TechTudo

10/03/2013 11h14 - Atualizado em 16/04/2014 17h15

Conheça os 13 filmes que inspiraram GTA: Vice City

Rafael Monteiro Para o TechTudo

GTA: Vice City ficou conhecido até hoje como um dos capítulos da série Grand Theft Auto que mais se esforçou para transportar os jogadores para um outro mundo e outra época. Agora a própria Rockstar revelou uma lista de 13 filmes que serviram de inspiração para sua criação. Confira:

GTA Vice City: confira a lista com códigos e cheats para o game

Conheça os 13 filmes que inspiraram a criação de GTA: Vice City (Foto: serbagunamarine.com)Conheça os 13 filmes que inspiraram a criação de GTA: Vice City (Foto: serbagunamarine.com)

Lançado originalmente em 2002, GTA: Vice City teve versões para PlayStation 2, Xbox, PC, Mac e recentemente para aparelhos iOS e Android. A cidade de Vice City ganhou vida através de uma ambientação incrível, aliada a muito néon e músicas que incorporavam os anos 80, como muitos dos filmes listados abaixo.

Rambo / First Blood (1982)

O primeiro filme da série Rambo, diferente das sequências, este era menos focado na ação e mais voltado para o tormento psicológico de John Rambo. O soldado, perturbado por seu passado como veterano do Vietnã, trava uma guerra pessoal contra o xerife de uma cidade.

Rambo 4 (Foto: Divulgação)Rambo 4 (Foto: Divulgação)

Em seu primeiro filme, Rambo não ficava desprotegido atirando em todos enquanto ninguém o acertava. A visão mais realista da ação influenciou incontáveis filmes e jogos que vieram depois dele.

Abaixo de Zero / Less Than Zero (1987)

Abaixo de Zero, que se passa na rica vizinhança de Beverly Hills na décade de 80, apresenta adolescentes que se perdiam em um estilo de vida alimentado por grandes festas sempre regadas a muitas drogas. Em GTA: Vice City você de certa forma faz parte da equipe de bastidores que mantém esse tipo de show funcionando.


Mad Max 2 / Road Warrior (1981) e Aliens, O Resgate / Aliens (1986)

Tanto Mad Max 2 quanto Aliens, O Resgate são filmes de ficção, os quais não parecem ter muito a ver com o mundo realista de GTA inicialmente. Porém, eles inspiraram a criação de Vice City justamente devido a sua abordagem em relação aos filmes originais, sua ousadia como sequências.

Alien (Foto: Divulgação)Alien (Foto: Divulgação)

Seguindo essa ideia, Vice City pegou tudo que Grand Theft Auto 3 havia estabelecido e o levou para uma nova perspectiva, ousada, comprometida apenas em levar o que havia sido apresentado no original a um novo patamar.

Caçada na Noite / The Long Good Friday (1980)

Hoje muito aclamado, talvez este filme de gângster britânico não seja muito conhecido. Caçada na Noite é um drama do mundo do crime que apresenta incontáveis personagens corrompidos pelo dinheiro, a começar pelo protagonista, um verdadeiro rei do submundo tentando fechar um grande negócio.


Suas negociações passam por investidores da máfia, políticos corruptos, seus próprios capangas, um inimigo oculto e uma jovem mulher. Seria difícil não encontrar algumas dessas personalidades na série GTA, até mais de uma vez.

Top Gun – Ases Indomáveis / Top Gun (1986)

Apesar de toda a polêmica que cerca o ritmo da história do filme, os críticos de cinema concordavam em uma coisa: Top Gun era incrível quando os aviões estavam no ar. Em nossa geração, repleta de filmes de ação, pode ser difícil entender como Ases Indomáveis foi importante para alterar toda uma percepção do cinema em 86, focando-se em mostrar a ação em detrimento da narrativa, algo que os jogos herdaram no futuro.

Top Gun (Foto: Divulgação)Top Gun (Foto: Divulgação)

Viver e Morrer em Los Angeles / To Live and Die in L.A. (1985)

Agentes do FBI de Los Angeles buscam por um perigoso ladrão e falsário, um vilão psicopata interpretado por ninguém menos que Willem Dafoe. O mundo de GTA não menciona sempre falsários, mas normalmente eles estão agindo por trás das cortinas, como o Counterfeit Syndicate em Vice City.

Viver e morrer em Los Angeles (Foto: bristle.wordpress)Viver e Morrer em Los Angeles (Foto: bristle.wordpress)

Caçador de Assassinos / Manhunter (1986)

Caçador de Assassinos foi a primeira adaptação da história do assassino serial Hannibal Lecter, mais conhecido pelo filme O Silêncio dos Inocentes de 1991. Porém, a parte importante do filme estava na ação, dada a presença de um nome especial de grande influência, Michael Mann.


Mann redefiniu praticamente tudo que se sabia sobre ação nos anos 80 como produtor executivo do seriado Miami Vice, o qual teve uma clara influência no mundo de GTA: Vice City, e em muitas outras obras.

Rocky IV (1985) e Falcão – O Campeão dos Campeões / Over The Top (1987)

Pode-se dizer que GTA: Vice City criou um monstro de Frankenstein baseado nestes dois clássicos interpretados por Sylverster Stallone. No jogo existe um filme chamado Push-Up: The Movie (Flexão: O Filme), uma paródia levada ao extremo de ambos, Rocky e Falcão.

Rocky Balboa (Foto: Divulgação)Rocky Balboa (Foto: Divulgação)

Nele, o ator Jack Howitzer (sempre ele) encarna o papel de Bruno, um antigo campeão que resolve voltar a treinar para representar os Estados Unidos em uma disputa de flexões contra a Rússia.

Impacto Fulminante / Sudden Impact (1983)

Seria impossível citar uma lista de influências em GTA sem passar pelo filme mais famoso de Dirty Harry. Impacto Fulminante se tornou uma imensa referência pop, ficando conhecido pela clássica frase: “Vá em frente, faça o meu dia” (Go ahead, make my day). Vários outros filmes do personagem também tiveram peso na criação de Vice City, mas este é de longe o mais importante.


Dublê de Corpo / Body Double (1984)

Uma obra menos conhecida do diretor Brian De Palma, Dublê de Corpo (1984) acabou sendo ofuscado por Scarface em 83 e Os Intocáveis (The Untouchables) em 87. O filme é uma espécie de homenagem a Hitchcock e também retrata uma conturbada Los Angeles dos anos 80, no limite do néon e do crime.


Scarface (1987)

A cereja no topo do bolo. É difícil ver Scarface como uma mera inspiração, já que ele é praticamente uma história de GTA por conta própria. Curiosamente, antes de atingir o status de clássico que possui hoje em dia, o filme foi considerado desnecessariamente violento quando foi lançado, assim como aconteceu com a série de jogos.

Scarface (Foto: Divulgação)Scarface (Foto: Divulgação)

Desde Grand Theft Auto 3 a Rockstar começou a prestar uma homenagem ao filme, com a rádio Flashback 95.6, toda constituída de músicas que eram na verdade a trilha sonora de Scarface. A estação também contava com narração do ator Robert Loggia, que interpretou o personagem Frank Lopez no filme.

Várias inspirações de cenários, personagens, estilo e música de Grand Theft Auto: Vice City, são fruto do trabalho do diretor Brian De Palma e do incrível ator Al Pacino, no papel de Tony Montana.

Via Kotaku e Rockstar

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Vinicius Andrade
    2013-03-10T21:26:12

    Scarface > abismo > esses outros filmes. Quem por um acaso AINDA NÃO ASSISTIU, precisa assistir! Se for fã de GTA então, eu diria que tem OBRIGAÇÃO de assistir xD

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • William Silva
    2013-03-10T17:02:56

    "Say Hello to my little friend!" - Tony Montana Mito... Mas o San Andreas é o melhor da serie.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Galdino
    2013-03-10T16:51:43

    San Andreas é a Revolução dos GTA! Vai ficar pra sempre tipo Super Mario Donkey Kon, Sonic Etc..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valter Reis
    2013-05-19T15:12:28

    Depois de "Castlevânia" me apresentado por um colega, este também foi um jogo apresentado pelo mesmo e, é o qual mais joguei por muiiiito tempo mais da muito erro mesmo assim ainda jogo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Martinez
    2013-04-01T13:49:48

    O curioso é que lançaram no final da geração passada um jogo do Scarface que continuava a historia do filme e era mundo aberto, e apareceram milhões de desinformados dizendo que GTA copiou Scarface descaradamente, sem se esquecer que é um copiando o outro

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade