TechTudo

20/10/2011 07h41 - Atualizado em 26/06/2013 10h40

Simulador de Battlefield 3 coloca o jogador dentro da guerra

Spencer Stachi Para o TechTudo

Battlefield 3 é um dos jogos mais esperados de 2011. Talvez por todo o realismo apresentado nas imagens e vídeos, talvez pelo sucesso e evolução da franquia Bad Company, ou até por querer bater de frente com Call of Duty. A questão em si é que o jogo tem impressionado e a Electronic Arts investido pesado para fazer da série um sucesso maior do que já é.

Novas imagens de Battlefield 3 (Foto: Divulgação)Battlefield 3 (Foto: Divulgação)

Um dos exemplos de alto investimento é que será apresentado pelo programa de tecnologia do Channel 5 no Reino Unido, The Gadget Show. Uma prévia foi disponibilizada através do vídeo no Youtube, mas a apresentação oficial só será apresentada no dia 24 de Outubro, na próxima segunda-feira.

Conheça Arma 3 Alpha, jogo de guerra similar a Battlefield

No programa, os apresentadores Jason Bradbury e Suzy Perry reuniram uma equipe técnica para fazer um simulador de Battlefield 3 com total imersão aos jogadores. Para se ter uma idéia da grandiosidade tecnológica, foram investidos £ 500.000, cerca de US$ 650.000 ou mais de R$ 1 milhão.

Simulador de Battlefield 3 (Foto: Divulgação)Simulador de Battlefield 3 (Foto: Divulgação)

O simulador conta com diversos apetrechos tecnológicos de ponta, projetado em uma redoma em 360 graus, com 4 metros de altura e 9 metros de largura feito pela empresa Igloo Vision. Conta ainda com uma esteira portátil feita pela empresa sueca MSE Weibull, que faz com que o jogador mova o personagem na tela com os próprios movimentos do corpo. Para ajudar na simulação, há 12 marcadores de paintball que disparam contra o jogador, fazendo-o sentir em tempo real os disparos inimigos de diferentes locais, um sistema de arma sem fio, uma câmera hackeada do acessório para Xbox 360 Kinect e ambientação com iluminação em LED.

Somado a toda parafernália acima, o simulador ainda conta com dez câmeras de infravermelho que rastreiam constantemente o movimento do jogador na esteira especial. Esses dados são enviados a um PC rodando Battlefield 3, controlando a velocidade e a direção em que o jogador se move dentro do jogo. As mesmas câmeras rastreiam também a direção em que o gamer aponta a arma sem fio, mantendo centralizada a cena de ação como nos próprios jogos em primeira pessoa, não fazendo o jogador se perder e mantendo-o imerso a ação.

A imersão fica completa com um sistema de iluminação em LED vindo diretamente do jogo, com cores interferindo na projeção do jogo na redoma e ainda com a câmera hackeada do Kinect, que capturam os movimentos do jogador como pulo e agachamento e que são replicadas diretamente dentro do jogo no próprio personagem.

Battlefield 3 (Foto: Divulgação)Battlefield 3 (Foto: Divulgação)

Essa idéia maluca surgiu em julho desse ano, quando o programa de TV percebeu que os jogos de hoje são muito reais, possuindo gráficos sofisticados, mas mantém os jogadores presos em frente a um monitor estático. Pensando em diversas possibilidades, chegaram a monstruosidade de um simulador de mais de 1 milhão de reais.

 

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Mayco Lima
    2011-11-01T18:36:16

    cara e quero estar vivo pra comprar um desses qunado o futuro chegar

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hebert Santos
    2011-10-24T08:32:21

    Sou amante da tecnologia e apaixonado por jogos principalmente baseados em guerra e em primeira pessoa, adorei o simulador, Imagina seu jogo preferido você ter ele em 360º com certeza vai te colocar em uma guerra muito real.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Santos
    2011-10-21T23:03:22

    vou pedir um desses para o papai noel

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kaio Fernandes
    2011-10-20T15:46:38

    Isso é incrivel, esse é meu sonho de cosumo. Essa empresa The Gadget Show leu meus pensamentos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • David Leal
    2011-10-20T11:39:38

    jogar em um mapa conquest vai ser muito interessante, hehehehe.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade