TechTudo

22/12/2011 15h23 - Atualizado em 22/12/2011 18h40

Como montar uma classe eficiente em MW3

Ingo Müller Para o TechTudo

Ok recruta, você passou pelas cinco horas da campanha e ganhou mais corações púrpuras do que todo o elenco de Band of Brothers*, mas agora o treinamento básico acabou. Está na hora de tirar as rodinhas da bicicleta e testar sua perícia contra alvos mais espertos que os inimigos afobados controlados pela máquina - chegou o momento de enfrentar outros humanos.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

Mas não pense que será tão simples quanto superar as fases lineares do seu treinamento básico. Seus novos alvos são jogadores treinados, que sabem camperar e controlam cada tiro. Se você encarar uma partida online como uma das missões da história principal, estará liquidado antes que consiga falar "headshot". Felizmente, a força expedicionária do Techtudo está aqui para te dar uma mão: não podemos lutar por você, mas iremos ensinar como chegar no campo de batalha com o equipamento certo. Acompanhe neste tutorial nossas dicas para criar uma classe eficiente, e quem sabe você conseguirá sair inteiro desta guerra.

As melhores ferramentas pro serviço

A primeira escolha fundamental de um soldado é a sua arma, e esta é, sem dúvida, a decisão mais importante que um jogador de Modern Warfare pode fazer. Quando você encontrar alguma que se encaixe no seu estilo de jogo, irá perceber que existem muitas iguais a ela, mas aquela é sua. Saberá que você sem sua arma não é nada, e que sua arma sem você também não é nada.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

Felizmente, opções não faltam em Modern Warfare 3, mas algumas são notadamente mais eficientes do que outras. Rifles de assalto, por exemplo, são conhecidos pela sua versatilidade e podem dar combate a adversários em várias distâncias diferentes. Deles, o que tem os melhores atributos é o Type 95, que, na distância certa, consegue derrubar um adversário com apenas duas balas bem colocadas. A única "desvantagem" deste rifle é que ele não é automático, disparando rajadas de três tiros - o que pode desagradar alguns jogadores.

Se este é o seu caso, o G36C pode ser uma alternativa sólida, mas acredito que o melhor custo-benefício na categoria dos fuzis é o Scar-L, que tem a vantagem de ser destravado muito mais cedo que os demais. Independente da escolha, os fuzis se beneficiam de proficiências como stability e focus, mas o attachment fica a critério do jogador - heartbeat sensor, miras especiais e silenciadores são bastante populares, enquanto o lança granadas está sendo bem menos utilizado do que em Modern Warfare 2, quando havia uma farra de noob tubes.

As submetralhadoras ganharam espaço neste jogo. Como os mapas de MW3 favorecem confrontos cara a cara, este tipo de arma se tornou uma pequena maravilha, já que é bem fácil estar na distância ideal para despachar os inimigos. Dentre todas as opções, uma das preferidas on-line é a P90, embora a PM-9 e a PP90M1 tenham maior cadência de tiros. Neste quesito, confesso que tenho uma opinião bem particular - a minha preferida é a UMP45 por causa da precisão, que permite enfrentar alvos a média distância com menos dificuldade. Para todas as submetralhadoras, o attachment Rapid Fire garante o domínio do combate em curta distância.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)

As metralhadoras leves perderam um pouco do seu charme em relação aos outros jogos da franquia - há quem goste, mas em um game dinâmico como Modern Warfare sacrificar mobilidade nem sempre é um bom negócio. A L86 LSW dispara com boa velocidade, cobrindo de chumbo qualquer área rapidamente, e com a vantagem de ser a primeira arma da categoria.

Outra opção interessante é a PKP Pecheng, que ganha na precisão e alcance. De qualquer forma, se você for seguir por este caminho pouco usual, procure attachments e proficiências que dêem mais estabilidade para estas armas - recomendo inclusive atirar deitado sempre que possível, para aumentar a precisão e diminuir o coice violento, mas não se esqueça: em mãos bem treinadas, uma metralhadora é uma excelente ferramenta defensiva para dar fogo de cobertura aos seus aliados e impedir que os inimigos tomem objetivos nas disputas de times.

Também não há moleza para os franco atiradores em MW3 - não que as armas sejam ruins: os mapas é que não favorecem o posicionamento para combates de longa distância. De qualquer forma, ser um sniper oferece uma boa relação de risco-recompensa, já que mesmo que você erre o tiro, o oponente não terá muitas formas de contra-atacar. A maior dificuldade do sniper é ter alguém que cubra seu lado cego, o que é difícil de conseguir em partidas on line (a menos que você jogue com um conhecido, e tenha combinado previamente a cobertura do flanco), além disso, todos os que carregarem este tipo de rifle devem ter uma boa arma secundária para confrontos cara a cara.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)

No final das contas, a escolha do rifle é estritamente pessoal, já que as táticas são as mesmas: o Barret e o AS50 dão mais dano, o Dragunov e o RSASS tem a melhor taxa de tiros, o MSR tem dano alto e boa mobilidade, permitindo táticas de guerrilha para atirar, atrair e comutar. Qualquer que seja a arma, você precisa dominar a tática do quickscope para se dar bem como sniper em Modern Warfare.

No geral, as escopetas estão mais fracas do que em Modern Warfare 2, e acabam sendo deixadas de lado por muitos jogadores que não entravam no campo de batalha sem uma boa cartucheira no game anterior. Em Modern Warfare 3, existem opções de escopetas automáticas como a USAS 12 e a AA-12, mas estas armas costumam te deixar com o pente vazio cedo demais. A SPAS-12, que era um absurdo no Black Ops, deixou de ser automática e perdeu o posto de melhor shotgun para a Striker: graças ao seu tambor, esta arma consegue levar uma boa quantidade de munição, e ainda por cima atira rápido. Para completar, existe um glitch que torna a vida de quem usa escopetas muito mais fácil: utilizar o attachment Extended Magazine aumenta a quantidade de balas no clip de todas as armas, menos das escopetas - aqui, o que aumenta é a quantidade de petardos disparados por tiro, que sobem de oito para 12, tornando o dano até 50% maior.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

O Riot Shield é um caso à parte. Se você quiser sacrificar um pouco da sua letalidade em prol do time, um destes vai garantir que você consiga conquistar objetivos com mais facilidade, além de chamar a atenção dos inimigos para si enquanto seus aliados procuram posições mais vantajosas. Só não se esqueça de se abaixar, ou o escudo não vai defender suas pernas. Tome cuidado com investidas kamikazes - inimgios que saltam de um lugar alto também podem furar sua defesa. E, embora o escudo projeta contra explosões, um semtex colado em você continuará fazendo muito estrago. Mesmo assim, nada dá mais suporte a um time do que um soldado que exerce a função de tropa de choque.

Diga "olá" para as minhas amigas

A menos que você gaste um precioso perk vermelho para poder entrar na guerra armado até os dentes, só poderá levar uma arma primária. Então é melhor escolher bem qual equipamento irá complementar seu arsenal. Um dos consensos da comunidade on line é que as pistolas não estão valendo muito à pena em Modern Warfare 3 - até mesmo a querida Desert Eagle está patética se comparada a suas encarnações anteriores. Existem revólveres também, mas não pense que a Magnum .44 da Infinity Ward é a mesma do Dirty Harry. No geral, as pistolas-metralhadoras estão melhores como armas secundárias, e quem opta por uma pistola geralmente faz a escolha pensando mais na estética do que na eficiência.


Das machine pistols, a única verdadeiramente ruim é a FMG9, mas felizmente você abre coisa melhor logo logo. MP9 e Skorpion são armas parecidas e dão conta do recado, sendo boas opções para praticamente qualquer classe, especialmente para quem anda com riot shield ou sniper rifle. Já a G-18 é um caso a parte: ela consegue cortar oponentes como se eles não estivessem alí. Muitos jogadores, inclusive, abandonam suas armas primárias para empunhar duas G18 (com o attachment Akimbo) como armamento principal.


Para encerrar, temos os lançadores, que são excelentes para jogos de times - não pense em mirar em pessoas com a maioria dessas armas desajeitadas, elas são melhores para derrubar o apoio aéreo do inimigo. A primeira delas, o SMAW, só deve ser usada em casos de grande desespero, já que dificilmente derruba no primeiro tiro. O Javelin tem muitos adeptos, mas demora para marcar os alvos e não consegue travar nada que esteja muito próximo.

O Stinger é muito bom - sua única contra-indicação é que ele ataca apenas veículos (mas, lembrando, quem ia querer usar uma coisa dessas como armamento anti-pessoal, quando qualquer rifle é melhor?). O XM25 é uma excessão, um lança granadas que deve ser empregado contra alvos terrestres - porém, o dano é decepcionante, e como não existe o perk Fireworks em Modern Warfare, acaba deixando a desejar para uma arma que é aberta apenas no 52o nível. O M320 GLM também é um lança granadas, mas desta vez single shot (como o antigo Thumper), e tem a desvantagem de contar com pouca munição - pra piorar, nem o perk Scavenger reestabelece o estoque. O RPG-7, última das armas da categoria, é um lança mísseis primariamente anti-pessoal, então acredito que não preciso dizer mais nada, correto? Então prossigamos...

1,2,3, fogo!

A melhor forma de explodir pessoas em Modern Warfare 3 é com granadas. Ponto final. Delas, a Frag é o modelo mais familiar para jogadores de FPS: puxe o pino, cozinhe alguns segundos e jogue no inimigo. Se for no tempo certo, o inimigo morre. Se errar, você morre - o ápice da simplicidade.Frags são ótimas para tirar o alvo de cobertura, e para serem arremessadas em spawn points, garantindo mortes fáceis.

53% dos players de Battlefield 3 também joga Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)53% dos players de Battlefield 3 também joga Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

A Semtex é a velha granada adesiva, utilizada como armamento anti tanque na segunda guerra mundial. Ao contrário da Frag, ela não tem "pavio" - sempre vai demorar o mesmo tempo para explodir, o que gera táticas interessantes: cole uma semtex em um alvo, veja ele se desesperar e correr para seus amigos, eliminando boa parte do time adversário. Só tome cuidado porque um oponente esperto irá correr na sua direção, tentando te levar junto. Semtexes também podem ser coladas em qualquer parede, no teto ou no chão, permitindo que você faça armadilhas quando desconfia que alguém pode sair "dalí", mas o dano da granada é bastante reduzido quando ela é utilizada desta forma. No final das contas, a maior utilidade deste tipo de granada é danificar alvos lentos, como um juggernaut e um soldado com riot shield.

Substituindo a machadinha de Black Ops, temos a faca de arremesso. Mas a função é a mesma, permitindo kills rápidas e limpas caso você seja bom de mira. A faca é um excelente complemento para quem usa riot shield como arma primária, já que surpreende muitos alvos que se concentram em furar as defesas do escudo.


Como Modern Warfare acabou com a categoria "equipamentos" presente em Black Ops, muitos intens foram incorporados nas duas categorias de granadas. A primeira delas é a Bouncing Betty, mina antipessoal saltadora que cobre um ângulo de 360 graus. Porém, um jogador que consiga se deitar pode escapar da explosão ileso. Outra mina presente no jogo é a Claymore, que funciona de forma praticamente idêntica a Bouncing Betty, mas não cobre toda a área ao seu redor e ainda é facilmente identificável à distância, mesmo sem o perk SitRep (mais detalhes adiante). O último explosivo destravado é o C4, uma bomba de detonação remota que ajuda a montar armadilhas, especialmente em partidas de Domination e Search and Destroy.

A utilização das granadas não letais depende muito do seu estilo e do tipo de jogo. A Flashbang cega o oponente, e é muito boa para invasões e para enfrentar oponentes fortes, como os citados Juggernauts. As granadas de concussão deixam o alvo desorientado, e são ótimas para Capture the Flag.

O Scrambler funciona da mesma forma que o Jammer de Black Ops, afetando o radar inimigo - porém é uma faca de dois gumes, já que denuncia que você está por perto, por isso, melhor que usar um Jammer para se esconder é fazer armadilhas com ele, induzindo o inimigo a procurar um camper que não existe enquanto você dá a volta. O radar portátil é praticamente o oposto do Scrambler, funcionando como um UAV de mão.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)

A granada de fumaça é ótima para captura de pontos, mas lembre-se que você continua visível para alvos que tenham o perk Marksman. O EMP é uma novidade na série, e ajuda o jogador a passar por Turrets e desabilitar equipamento inimigo temporariamente - mas acredite, existem formas melhores de lidar com este tipo de ameaça. O Trophy System proteje jogadores próximos de alguns poucos disparos, e pode ser a diferença entre a vida e a morte para o camper. Por fim, utilize a inserção tática para driblar o fraco sistema de respawn do jogo.

Cheiro de napalm pela manhã!

Uma das maiores mudanças de Modern Warfare 3 em relação aos seus predecessores é o sistema de Streaks - em vez de recompensar mortes, agora a recompensa é por pontuação, o que incentiva o trabalho em equipe e a conquista de posicões nos modos de jogo que tem objetivos. Além disso, existem três tipos de streaks diferentes, sendo cada um perfeito para um estilo de jogo distinto.

O Assault é o que mais lembra as bonificações dos jogos anteriores, sendo ideal para jogadores ofensivos, que acumulam kills rapidamente. Eles permitem ação direta contra os inimigos, atacando-os com mísseis controlados remotamente, colocando armamento automático no campo de batalha, convocando ataques aéreos em áreas marcadas do mapa e até chamando apoio aéreo de helicópteros blindados. Apenas se lembre de duas coisas: chamar apoio aéreo sem poder localizar seus inimigos significa desperdiçar disparos, então use seus streaks como Predator Missile quando um aliado tiver um UAV ativo; e que seus inimigos podem derrubar seu suporte aéreo dos céus com tiros de lançadores.


O Support é ideal para jogadores que atuam de forma mais defensiva, ou iniciantes que não tem uma boa relação de assassinatos por morte. Os bônus são mais discretos, como tirar o radar do adversário do ar, fornecer coletes a prova de balas para o time, além de outros efeitos benéficos.

Specialist é, sem dúvida, o mais diferente de todos os streaks: a cada morte, você vai acumulando novos perks e tornando seu personagem mais forte. Este tipo de streak é ideal para o modo de jogo free-for-all, ou para jogadores que gostam de atuar de forma idependente, como lobos solitários, ou que gostem do conceito de "exército de um homem só", popularizado nos filmes do Stallone. Apenas fique atento que, ao morrer, a contagem reseta e você passa a ser um soldado como outro qualquer.

Existe também um streak secreto: após 25 pontos, você pode chamar a MOAB, mãe de todas as bombas, que explode e mata todos os seus inimigos na fase, deixando um rastro de destruição que dificilmente será esquecido tão cedo.


Olha o que eu sei fazer!

Além das armas, cada personagem tem habilidades especiais, os perks. Em MW3, existem três tipos de perks: Tier 1 (os azuis), Tier 2 ( vermelhos) e Tier 3 (amarelos). Como o jogo permite que você escolha um de cada, você pode maximizar sua especialidade ou conquistar mais versatilidade com os perks corretos.

No Tier 2 estão alguns dos melhores perks do jogo. Quickdraw permite mirar mais rápido, Blast Shield protege contra explosões, Hardline proporciona streaks mais frequentes, Orverkill possibilita carregar duas armas primárias e Assassin faz com que o inimigo não consiga lhe identificar rapidamente, além de dar imunidades contra vários tipos de ataque (como o irritante EMP), sendo uma das melhores escolhas em qualquer circunstância.

No último slot disponível para Perks estão algumas possibilidades interessantes, como Marksman, que melhora a mira de qualquer atirador; Stalker, que permite ao soldado se mover mais rápido enquanto mira; SitRep, que detecta explosivos e equipamentos inimigos; Steady Aim, que dá mais precisão para tiros feitos "do quadril", sem mira (ótimo para escopetas, e bom para submetralhadoras). Por fim, Dead Silence reduz o barulho que você faz, o que é bom no modo on line, mas inútil em partidas de tela dividida.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

Você pode fazer boas combinações graças aos perks. Blind Eye, Assassin e Dead Silence e uma arma com silenciador deixam seu personagem praticamente indetectável. Blast Shield e SitRep fazem de qualquer jogador um esquadrão anti-bombas de um homem só; Extreme Conditioning e Steady Aim permitem que você corra pelo mapa eliminando campers antes que eles consigam reagir; Marksman e Stalker melhoram os disparos de rifles de assalto, enquanto Sleight of hand e Steady Aim beneficiam muito os adeptos da escopeta Striker.

Lembre-se que todo perk possui uma versão melhorada, que se torna disponível depois que você consegue dominar o perk em questão e realiza algumas tarefas pre-determinadas.

Hora da revanche!

Caso você morra muitas vezes em sequência, o jogo lhe dará um Death Streak, na tentativa de permitir uma reação. Não é nada que garanta uma virada instantânea (como o X Factor de Marvel Versus Capcom...), mas eles podem ser o incentivo para virar o jogo.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

Juiced confere mais velocidade e permite fugir de spawn killers, funcionando muito bem em conjunto com Extreme Conditioning. Final Stand pode permitir recuperações inesperadas, mas qualquer jogador experiente consegue derrubar um inimigo caído com facilidade. Martyrdom pode surpreender um oponente distraído, mas eu não contaria com isso... Hollow Points aumenta o dano e é uma escolha bacana, lembrando o finado perk Stopping Power. Dead Man's Hand parece uma mistura de Martyrdom com Final Stand e causa um grande estrago, mas demora para fazer efeito. Revenge é o meu preferido, marcando a localização do último inimgio que te matou, sendo perfeito para jogadores vingativos, ou para eliminar aquele camper chato que impede o seu avanço.

Toques finais

O restante das opções de customização serve apenas para individualizar sua classe, definindo o emblema e a tag, que são destravados de acordo com as suas realizações no campo de batalha. Encare isso como seu "cartão de visitas", e ensine os oponentes a te respeitarem antes mesmo do jogo começar.


Seguindo estas dicas, você verá que passar os oitenta níveis de classe antes do primeiro prestígio não é tão difícil assim - basta persistência, olho vivo e dedo no gatilho, e os oponentes nunca serão!

*http://pt.wikipedia.org/wiki/Band_of_Brothers

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Marcelo Silva
    2011-12-23T10:00:58

    mano gosto de jogar mw3, não gostei de 2 coisas daqueles 4 elicópteros e dos inimigos nascerem ao seu lado isso é horrivél, se alguél quiser me add zoinhoooo e seja bem vindo abraço

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano Araujo
    2012-01-02T22:29:45

    Prezados, alguém sabe o pq de após finalizar o jogo, aparece apenas 52% da campanha concluída?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wellington Moura
    2011-12-26T09:34:16

    Fala moçada... Eu vou de ACR 6.8 com Attachments - Launcher e Silence (supressor). Perk - Sleight + Assassins + Dead Silence - Secundário Launcher Stinger... Isso faz um estrago q vocês num tem noção... CLA/PSN - [GPAR] Coringa_Brazuca... Add ai pra gente prega fogo... Abraço!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rei Silva
    2011-12-28T12:37:32

    pow nao consegui achar a arma pkp pecheng como que desbloqueia? so consegui a PECHENEG KAKA AMADORISMO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ingo Müller
    2011-12-27T11:29:52

    Fala Rodrigão. Meu chapa, acho a FMG9 ruim como secundária. Já ficou sem balas e tentou trocar pra ela? É pedir pra terminar num caixão. Se você quiser primar, funciona bem com o Akimbo - sem ele, acho perda de tempo. Ainda assim, pelo recuo da FMG, acho que quem se acostuma com a G18 pode conseguir melhores resultados. De qualquer forma, quem quer uma secundária sem akimbo para suporte ao armamento principal, eu recomendo a Skorpion - mas essa é a minha escolha pessoal, ok?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade