TechTudo

22/03/2012 09h50 - Atualizado em 22/03/2012 09h50

Surpresa: games gratuitos consomem mais bateria em tablets e smartphones

Bruno do Amaral Para o TechTudo

Angry Birds chegou primeiro no iTunes, mas logo depois foi para o Android (Foto: Reprodução)Angry Birds chegou primeiro no iTunes, mas logo
depois foi para o Android (Foto: Reprodução)

Um estudo norte-americano publicado pela revista New Scientist no último domingo (18) revela que aplicativos “gratuitos” acabam por devorar a bateria dos smartphones e tablets. Isso acontece porque os softwares acabam utilizando mais energia para angariar dados de localização com GPS por meio da rede 3G do que para rodar um jogo, por exemplo. Pode não ser surpresa para muitos, mas é a confirmação de que nada é de graça mesmo.

Realizada por Abhinav Pathak, cientista da computação da Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos, a pesquisa analisou aplicativos populares, como Angry Birds e Free Chess, no sistema operacional Android. Utilizando um aplicativo capaz de medir o percentual de energia, ele descobriu que apenas de 10% a 30% do consumo é destinado a rodar os games.

No caso de Angry Birds, por exemplo, apenas 20% é utilizado para exibir e rodar o jogo, enquanto 45% da energia serve para informar a localização e receber as propagandas adequadas à região do usuário. Além disso, a conexão 3G permanece aberta por 10 segundos adicionais após o download dos dados, o que significa mais 28% de consumo da bateria.

Segundo Pathak, essa discrepância na eficiência energética é fruto de programação ruim por parte dos desenvolvedores para gerar lucro com os aplicativos. Mas o fato é que, de uma forma ou de outro, o usuário acaba pagando pelo jogo de alguma forma, neste, por meio da vida útil da bateria. O cientista deverá apresentar a pesquisa publicamente em abril em uma conferência em Bern, na Suíça.

Via New Scientist

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade