TechTudo

20/02/2013 05h00 - Atualizado em 20/02/2013 09h48

Rumores do PlayStation 4 envolvem preço, joystick e bloqueio; veja todos

Felipe Vinha Para o TechTudo

O PS4 é um dos consoles mais aguardados da próxima geração e, desde 2011, diversos rumores surgiram sobre o novo console da Sony. Controle com tela? PS4 por US$ 400? Aparelho que bloqueia jogos usados? Poder gráfico menor? Confira nossa lista com os principais boatos sobre o PlayStation 4 e no que eles podem resultar.

Será que a Sony vai anunciar o PlayStation 4 hoje? Saiba tudo sobre o evento, que terá cobertura ao vivo à partir das 20h, aqui no TechTudo.

Confira a lista de boatos sobre o PlayStation 4 (Foto: Examiner)Confira a lista de boatos sobre o PlayStation 4 (Foto: Examiner)

PlayStation 4 sairá em 2012 e com controle de movimentos

Com certeza o rumor mais furado desta lista. A "notícia" foi publicada ainda em meados de 2011 e já garantia o novo console da Sony para o próximo ano. Bem, 2012 passou e não vimos nada de PS4, nem mesmo novidades sobre controles de movimentos, que andaram em baixo pelas empresas de videogame.

Teríamos um controle parecido com o Kinect no PS4? (Foto: Reprodução)Teríamos um controle parecido com o Kinect no PS4? (Foto: Reprodução)

O rumor dizia que o PS4 teria um controle de movimentos parecido com o Kinect, e não com o atual PS Move, do PS3. Ainda é cedo para afirmar se a informação é verdade ou não. Resta aguardar.

Fonte diz que o PS4 é muito mais poderoso do que o Xbox 720

Logo no início de 2012, tivemos aquele tipo de rumor que é perfeito para atiçar uma discussão entre fãs da Microsoft e Sony. O boato dizia que o console seria muito mais poderoso que o próximo Xbox.

PS4 pode ser muito mais poderoso que o próximo Xbox! (Foto: Reprodução)PS4 pode ser muito mais poderoso que o próximo Xbox! (Foto: Reprodução)

O problema é que o rumor apareceu na PlayStation 3 Magazine da Europa, o que diminui sua credibilidade. Afinal, uma revista oficial não iria falar mal do console da própria empresa, não é mesmo?

PlayStation 4 terá o dobro da qualidade de imagem do PS3, garante site

Esse rumor pode até ter um fundo de verdade, já que a Sony vem apostando em resoluções maiores em seus aparelhos eletrônicos mais recentes, como TVs, por exemplo. Publicado já quase no final de 2012, o boato serviu para atiçar a imaginação dos fãs da franquia de consoles, que sonham com gráficos que superem os apresentados pelo PS3.

TVs de 4K da Sony podem ser um trunfo do PS4 (Foto: Divulgação)TVs de 4K da Sony podem ser um trunfo do PS4 (Foto: Divulgação)

Afinal, rodar um jogo em 4K - como é o nome da resolução mais potente da Sony atualmente - é um sonho de qualquer gamer! Atualmente, a empresa já testa a resolução para games, então este boato tem uma boa chance de se tornar real.

PlayStation 4 será lançado entre outubro e novembro de 2013, diz analista

Analistas adoram dar pitacos na indústria dos games, e o mais famoso deles é Michael Pachter. O problema é que Pachter costuma errar em suas previsões. Nesta, ele prevê que o novo console da Sony chegue entre outubro e novembro deste ano. Será?

Michael Pachter é um conhecido analista da indústria de games (Foto: Reprodução)Michael Pachter é um conhecido analista da indústria de games (Foto: Reprodução)

O PS4 pode ser anunciado pela Sony em 20 de fevereiro, mas a empresa dificilmente revelará uma data de lançamento – o que deve ocorrer somente na E3 deste ano. De qualquer forma, quem quiser ser um dos primeiros a garantir seu PlayStation 4 já pode ir guardando um dinheiro para o console.

Xbox 720 e PlayStation 4 se chamarão Thebes e Kryptos, diz site

Nomes complicados sempre fazem parte do “folclore” da revelação de um novo console. Lembre-se que o Dreamcast se chamava Project Atlantis. O GameCube, da Nintendo, teve o codinome de Dolphin. E o PS4 pode ter sido chamado de Thebes em sua fase de produção.

Thebes seria o nome do PS4 (Foto: Reprodução)Thebes seria o nome do PS4 (Foto: Reprodução)

Mas qual seria o motivo do nome Thebes? A palavra faz referências a locais no Egito e Grécia, mas é mais provável que a Sony tenha escolhido apenas como um “nome diferente”. De qualquer forma, esperamos que este não seja o produto final. Já pensou? PlayStation Thebes.

PlayStation 4 pode ter tecnologia que impede jogos usados

Uma das novidades mais polêmicas que podem pintar no PS4 é o bloqueio a jogos usados. Você simplesmente seria impedido de utilizar um game comprado de outro amigo, ou em uma loja de jogos de segunda mão, e por aí vai.

Rumor de bloqueio a jogos usados revoltou muita gente (Foto: Reprodução)Rumor de bloqueio a jogos usados revoltou muita gente (Foto: Reprodução)

Acontece que a Sony registrou uma patente para o uso deste tipo de tecnologia, que bloqueia totalmente o uso de um game de segunda mão. Claro que isso gerou certa revolta entre os fãs. Mas eles teriam razão?

Sony vai abandonar o design do DualShock no PlayStation 4, afirma site

Muitos foram os rumores sobre o novo controle do PlayStation 4. O DualShock3, atual controle do PS3, agrada a todos os fãs do console, ou a uma boa parte deles, então por que a Sony trocaria o modelo?

DualShock3 pode deixar de existir no PS4 (Foto: Divulgação)DualShock3 pode deixar de existir no PS4 (Foto: Divulgação)

Segundo os últimos rumores, a empresa trocaria o DualShock por um novo controle, com um painel sensível ao toque no meio, botões mais bem colocados e trabalhados, além de uma “pegada” mais consistente. De certa forma, faz sentido, já que as últimas fotos que pintaram na rede mostram algo assim, como descrito. Confira algumas fotos de protótipos.

PlayStation 4 só será anunciado após a Microsoft revelar o Xbox 720, diz Sony

Este rumor te deixa pensando em algo como “Ué, e agora?”. A Sony marcou um evento para 20 de fevereiro para revelar “o futuro do PlayStation”, mas a Microsoft só deve revelar seu novo console na E3, em junho. Será que não teremos a revelação do videogame?

Kaz Hirai deu a dica de que PS4 pode ser anunciado só depois do novo Xbox (Foto: Divulgação)Kaz Hirai deu a dica de que PS4 pode ser anunciado só depois do novo Xbox (Foto: Divulgação)

A declaração foi concedida por Kaz Hirai, diretor da Sony, e deixa os fãs com esta dúvida no ar. Porém, há fortes indícios de que a primeira aparição do PS4 aconteça mesmo no dia 20 de fevereiro, como um site da Sony que já está no ar com vídeos e matérias sobre todos os lançamentos de consoles da empresa. Seria essa apenas uma estratégia para confundir a concorrência?

PlayStation 4 começa a ser oferecido em pré-venda de loja asiática

Alguns apressadinhos começaram a vender o PS4 antes da hora, sem nem termos um anúncio oficial ainda ou qualquer coisa que garanta que ao menos o console exista! A primeira pré-venda foi vista na loja Play-Asia, muito conhecida do público gamer.

Loja asiática já começou a vender o PS4 (Foto: Reprodução/Play-Asia)Loja asiática já começou a vender o PS4 (Foto: Reprodução/Play-Asia)

Porém, a página da pré-venda não continha nenhuma informação, como previsão de lançamento, preço ou detalhes sobre gráficos e controles. Provavelmente o anúncio estava lá apenas “marcando lugar” para quando o console for oficialmente revelado.

Rumor dá sistema detalhado do PS4

Um dos rumores que pintou na web falava sobre o kit de desenvolvimento do PS4, aparelho que é enviado para produtoras com específicações do console, além de um design inicial. O rumor garantia que o console teria memória RAM de 8GB, além de memória de vídeo de 2.2 GB.

As contas da PSN também seriam totalmente unificadas entre diversos aparelhos com o lançamento do PlayStation 4. De tal forma que sua conta seria ligada a um joystick. Assim, seria possível participar de um jogo com diversas contas ativas ao mesmo tempo.

Streaming de jogos de PlayStation 3

Um jornal norte-americano afirmou que o novo videogame não irá rodar jogos de PS3 nativamente. Contudo, com tecnologia de computação em nuvem, a Sony poderia embutir um sistema de streaming de jogos no novo console, capaz de rodar os games do antigo aparelho.

Isso poderia contornar o problema daqueles que querem jogar alguns títulos mais antigos, mas não possuem mais o PlayStation 3. O problema é que ainda não sabemos o que será feito com os jogos que você já possuir - se será possível transferir para sua conta de streaming ou terá que comprar de novo.

God of War: Ascension (Foto: PlayStation Blog) (Foto: God of War: Ascension (Foto: PlayStation Blog))God of War: Ascension (Foto: PlayStation Blog)

Controle com webcam integrada e LED

Além do possível novo visual do controle do PS4, o aparelho pode ter um joystick bem moderno e futurista, com webcam integrada e um tipo de LED com informações em um painel sensível ao toque, também já citado.

O funcionamento desse tipo de tecnologia ainda seria um mistério, mas poderia agilizar a vida do jogador na hora de acessar opções no menu, sem atrapalhar a jogatina de fato e sem interromper a sua diversão.

Sony com marketing agressivo para o novo console

Com duas propagandas veiculadas em aparelhos mobile, a Sony deixou claro que não pretende seguir a mesma prática das concorrentes com o PS4. A propaganda direcionada para a Nintendo, exibe uma mensagem dizendo: “Yôga não é videogame. Veja o que o PlayStation tem em 20 de fevereiro”, fazendo uma clara referência às aulas de yôga de Wii Fit para Nintendo Wii e seu sucessor, Wii Fit U.

Já a da Microsoft apenas diz “Pule fora (Jump Out). O PlayStation muda os videogames em 20 de fevereiro”, uma alusão à frase de marketing do Xbox 360 que diz “Pule Dentro (Jump In)”. Isso quer dizer que não teremos jogos casuais no PS4? Talvez.

"Yôga não é videogame. Veja o que o PlayStation tem em 20 de fevereiro" (Foto: Super PolyPixel) (Foto: "Yôga não é videogame. Veja o que o PlayStation tem em 20 de fevereiro" (Foto: Super PolyPixel))"Yôga não é videogame. Veja o que o PlayStation tem em 20 de fevereiro" (Foto: Super PolyPixel)

Multiplayer entre console e smartphones

O The Wall Street Journal disse em uma nota que o PlayStation 4 pode ter multiplayer cruzado com smartphones da Sony e outros aparelhos certificados. Isto é, o console pode permitir que você jogue o mesmo jogo contra um amigo que controle o game no celular.

De certa forma, isso já existe com o Playstation Vita. O PlayStation 3 se comunica com o portátil da Sony e deixa que jogadores participem de um mesmo game em aparelhos diferentes. O que a empresa pode fazer é expandir esta funcionalidade no PS4, com capacidades que vão além de videogames.

Jogos antigos, inéditos e o retorno de grandes séries

O PlayStation 4 pode reservar aos fãs alguns jogos imperdíveis, entre eles produções inéditas, games que andavam sumidos e ainda surpresas realmente inesperadas. Um destes games pode ser Gran Turismo 6, da famosa série de automobilismo da Sony.

Outros jogos que podem pintar para o PS4 são Killzone 4, LittleBigPlanet 3, um novo game da produtora de Heavy Rain e até um novo Call of Duty ou PES. Surpresas que podem ocorrer são jogos de PS3 tornando-se títulos de PS4, como Teh Last Guardian e Final Fantasy Versus XIII.

Killzone 4 deve começar do ponto onde parou Killzone 3. (Foto: Divulgação) (Foto: Killzone 4 deve começar do ponto onde parou Killzone 3. (Foto: Divulgação))Killzone 4 deve começar do ponto onde parou Killzone 3 (Foto: Divulgação)

Dois modelos e lançamento em novembro

O PlayStation 4 pode ser lançado em novembro, de acordo com fontes internacionais. O blog norte-americano Kotaku garante que teve acesso a documentos que falam dos planos da Sony para o aparelho, que indicam não só a data de lançamento, mas a existência de dois modelos distintos.

O PS4 pode ser lançado com dois modelos e preços diferentes, variando entre US$ 450 e US$ 550 (entre R$ 900 e R$ 1,1 mil). O que estes modelos teriam de diferenças entre si ainda é um mistério, mas pode variar em espaço de armazenamento e funções mais avançadas, como suporte ao PlayStation Cloud, que serviria para rodar jogos antigos de PS3, como citado mais acima.

Quais são suas espectativas para o PlayStation 4?

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Marcelo Batista
    2013-02-20T21:26:46

    Seria legal um controle tipo o do WiiU, no principio achei meio estranho, mas eh muito bom, logo acostumei... Mas tambem gosto do dualshock, acho ele perfeito, com relacao a essa historia de nao poder usar jogos usados, acho q isso nao acontece, o que eles deveiam fazer ea algo contra a pirataria...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Al Abduh
    2013-02-20T20:50:04

    pra esses troxas q dizem q xbox é melhor,so pros pobres do brasil onde so compram cd pirata,ps3 tem o grafico melhor,video game rpa qm tem condiçao de comprar um cd original por 180 reais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luis Bragança
    2013-02-20T19:16:41

    feliz é quem tem alguma fonte para trazer dos EUA sem tarifar....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • GILBERLI ARAUJO
    2013-02-20T19:06:28

    Eu achei engraçado a ilusão que esta conversão de valores de dólar para real em parênteses dá. O playstation 4 vai custar pelo menos 4 mil reais quando chegar aqui no Brasil por causa da vergonha que são os impostos inúteis e a fome gananciosa e predatória que estes empresários sem vergonha têm na hora de estipular um preço na estratosfera, e o pior, com uma concorrência falsa que só engana aquele pessoal que abre crediário achando que é vantagem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael
    2013-02-20T16:06:40

    ACho valido eles lancarem em Dezembro no japao e marco de 2014 no mundo ocidental ..isso acontece toda vez que lancam algo do genero ...sobre hoje a noite ..acho que vao apenas dizer que esta em fase de testes e que ainda tem muito para terminar o console ..tal como compatibilizar a tvs 4k..e coisa assim

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade