e muita gente para ajudar, ele deve salvar o mundo mais uma vez.

7 - Four Swords / Adventures

Four Swords / Adventures (Foto: Divulgação)Four Swords / Adventures (Foto: Divulgação)

Dois jogos distintos lançados com dois anos de distância, Four Swords saiu em 2002 para o Game Boy Advance juntamente com seu port de A Link to the Past, quase como um experimento multiplayer no qual quatro jogadores competiam e cooperavam, cada um com seu Link de uma cor. Já em Four Swords Adventures (Gamecube, 2004) os quatros Links se reúnem em uma história inédita, com fases amplas e muita liberdade.

 

6 - Oracle of Ages / Seasons

Oracle of Ages / Seasons (Foto: Divulgação)Oracle of Ages / Seasons (Foto: Divulgação)

Em uma fantástica parceria com a Capcom, o Game Boy Color ganhou em 2001 os jogos interligados Oracle of Ages e Oracle of Seasons, situados no mundo de Holodrum. Em Ages, Link pode manipular o tempo e dar grandes saltos entre passado, presente e futuro. Em Seasons, ele pode manipular as estações do ano e o clima, para resolver puzzles e abrir diferentes passagens.

 

5 - Link’s Awakening

Link’s Awakening (Foto: Divulgação)Link’s Awakening (Foto: Divulgação)

Sequência direta de A Link to the Past, este game foi lançado em 1993 para o Game Boy e depois colorizado em 98 para o Game Boy Color. No game, Link se torna náufrago na ilha de Koholint e deve juntar instrumentos para acordar o esquisito Wind Fish e voltar pra casa. Apesar das limitações do portátil, o game foi um sucesso.

 

 

4 - The Wind Waker

The Wind Waker (Foto: Divulgação)The Wind Waker (Foto: Divulgação)

Com um visual de cartoon que causou muita polêmica na época, esta edição para o Gamecube em 2003 é sobre… navegação. No futuro, terra de Hyrule é inundada para conter o poder de Ganondorf, e cabe a Link percorrer as ilhas em busca de pistas para recuperar os pedaços da Triforce, enfrentando no caminho de pirata a certas princesas com crise de identidade…

 

3 - The Legend of Zelda

O game original merece um lugar de destaque pela sua originalidade e por ser um dos primeiros da indústria a ter sua história contada no próprio jogo, não no manual. O esperto sistema de itens, os dungeons dificílimos e chefes memoráveis tornaram The Legend of Zelda referência de aventura de qualidade.


2 - A Link to the Past

Lançado em 1992, para o SNES, o maior desafio de Link começa em uma Hyrule tomada pela destruição e doenças, que abraça o mago Agahnim como seu salvador, mas logo a princesa Zelda descobre a terrível verdade e manda um pedido de socorro nos sonhos do herói para ele restaure a paz. Com gráficos excelentes para a época, muito mais itens e personagens e dois mundos para explorar, o jogo se tornou um verdadeiro clássico.


1 - Ocarina of Time

Poucas franquias na indústria fizeram a transição da jogabilidade 2D para a 3D de maneira tão satisfatória como Zelda. O Nintendo 64 já havia mostrado a que veio com seu Super Mario 64, mas The Legend of Zelda: Ocarina of Time o superou. Considerado o marco zero da série, o game cenários vastos e belíssimas animações, além de focar a origem do mal de Ganondorf, explorando temas como destino e a perda da inocência como nunca havia sido visto antes.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Luís Oliveira
    2012-07-23T12:04:50

    Não concordo, nem discordo, muito pelo contrario. hehe Piadinhas a parte, não joguei todos os zeldas mas o Ocarina é considerado o melhor pela evolução e pelo numero de fãs que ele trouxe a série. tenho o Zelda 1 e 2 de NES que são otimos, o a link to the past de SNES e o Proprio Ocarina (tenho no N64 (em japones e brasileiro (comprei em 98)) e no 3DS e o Majoras (jap) e meu ranking seria dos que tenho: 1 - Ocarina of time 3D 2 - Ocarina of time 3 - Majoras Mask 4 - The Legend of zelda 5 - A link to the past 6 - zelda 2:Adventure of link

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andreia Vasconcelos
    2012-06-06T13:32:33

    Twilight Princess deveria esta em primeiro ou segundo lugar

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jéssica Fernanda
    2011-02-23T10:31:06

    Não concordo com esse top 10. Dá para ver nitidamente que o autor se baseou na própria opinião. Uma prova disso é colocar Twilight Princess na posição 10 por um motivo como "Link virava lobo toda hora". Twilight foi considerado pela crítica como forte candidato a competir com o melhor Zelda, o Ocarina. Então ele não pode estar atrás de Wind Waker, que é um jogo que não agradou TODOS os fãs de Zelda. Ou você vai me dizer que ser obrigado a navegar horas em um mar para achar um ponto específico onde estão tesouros é uma coisa mais divertida que virar lobo e ver espíritos?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Oliveira
    2012-07-23T12:04:50

    Não concordo, nem discordo, muito pelo contrario. hehe Piadinhas a parte, não joguei todos os zeldas mas o Ocarina é considerado o melhor pela evolução e pelo numero de fãs que ele trouxe a série. tenho o Zelda 1 e 2 de NES que são otimos, o a link to the past de SNES e o Proprio Ocarina (tenho no N64 (em japones e brasileiro (comprei em 98)) e no 3DS e o Majoras (jap) e meu ranking seria dos que tenho: 1 - Ocarina of time 3D 2 - Ocarina of time 3 - Majoras Mask 4 - The Legend of zelda 5 - A link to the past 6 - zelda 2:Adventure of link

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andreia Vasconcelos
    2012-06-06T13:32:33

    Twilight Princess deveria esta em primeiro ou segundo lugar

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade