TechTudo

22/05/2013 07h00 - Atualizado em 17/10/2013 14h43

Brasileiro cria shooter de zumbis com gráficos de ponta para tablets

Pedro Zambarda Para o TechTudo

Tablets e smartphones servem apenas para jogos casuais como Candy Crush e Angry Birds, certo? Para o desenvolvedor de games e professor do Senac Rio, Renan Reis (29), não. Para o criador do shooter de zumbis 'You Are Surrounded', esses aparelhos também podem ser usados por gamers hardcore. Reis conversou com a coluna Geração Gamer, do TechTudo, sobre o seu jogo criado no modo crowdfunding (com dinheiro de fãs na internet) e também a respeito de sua participação no concurso Indies Crash da E3, a maior feira de games do mundo.

Game de tiro brasileiro foi criado para funcionar em tablets (Foto: Divulgação)Game de tiro brasileiro foi criado para funcionar em tablets (Foto: Divulgação)

A ideia do jogo surgiu em suas aulas no curso de Design de Jogos, com comentários dos alunos sobre outros games e até sobre séries famosas. Na época, o carioca Renan Reis pesquisava sobre como fazer um programa com gráficos 3D de alta qualidade em tablets. “Alguns alunos sempre me mostravam jogos fantásticos de zumbi, como Into The Dead e The Walking Dead. Essa ideia de zumbi seria usada durante o Global Game Jam 2013, um evento de criação de games em 48hs”, explicou o desenvolvedor. Jogos de zumbis costumam atrair público e ganhar espaço, seja em qual for o mercado, desde games como Walking Dead: The Game até mais simples como Plants vs. Zombies.

Shooter funcionando em um tablet: Jogador tem que se virar para matar os zumbis (Foto: Divulgação)Shooter funcionando em um tablet: Jogador tem que se virar para matar os zumbis (Foto: Divulgação)

No entanto, Reis conseguiu verificar que jogos de tiro funcionam muito mal para locomoção do personagem em primeira pessoa, precisando de comandos de acelerômetro ou mesmo de setas colocadas artificialmente na tela. Com toda essa dificuldade, ele pensou em uma opção de locomoção mais simples e, também, mais intuitiva. “Pensei em um jogo tipo FPS defense, um game para você se defender atirando. Vi que poderia usar os sensores do iOS e do Android para simular um ambiente virtual ao redor do jogador. Isso poderia dar uma sensação nova e imersiva de Realidade Virtual que casava bem com o visual realista”, disse Renan Reis, explicando melhor como funciona sua criação.

Seriado The Walking Dead inspirou o jogo brasileiro (Foto: Divulgação)Seriado The Walking Dead inspirou o jogo brasileiro (Foto: Divulgação)

Na prática, o jogo funciona como um House of The Dead, aquele título de tiro dos fliperamas, com os zumbis e os monstros ao redor do gamer. Para ouvi-los, o jogador deve usar bons fones de ouvido, virando e derrubando o alvo.

A história do criador do game de zumbis hardcore

Renan Reis joga games desde os 5 anos de idade, quando teve contato com um Atari 2600 de seu tio, mas só foi comprar um Master System depois, quando seu primo se desfez do aparelho para ter um Mega Drive. Gosta de jogos variados, como Chrono Trigger e Donkey Kong, mas também adora Resident Evil 2 e 4, dois grandes títulos com zumbis que inspiraram You Are Surrounded.

Renan Reis, o desenvolvedor de You're Surrounded (Foto: Divulgação)Renan Reis, o desenvolvedor de You Are Surrounded (Foto: Divulgação)

“Me formei em Física na UFF e em Filosofia na UFRJ. Como gostava de desenhar, jogar e programar, por hobby criava jogos. Aos poucos fui ganhando alguns concursos de jogos, como da Telemig, da Secretaria de Estado de Cultura e da Finep. Eu também fui desenvolvendo para algumas empresas e me profissionalizando”, explica o designer de games. Para Renan Reis, não há uma forma única de entrar no mercado de jogos eletrônicos no Brasil. “A maior parte do conhecimento pra isso ainda está espalhado em disciplinas externas, como Neurociência, Psicanálise, Behaviorismo, Roteiro de Cinema, Publicidade, Marketing, Design Gráfico e outras matérias. Você também deve tentar entrar na cabeça dos atuais desenvolvedores de games”, completa Reis.

Shooter brasileiro permite usar uma variedade de armas, como pistolas e picaretas (Foto: Divulgação)Shooter brasileiro permite usar uma variedade de armas, como pistolas e picaretas (Foto: Divulgação)

Para o desenvolvedor, os jogos bons trabalham uma mecânica envolvente, que agrada o jogador, mas os games que se sobressaem acima da média buscam criar um ambiente virtual imersivo, como no filme Matrix.

Reis também ressaltou que o fato de ser professor em um curso de jogos o ajuda em seus projetos pessoais. “Procuro transmitir para os alunos algumas aplicações práticas das ciências que mencionei na área de jogos. Ensino Level Design através de Mods, as modificações de outros jogos, com software de Level Design para um gênero específico de jogo. Busco para meus alunos também vagas com bolsa de estágio, sob minha orientação, ou até mesmo em empresas”, diz o professor desenvolvedor, que se preocupa em encaminhar e aproveitar o interesse dos próprios estudantes.

You Are Surrounded participou do concurso Indies Crash da E3, a maior feira de games do mundo. O game, ao contrário do Project Neumann, infelizmente não chegou entre os três maiores projetos da competição de designers independentes, encerrada no dia 15 de maio. Mas Renan Reis comemora a inclusão do jogo brasileiro na votação: “Imagino uma galera reunida para experimentar um game indie brasileiro tal como as novidades das grandes indústrias de jogos AAA. Isso é muito legal”.

Há possibilidade de jogos avançados no mercado mobile?

“Já existem alguns jogos 3D mais maduros muito populares para mobile. Acredito que essa é uma tendência que segue a melhoria no processamento dos aparelhos, permitindo criar experiências mais elaboradas e profundas”, explica Renan Reis, sobre os jogos hardcore em tablets e smartphones. Seu jogo, You Are Surrounded, segue a tendência de outros, como Infinity Blade e Injustice: God Among Us, e entrega uma experiência que vai além do casual.

You Are Surrounded está buscando um financiamento tipo crowdfunding, com colaboração de usuários na internet, para custear seu próprio desenvolvimento. Renan Reis pede US$ 72 mil dólares no site Indie Go Go. O financiamento vai durar mais de 20 dias e você pode ajudar o projeto aqui. O desenvolvedor Renan Reis também disponibilizou um vídeo com o gameplay de You Are Surrounded. Confira abaixo:

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Hugo Lucena
    2013-05-22T09:23:01

    Parabéns, procura as produtoras e venda seu trabalho, e se estruture para mais jogos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Armando Andres
    2013-05-22T09:07:59

    é so diminuir a burocracia e os impostos que o brasil se tornará um dos maiores desenvolvedores de jogos. criatividade não falta.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Benetti
    2013-05-22T10:15:40

    Serio onde podemos conseguir o jogo??? esotou disposto a usar para ajudar a divulgar trabalhos de brasileiros!!! que de certa forma tem uma capacidade infinita!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marlon Vergílio
    2013-05-22T10:06:19

    Shut up, and take my money!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Mey
    2013-05-22T10:00:55

    Boleto?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade