TechTudo

31/03/2013 07h00 - Atualizado em 31/03/2013 07h00

StarCraft, o clássico game de estratégia, completa 15 anos

Pedro Zambarda Para o TechTudo

A ficção espacial StarCraft completa 15 anos hoje,  31 de março de 2013, com seu sucessor chamando atenção dos jogadores. StarCraft II: Wings of Liberty foi lançado em julho de 2010 e tem a expansão Heart of Swarm prevista para este ano. Conheça a trajetória deste que é um dos jogos de ficção científica mais famosos do mundo.

15 anos depois do primeiro game, StarCraft II tem lançamentos em 2013 (Divulgação|Blizzard)15 anos depois do primeiro game, StarCraft II tem lançamentos em 2013 (Divulgação|Blizzard)

O StarCraft original foi criado pela Blizzard em 1998, quatro anos depois do primeiro Warcraft, sucesso em jogos de estratégia em tempo real, e dois anos depois do primeiro Diablo, um jogo de aventura que se consolidou como um game online.

Os game designers responsáveis por StarCraft foram Chris Metzen e James Phinney. Metzen, por exemplo, já estava envolvido com os projetos de Warcraft e Diablo. Por isso, a experiência com humanos, orcs e seres demoníacos iria contribuir na criação do novo universo de StarCraft.

História da série

No século 21, a superpopulação da Terra forçou o governo a expulsar criminosos, organismos cibernéticos e mutantes do planeta azul para popular o resto da galáxia. As ocupações não deram certo e, no Setor Koprulu, os exilados entraram em conflito. A Confederacy of Man emerge como a organização mais forte entre os terráqueos (Terrans), mas instituições terroristas como Sons of Korhal entram em conflito com o governo corrupto dos homens.

Conflito entre raças em StarCraft II (Divulgação|Blizzard)Conflito entre raças em StarCraft II (Divulgação|Blizzard)

Por volta do ano de 2499, a raça de alienígenas humanoides tecnológicos Protoss faz o primeiro contato, destruindo um mundo colonial sem nenhum aviso. Além disso, as colônias de humanos são infectadas por uma raça de insetos alienígenas chamada Zerg. É nesse cenário que a história de todos os jogos StarCraft se situam.

Uma inspiração: Warcraft II

Lançado em 1995, Warcraft II: Tides of Darkness foi um sucesso de crítica e vendas e sua engine, mecânica de funcionamento do jogo, foi liberada para que jogadores criassem cenários customizados em um programa de edição. A partir dessa engine, a Blizzard criou a primeira versão de StarCraft, ainda com a “cara” de Warcraft II, em 96.

StarCraft beta parecia um Warcraft, mas com aliens no lugar de orcs (Reprodução)StarCraft beta parecia um Warcraft, mas com aliens no lugar de orcs (Reprodução)

A ideia de StarCraft era a mesma de Warcraft: Você escolhe uma das raças ou das facções, ergue uma cidade e um exército com recursos naturais coletados, se protege de ataques de inimigos e tenta conquistar e destruir seus rivais. No entanto, ao invés de Orcs, aqueles monstros verdes, os humanos enfrentam alienígenas como os Zergs, que são insetos, e os Protoss, os viajantes high-tech.

A engine de Warcraft II, a Battle.net, site criado inicialmente para conectar jogadores de Diablo, e o desejo de criar um jogo de estratégia espacial em tempo real foram elementos que tornaram StarCraft um sucesso. O jogo foi redesenhado em seu lançamento em 1998, reunindo elementos que o consagraram entre os games estratégicos.

O enredo do primeiro StarCraft

Mar Sara é o planeta da Confederacy of Man atacado por Protoss e Zergs. Os confederados são obrigados a se aliar ao grupo terrorista Sons of Korhal. Os humanos estão sob liderança de Arcturus Mengsk.

Arcturus Mengsk é o líder dos humanos contra a invasão dos Protoss e os Zergs (Divulgação|Blizzard)Arcturus Mengsk é o líder dos humanos contra a invasão dos Protoss e os Zergs (Divulgação|Blizzard)

O capitão Jim Raynor é o herói principal da saga de StarCraft e se vê em uma situação sem saída quando seu líder Mengsk entrega a capital Tarsonis aos Zergs, além de sua segunda mulher em comando, Sarah Kerrigan. Por algum tempo no enredo, acreditou-se que Kerrigan estava morta.

Raynor passa a organizar uma guerrilha entre os terráqueos. Mengsk recebe um território para governar e se autoproclama imperador.

A história de StarCraft II: Wings of Liberty

Sarah Kerrigan foi transformada ao ser entregue aos Zergs. Com seus poderes psíquicos, a humana passou a comandar o enxame de insetos alienígenas. Jim Raynor transformou-se em um mercenário rebelde, contra a autoridade do imperador Arcturus Mengsk.

Kerrigan foi transformada ao ser entregue pelos humanos. Agora ela comanda os Zergs (Divulgação|Blizzard)Kerrigan foi transformada ao ser entregue pelos humanos. Agora ela comanda os Zergs (Divulgação|Blizzard)

Chris Metzen escreveu sozinho o roteiro de StarCraft II, que demorou 12 anos para ser lançado, estreando em 2010. Mesmo com a demora para voltar a se destacar entre os novos lançamentos da Blizzard, StarCraft  chamou atenção no fim de uma década em que a produtora dominou o mercado de MMORPGs com World of Warcraft.

O conflito entre Zergs, humanos e Protoss ganham traços dramásticos com as mudanças nos personagens Kerrigan e Raynor, os principais heróis do primeiro game.

StarCraft foi sucesso na Coreia do Sul

Com a possibilidade de disputar partidas online com pessoas de todo o mundo, a comunidade de StarCraft logo percebeu que um país se destacava dos demais: a Coréia do Sul.

Jogadores sul coreanos são destaque em StarCraft (Foto: Battle.net)Jogadores sul-coreanos são destaque em StarCraft (Foto: Battle.net)

Os jogadores sul-coreanos passaram a receber patrocínio de empresas de tecnologia para aumentarem seu grau de profissionalismo dentro do game. O auge dessa onda de StarCraft no país foi quando os campeonatos do jogo passaram a ser televisionados no país.

StarCraft na Coreia do Sul ajudou a popularizar tanto os jogos de estratégia em tempo real, com personagens disputando território em cenários, quanto o próprio profissionalismo dos games online.

StarCraft II: Heart of Swarm é um dos destaques de 2013

O sucesso de World of Warcraft levou a Blizzard a implementar mudanças em StarCraft II. Através de Sarah Kerrigan, protagonista de Wings of Liberty, o jogo vai ganhar elementos de MMORPG. Segundo o enredo do jogo, Jim Raynor tentará transformar Kerrigan em humana novamente. Deste modo, a expansão promete apresentar uma perspectiva diferente da história.

StarCraft II volta a ser destaque em 2013 (Divulgação|Blizzard)StarCraft II volta a ser destaque em 2013 (Divulgação|Blizzard)

Quer comentar mais detalhes sobre a história de StarCraft e sua influência? Deixe suas considerações no Fórum do TechTudo.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Juan Castro
    2014-01-30T13:00:53

    Sou mais SC brord war que eu jogo ate hoje online ! esse novo gráfico fico feio parecendo desenho animado tinha que ser mais realista.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • rodrigo sarri
    2013-04-01T08:21:28

    En Taro Adun, existe alguns erros em como o jornalista escreveu sobre o assunto, porém esperar que um jornalista que provavelmente não jogou esse jogo escrever toda a estória de forma correta é pedir demais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ivan Oliveira
    2013-04-02T19:05:15

    O "artigo" está uma bela porcaria, seguindo a tradicional falta de preocupação qualitativa de tudo que é escrito no site. A história não apenas foi condensada, mas também foi distorcida. Os personagens vagam pela timeline ao gosto do autor, que não só não deve jogar Starcraft como também não teve nenhuma preocupação em ler a respeito. O último parágrafo chega a ser ofensivo, com uma troca de jogos e personagens, e a indicação que o autor não faz ideia sobre a diferença entre MMORPG, RPG e RTS . As imagens escolhidas nada ilustram, e nem o português é poupado. Uma perda de tempo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maxsue Souza
    2013-04-01T08:28:21

    esse jogo e de+ obrigado aos criadores por muitas hrs de diversao.... GG...:-)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Chaves
    2013-03-31T08:37:02   , respondido respondido 2013-10-01T15:30:26

    Parabens , para o melhor jogo de MMORPG. Jogo StarCraft desde 2005! Sou Fan!!! Parabens novamente!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Caio Chaves
      2013-03-31T08:37:02   , respondido respondido 2013-10-01T15:30:26

      Muito loco mesmo Caio, grande jogo, indiferente do que ele seja. Saudades da ANGAR.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

      recentes

      populares

      • Caio Chaves
        2013-03-31T08:37:02   , respondido respondido 2013-10-01T15:30:26

        MMORPG? kkk to vendo que você joga esse jogo mesmo viu. Os jogos que mais gosto são feitos pela Blizzard: warcraft + FT, WOW, starcraft e Diablo.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário

      TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade