TechTudo

21/09/2012 19h05 - Atualizado em 21/09/2012 19h05

Jogos antigos que ganharam versões para mobile

Felipe Vinha Para o TechTudo

Você sempre teve aquela vontade de revisitar jogos que aproveitou há alguns anos? Aquele clássico da sua infância, aquele game do Atari, do Nintendinho, coisas que não voltam mais. A grande maioria ficou lá, perdida nos cartuchos do passado, mas uma boa notícia é que alguns destes clássicos já voltaram, em formato acessível no smartphone ou tablet mais próximo.

Quais são os clássicos que voltaram mobile? (Foto: Reprodução)Quais são os clássicos que voltaram mobile? (Foto: Reprodução)

Confira uma lista com grandes jogos do passado que voltaram em versão mobile. Alguns com novos gráficos, outros mantendo o visual básico e a dose de nostalgia lá em cima.

Pac-Man

É claro que este não poderia faltar. Pac-Man, na verdade, já voltou diversas vezes, em várias plataformas e com diversos formatos. Mas a versão mais recomendada para quem quer ver o herói amarelo novamente é o game Pac-Man Championship Edition, lançado no iPhone e Android.

Pac-Man voltou com um visual mais futurista (Foto: Divulgação)Pac-Man voltou com um visual mais futurista (Foto: Divulgação)

O jogo mistura a nostalgia dos gráficos retrô com toques modernos. São diversas fases no mesmo estilo que você tinha costume de jogar – coletando pílulas e fugindo dos fantasmas -, mas com neons, brilhos, luzes e outras opções de visual que deve deixar a experiência bem mais chamativa.

River Raid

Esse retorno não pode ser considerado oficial, mas é basicamente o mesmo jogo que conhecíamos nos tempos do Atari 2600. River Raid, considerado por muitos como um dos primeiros jogos “de navinha”, voltou em versão não-oficial lançada no iPhone, com o nome de AirFox HD.

Uma cópia muito fiel ao original River Raid (Foto: Divulgação)Uma cópia muito fiel ao original River Raid (Foto: Divulgação)

O jogo é basicamente o mesmo River Raid de sempre, mas sem o nome original e sem o envolvimento da produtora Activision, dona da marca na época. Com esta versão, dá para se divertir desviando dos obstáculos e enchendo seu combustível pelo caminho, com aquele característico barulinho.

Double Dragon

Outro que vira e mexe aparece com nova versão, o clássico dos fliperamas Double Dragon ganhou uma elogiada conversão para o iPhone. Nesta edição a jogabilidade é basicamente a mesma – ande pelo cenário distribuindo pancadas nos inimigos -, mas com boas diferenças gráficas e também nos controles.

Double Dragon volto com gráficos arrasadores (Foto: Divulgação)Double Dragon volto com gráficos arrasadores (Foto: Divulgação)

Agora para jogar existe um joystick virtual bem discreto, que não ocupa toda a tela, como na maioria dos jogos mobile. Os gráficos deste Double Dragon estão estonteantes, com animações fluídas, personagens bem desenhados e golpes com efeitos visuais de cair o queixo. Vale relembrar os velhos tempos de pancadaria gratuita.

Doom

Tudo bem que este não pode ser encaixado no padrão de “jogos do Atari ou Nintendinho”, mas Doom é um dos principais clássicos dos games, responsável pela popularização dos jogos de tiro em primeira pessoa no PC e também pelas partidas multiplayer, sempre repletas de violência e cheias de tiros para todos os lados. Não é por acaso que sua versão para smartphones e tablets é um dos jogos mais vendidos nestas plataformas.

Tiroteio e violência no seu bolso com Doom Classic (Foto: Divulgação)Tiroteio e violência no seu bolso com Doom Classic (Foto: Divulgação)

Conhecida como Doom Classic, esta versão mantém o original intacto, sem nenhum tipo de melhoria gráfica, apenas com mudanças na jogabilidade para tornar sua vida mais fácil em relação à tela sensível ao toque. É legal porque dá para se sentir na época do seu computador antigo, se você teve um, com direito ao som tosco e abafado. Tudo parte do charme.

Pitfall

O bom e velho Pitfall, “pai” de todos os jogos atuais que misturam exploração de locais antigos e batalhas contra monstros em florestas, deixou saudades desde que muita gente abandonou o antigo Atari. Mas o velho guerreiro sempre volta em novas versões, ainda que sejam consideradas bem mais fracas que a clássica e original. Porém, uma nova edição para smartphone que foi lançada recentemente fez valer a pena.

Pitfall tem um novo visual, mas sem perder o charme (Foto: Divulgação)Pitfall tem um novo visual, mas sem perder o charme (Foto: Divulgação)

Esta nova versão apresenta gráficos 3D, novas formas de se jogar e muito mais conteúdo, mas sem perder o charme do original. A câmera, por exemplo, é bem diferente da versão original, mas nem por isso o desafio vai ser menor ou muito diferente do que você já está acostumado. Os controles são mais simples, para ser mais acessível a todos, e é preciso ter dedos rápidos para desviar dos perigos no caminho.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Daniel Cuter
    2012-09-24T15:15:04

    Esse Double Dragon foi portado para Zeebo também

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Raphael Cattani
    2012-09-24T09:24:32

    Para Iphone tem Enduro tambem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Laerte Renck
    2012-09-22T09:36:11   , respondido respondido 2013-10-01T15:36:55

    Tenho um PS2 desbloqueado, e entre os jogos de PS2, tenho um emulador do SNES e tem muita coisa boa lá, Final Fight, os Mários (entre estes o Mário Bros 3 o melhor, em minha opinião), Top Gear (pena que o 3000 não funciona, até no emulador para PC ele funciona só até uma parte), Donkei Kong, ou seja, você volta ao passado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Laerte Renck
      2012-09-22T09:36:11   , respondido respondido 2013-10-01T15:36:55

      Pois é, mas infelizmente eu não tive sorte com Top Gear 3000.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

      recentes

      populares

      • Laerte Renck
        2012-09-22T09:36:11   , respondido respondido 2013-10-01T15:36:55

        jogo atéhj

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Laerte Renck
        2012-09-22T09:36:11   , respondido respondido 2013-10-01T15:36:55

        Pois é, mas infelizmente eu não tive sorte com Top Gear 3000.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
        • Laerte Renck
          2012-09-22T09:36:11   , respondido respondido 2013-10-01T15:36:55

          jogo atéhj

          COMPARTILHAR

          Imagem do usuário

          TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade