TechTudo

30/10/2012 14h29 - Atualizado em 30/10/2012 18h35

De Maximum Carnage a Ultimate: confira os melhores jogos do Homem-Aranha

Rafael Monteiro Para o TechTudo

Um dos personagens mais populares das histórias em quadrinhos, o Homem-Aranha, é também muito conhecido pelos gamers por sua longa trajetória nos mais variados consoles. O TechTudo separou aqui dez dos melhores títulos já estrelados pelo amigo da vizinhança.

Top 10 Jogos do Homem-Aranha (Foto: Divulgação)Top 10 Jogos do Homem-Aranha (Foto: Divulgação)

10 – Spider-Man & Venom: Maximum Carnage
(Mega Drive)

Maximum Carnage foi um dos primeiros títulos de herói a colocar os personagens no contexto de uma história em quadrinhos existente e não um enredo genérico criada apenas para o jogo. Os fãs se dividem um pouco sobre ele, ora clamando-o como um ótimo beat’em up do Homem-Aranha, ora reclamando de sua repetição e dificuldade.

Spider-Man & Venom: Maximum Carnage (Foto: Divulgação)Spider-Man & Venom: Maximum Carnage (Foto: Divulgação)

9 – Spider-Man: The Video Game
(Fliperama)

E por falar em beat’em up, aqueles jogos de ação onde você vai andando e batendo em todo mundo, o Homem-Aranha também teve sua versão para os fliperamas, em parceria da Marvel com a Sega. Trazendo convidados especiais como Black Cat, Namor e Gavião Arqueiro, ele mesclava partes de ação com outras de plataforma, criando uma experiência bem diferente de outros títulos da época.

Spider-Man: The Video Game (Foto: Divulgação)Spider-Man: The Video Game (Foto: Divulgação)

8 – Spider-Man: The Movie
(PlayStation 2, GameCube e Xbox)

Quando o primeiro filme do Homem-Aranha foi lançado, a maior surpresa foi a qualidade do jogo baseado no longa. O título trazia uma boa aventura e ação que pavimentaria o caminho para uma sequência ainda mais genial.

Spider-Man: The Movie (Foto: Divulgação)Spider-Man: The Movie (Foto: Divulgação)

7 – Spider-Man: Shattered Dimensions
(Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo Wii e PC)

Depois de alguns jogos do Homem-Aranha relativamente esquecíveis, um novo estúdio havia garantido a produção de títulos do herói, a Beenox. Com ideias renovadas, a empresa introduziu o conceito de Shattered Dimensions, que trouxe o Homem-Aranha de várias dimensões, como Noir, 2099 e Ultimate, criando um universo rico que adicionou ainda mais conteúdo à mitologia do personagem.

Spider-Man: Shattered Dimensions (Foto: Divulgação)Spider-Man: Shattered Dimensions (Foto: Divulgação)

6 – Spider-Man: Lethal Foes
(Super Nintendo)

Este é um título bastante curioso, pois foi lançado apenas no Japão, onde o Homem-Aranha nem era tão popular. Mais estranho ainda, nunca sequer foi cogitado que o jogo seria lançado no ocidente, apesar de ser de extrema qualidade. Nele, o herói enfrentava vilões característicos, como o Lagarto, e ainda balançava-se pela cidade com estilo, dentro das limitações da época.

Spider-Man: Lethal Foes (Foto: Divulgação)Spider-Man: Lethal Foes (Foto: Divulgação)

5 – Spider-Man: Web of Shadows
(Nintendo DS)

Nem todos gostaram de Spider-Man: Web of Shadows nos consoles, classificando-o como um jogo razoável do Homem-Aranha, porém uma surpresa surgiu na versão lançada para o Nintendo DS. Com um sistema de combate divertido e exploração do cenário claramente inspirada em títulos como Metroid e Castlevania, a versão portátil conquistou uma grande legião de fãs e se consagrou como um ótimo jogo do aracnídeo.

Spider-Man: Web of Shadows (Foto: Divulgação)Spider-Man: Web of Shadows (Foto: Divulgação)

4 – The Amazing Spider-Man
(Xbox 360, PlayStation 3 e PC)

Após a trilogia de filmes com o ator Tobey Maguire, - agora interpretado por Andrew Garfield-  o Homem-Aranha ganhou um reboot nos cinemas, e consequentemente um jogo para consoles e PC. Poder se balançar pela cidade com liberdade ainda era divertido, mas boa parte do resto do game era baseado em Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham City, o que trouxe muitas comparações, normalmente nas quais o Homem-Aranha não levava vantagem.

The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação)The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação)

3 – Ultimate Spider-Man
(PlayStation 2, GameCube e Xbox)

Houve uma época em que a Marvel decidiu mexer na história do Homem-Aranha através de uma série de quadrinhos: Ultimate Spider-Man. Essa releitura acompanhou também um novo jogo de mesmo nome, que teve em um dos seus maiores desafios, ser lançado logo após Spider-Man 2.


O visual em cel-shading dava um belo aspecto misto entre desenho animado e quadrinhos, mas a cidade era menor verticalmente, atrapalhando a movimentação com as teias. Os jogadores, no entanto, adoraram ter o controle de Venom, podendo aterrorizar as pessoas, incluindo uma certa garotinha com um balão… Quando o vilão saía de controle, a própria Shield aparecia para neutralizá-lo.

2 – Spider-Man
(PSOne, Nintendo 64, Dreamcast)

Se há um jogo que realmente abriu as portas para o Homem-Aranha nos videogames, foi Spider-Man para o PlayStation One, desenvolvido por ninguém menos que a Neversoft, responsável pelo surgimento da série Tony Hawk. O sucesso foi tanto que depois ele recebeu versões com melhorias para o Nintendo 64 e Dreamcast.


Curiosamente, não havia nada de tão excepcional no jogo, ele só conseguia fazer o básico de uma maneira extremamente competente. Até mesmo já flertava com alguns conceitos de mundo aberto, gênero que na época ainda não estava bem definido e que só viria a se consolidar mesmo com Grand Theft Auto 3.

1 – Spider-Man 2
(PlayStation 2, GameCube e Xbox)

Todos os outros jogos do Homem-Aranha até agora são ótimas aventuras que colocam o jogador no controle do herói. Porém, se você quer realmente ser o aracnídeo, não há outra opção senão Spider-Man 2. O game é a sequência de Spider-Man: The Movie, também baseada no filme, mas não se limitando por ele.


Spider-Man 2 foi a primeira aventura do herói que conseguiu transportar o jogador para um mundo onde não apenas ele tinha que derrotar vilões. Era preciso também viver a rotina de sua vida, a qual inclui salvar pessoas em perigo pelo caminho, tirar fotos de suas acrobacias e até devolver um balão perdido para uma garotinha.

Estranhamente, apesar de a base para um ótimo jogo do Homem-Aranha estar toda lá desde Spider-Man 2, nenhum outro título do personagem conseguiu superar esta obra-prima, que até hoje encanta os fãs.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Robson Santos
    2012-10-31T13:33:08

    Faltou mencionar o spider-men do atari!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Almeida
    2012-10-31T12:08:42

    Gostei da lista, mas queria lembrar de um jogo do SNES em que usávamos o Homem Aranha e os X-Men. Joguei muito!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antônio Freitas
    2012-10-30T23:36:26

    spider-man pra n64 e psone foi o q abriu as portas no videogame????? nada a ver, ja existiam TROCENTOS jogos do homem aranha... e bons jogos

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Teixeira
    2012-10-30T19:27:37

    Não sei o porque da Activision não ter usado o modo de viajar com as teias do Spider-Man 2. É PERFEITO!!! Esse é um dos pontos que fez eu não ter comprado o Amazing Spider-Man. Posso estar perdendo um bom jogo, mas essa é questão do realismo na hora de soltar a teia, nesse jogo com certeza o tornaria um título bem mais aceitável.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Santos
    2012-10-31T13:33:08

    Faltou mencionar o spider-men do atari!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade