TechTudo

21/09/2012 13h47 - Atualizado em 21/09/2012 13h47

Os dez melhores jogos para Nintendo 64

Rafael Monteiro Para o TechTudo

Ainda no início da era 3D, a Nintendo surpreendeu a todos ao anunciar seu console: o Nintendo 64. Rapidamente o videogame se tornou uma verdadeira revolução na época e competiu diretamente com os videogames da geração 32 bits: Sony PlayStation e Sega Saturn.

Top 10 jogos do Nintendo 64 (Foto: Divulgação) (Foto: Top 10 jogos do Nintendo 64 (Foto: Divulgação))Nintendo 64 (Foto: Divulgação)

Mesmo não tendo sido um sucesso absoluto, o Nintendo 64 teve uma grande parcela de fãs e recebeu diversos jogos de peso, os quais se tornaram verdadeiros clássicos com a passar do tempo. Confira o nosso Top 10:

10 – Star Wars: Rogue Squadron

Uma parceria da Nintendo com a LucasArts garantiu uma série de jogos de Star Wars exclusivos para o Nintendo 64, como Star Wars: Episode 1 – Racer, entre outros. No entanto, foi a série Star Wars: Rogue Squadron que mostrou o potencial da franquia em jogos de batalhas espaciais.

10 - Star Wars: Rogue Squadron (Foto: Divulgação)Star Wars: Rogue Squadron (Foto: Divulgação)

Este foi também um dos primeiros jogos a utilizar o Expansion Pak do console, que permitia gráficos com o dobro da resolução tradicional. Com uma dificuldade bem balanceada, o título conquistou até os jogadores mais exigentes, tornando-se a base para outro sucesso da geração seguinte: Star Wars: Rogue Squadron 2: Rogue Leader.

9 – Conker’s Bad Fur Day

O Nintendo 64 enfrentou muitos problemas para despertar o interesse das produtoras, já que elas lucravam muito mais com o seu rival, o PlayStation. A Rare foi uma das poucas produtoras que ajudaram a popularizar o console lançando clássicos e mais clássicos.

9 - Conker's Bad Fur Day (Foto: Divulgação)Conker's Bad Fur Day (Foto: Divulgação)

Conker’s Bad Fur Day reflete bem a liberdade que a empresa estava tendo, sendo um dos jogos mais "desbocados" até hoje. O protagonista do game é um esquilo, que deveria estrelar um jogo colorido e meigo, mas acabou se tornando um fanfarrão que satirizou vários filmes da época e desafiou os bons costumes com seu monstro de fezes cantando ópera.

8 – Super Smash Bros.

Com seu grande foco no 3D o Nintendo 64 foi um console muito pobre em matéria de jogos de luta, perdendo séries como Street Fighter e Marvel Vs, da Capcom. Para remediar isso, a Nintendo trouxe todo o seu time de estrelas para um game de luta completamente 3D como nunca se viu antes.

8 - Super Smash Bros. (Foto: Divulgação)Super Smash Bros. (Foto: Divulgação)

Super Smash Bros. uniu ícones como Mario, Link, Samus, Pikachu, Donkey Kong, Fox, Captain Falcon, Kirby, entre outros, para se enfrentarem de uma maneira que nunca havia sido apresentada. Com uma premissa diferente, onde o objetivo era arremessar seu adversário para fora do cenário, Super Smash Bros. se estabeleceu como um dos mais originais jogos de luta dos últimos tempos.

7 – Star Fox 64

Ainda no Super Nintendo, Star Fox foi responsável por mostrar uma forma rudimentar de gráficos 3D nos consoles. A limitação técnica não atrapalhou a empreitada da raposa espacial em se tornar um título consagrado. Porém, foi no Nintendo 64 que Star Fox se estabeleceu como uma franquia de peso.

7 - Star Fox 64 (Foto: Divulgação)Star Fox 64 (Foto: Divulgação)

Também foi Star Fox 64 que estreou uma tecnologia que se tornaria padrão nos videogames, o Rumble Pak - acessório que fazia o controle vibrar nas suas mãos. Unindo o acessório, à ação frenética dos tiroteios espaciais e o universo repleto de segredos, o título deixou saudades entre os fãs do console.

6 – Banjo-Kazooie

O Nintendo 64 era terra de Super Mario 64, provavelmente o jogo de plataforma mais aclamado da era 3D. A Rare tinha como objetivo garantir seu espaço com Banjo-Kazooie, seu principal título do gênero. Onde muitos viram uma missão impossível, a produtora viu uma oportunidade, conseguindo habitar até hoje o imaginário dos fãs.

6 - Banjo-Kazooie (Foto: Divulgação)Banjo-Kazooie (Foto: Divulgação)

Apesar de não contar com a tradição do encanador da Nintendo, os personagens Banjo e Kazooie tentaram compensar tudo isso com carisma, humor e um jogo que bebia da fonte de Super Mario 64, mas o expandia em todos os sentidos. Apesar de muitos considerarem sua sequência superior, o original permanece mais acessível e divertido.

5 – Mario Kart 64

Outro elemento inovador do Nintendo 64 que se tornou padrão nos dias de hoje era: usar quatro controles ao mesmo tempo no mesmo console. De início essa adição poderia não parecer tão chocante assim, mas isso logo mudou quando a Nintendo apresentou Mario Kart 64.

Mario Kart 64 (Foto: Divulgação)Mario Kart 64 (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que naquela época, Mario Kart ainda não era uma série, pois só existia um jogo, no Super Nintendo. Isso não impediu de Mario Kart 64 rapidamente se tornar o embaixador do multiplayer no Nintendo 64, sendo extremamente divertido até os dias de hoje.

4 – The Legend of Zelda: Majora’s Mask

Considerado como o irmão feio de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, este capítulo da série ficou marcado por ser completamente diferente dos outros. Majora’s Mask despertou um interesse peculiar em alguns jogadores, enquanto afastou outros, sendo lembrado sempre de maneira controversa, ora genial, ora inacessível.

The Legend of Zelda: Majora's Mask (Foto: Divulgação)The Legend of Zelda: Majora's Mask (Foto: Divulgação)

The Legend of Zelda: Majora’s Mask, como diziam as propagandas japonesas, trazia o medo para o mundo de The Legend of Zelda. Com uma atmosfera sombria e uma lua de rosto assustador que cairia sobre o mundo em três dias, esta foi uma das aventuras mais tensas de Link, assim como um dos títulos mais marcantes do Nintendo 64.

3- Super Mario 64

Quando a Nintendo prometeu uma revolução com seus novos gráficos totalmente 3D, talvez as pessoas pensassem que tudo não passava de uma promessa vazia, não fosse o fato que Super Mario 64 liderava essa proposta. O salto das aventuras do bigodudo, do Super Nintendo para o Nintendo 64 foi um verdadeiro marco na história da empresa.

Jogue agora Super Mario Sunshine 64

Super Mario 64 trocava o esquema de fases 2D a serem terminadas por mundos em 3D a serem explorados. Apesar de muito diferente de suas origens, colocando Mario para resolver enigmas e conseguir estrelas, o jogo se consagrou como um dos maiores clássicos do console e estabeleceu uma base para muitos outros títulos semelhantes.


2 – Goldeneye 007

É quase impossível mostrar para uma nova geração o que Goldeneye 007 simbolizou na época em que foi lançado. O gênero de tiro em primeira pessoa não tinha muito espaço nos consoles. Além disso, jogos baseados em filmes não costumam dar muito certo até hoje. Mas para a surpresa de todos, a Rare transformou todos esses problemas em um jogo que se tornou um verdadeiro clássico.

Goldeneye 007 trazia uma campanha desafiadora e que mudava bastante a sua forma de ver o jogo de acordo com a dificuldade escolhida. Porém, seu verdadeiro brilho sempre esteve no formidável modo multiplayer que, mesmo funcionando apenas no mesmo console e em tela dividida, gerava horas de diversão.


1 – The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Após um longo ciclo de desenvolvimento, a aventura de Link no Nintendo 64 se tornou uma tradução da palavra “épico” para os videogames. Nunca antes jogadores haviam explorado um mundo tão vasto e rico em três dimensões, e com uma trama tão envolvente.

Sem surpresas, The Legend of Zelda: Ocarina of Time é até hoje o melhor jogo do Nintendo 64, tornando-se, ironicamente, atemporal. A maior prova disso são as vendas do remake lançado para Nintendo 3DS, que encabeçam a lista dos mais vendidos desde que o portátil foi lançado.

 
  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Sami Junior
    2013-04-07T14:36:01

    essa lista é totalmente equivocada não ter nenhum mario party ai ou o jogo q deixou a galerinha mais nervosa tal de pokemon stadium

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Castro
    2012-12-14T07:02:01

    A nintendo foi e sempre será minha paixão, pq os jogos não são enjoativos e não a modo on-line q só joga os viciados... NINTENDO FOREVER!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Allys José
    2012-10-09T08:36:31

    Esqueceram do 007 era muito tbm!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • vera morgado
    2012-10-06T21:05:34

    Com certeza mtos ai estão corretos, mas smash(épico, revolucionário, e todos os adjetivos possíveis) em 7° nunca esse e 1º fato!!! E ficou faltando Mario Part e alguma franquia do pokemon como snaps ou stadium mereciam estar na lista.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Areias
    2012-09-28T01:09:10

    Soh n concordo com o conker's bad fur day atras do banjo kazooie, quem ja jogou os dois sabe q o conker's eh bem melhor

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade