TechTudo

26/03/2012 12h12 - Atualizado em 26/03/2012 12h12

NVIDIA Geforce GTX 680: saiba como foi o lançamento da nova linha da NVIDIA

Nick Ellis Da redação

Estive no começo do mês no NVIDIA Editor’s Day em San Francisco, Califórnia. O evento foi a primeira apresentação para a imprensa da nova linha Geforce (antes conhecida pelo codinome Kepler), que segundo a NVIDIA é a placa gráfica mais poderosa já construída até hoje.

A NVIDIA nos pediu que não divulgássemos estas informações antes, mas agora já podemos contar todas as novidades. A nova linha de placas gráficas da NVIDIA conta com uma arquitetura totalmente nova, que consegue unir alto desempenho com muita eficiência de energia. A apresentação teve duas partes separadas, as placas para desktops e as placas para notebooks.

NVidia GeForce 680 (Foto: Divulgação)NVidia GeForce 680 (Foto: Divulgação)

Mark Rein, vice-presidente da EPIC Games subiu ao palco com uma caixa de papelão grande, onde estavam três placas GTX 580, que foram usadas para rodar a demonstração do jogo Samaritan na GDC (Games Developer Conference) do ano passado. Para a surpresa de todos, Mark fez uma demonstração do mesmo jogo com uma única placa Kepler GTX 680!

Este ano o slogan “The way is meant to be played” (“A maneira que deve ser jogado”) da NVIDIA completa 10 anos, e a nova linha Geforce realmente faz com que ele faça sentido, com recursos como o GPU Boost, os filtros FXAA e TXAA, e as tecnologias Adaptive VSync e 3D Vision Surround, que permite que você jogue um game em até 3 monitores com uma única placa NVIDIA Kepler (sendo que você ainda pode ter outra tela com o Windows, graças as 4 saídas de vídeo das novas placas).

NVidia GeForce 680 (Foto: Divulgação)NVidia GeForce 680 (Foto: Divulgação)

Uma demonstração do game Battlefield 3 rodando em um Ultrabook da Acer com placa gráfica Kepler deixou todos os presentes impressionados. A NVIDIA mostrou algumas demonstrações de maneiras para deixar a simulação mais real, melhorando a experiência dos jogadores, com avanços na tecnologia PhysX. Um dos exemplos das inovações criadas pela NVIDIA foi o sistema de pelos em que cada fio de cabelo é simulado e renderizado, demonstrando na prática o poder da nova arquitetura Kepler. Outra demonstração interessante foi a do sistema de fraturas, algo que hoje em dia consume muito tempo dos designers de jogos, que tinham que planejar e desenhar cada fratura. Com a nova tecnologia da NVIDIA se torna algo muito simples, quebrando e destruindo objetos em tempo real. Você pode inclusive jogar objetos para cima e depois destruí-los. Esta tecnologia que deve estar disponível a partir do ano que vem, e mostra que a NVIDIA pensa além das placas, e está sempre pesquisando inovações para tornar a vida dos gamers mais divertida.

A placa gráfica GTX 680 tem controle lógico SMX com 192 Cores, o que equivalem a 1536 Cores no total, além de 2GB de memória GDDR 5 e quatro saídas de vídeo (uma HDMI, uma Display Port 1.2 e duas DL-DVI ), e um clock de 1006MHz, que pode ser aumentado com “overclocks dinâmicos” dependendo da necessidade do programa ou jogo que estiver rodando, através da tecnologia GPU Boost, que ajuda a economizar energia, mantendo a eficiência da placa. A placa funciona com dois conectores de 6 pinos, e está pronta para receber overclocks dos usuários.

Comparando a placa GTX 680 com o modelo topo de linha anterior (GTX 580), a nova é mais rápida e tem o dobro do desempenho por watt. Ela também é muito mais silenciosa. O objetivo de todos na NVIDIA é criar ferramentas para que os desenvolvedores de jogos criem novos mundos.

Simon Ramsey da Rockstar Games mostrou uma demo de Max Payne 3 rodando na GTX 680. O jogo se passa no Brasil e é tecnicamente perfeito, mas a dublagem em português deixa um pouco a desejar.

NVidia GeForce GTX 675M (Foto: Divulgação)NVidia GeForce GTX 675M (Foto: Divulgação)

Randy Pitchfork, CEO da Gearbox, demonstrou o jogo Borderlands 2, e disse que o uma das coisas que ele mais gosta das placas da NVIDIA é que “elas não são apenas um processador gráfico, e sim um processador de simulações”. Com a nova placa gráfica da NVIDIA, o jogo ganhou detalhes como efeitos de água e fumaça que não são percebidos em outras versões. Ele ainda perguntou “se é possível fazer tudo isto com uma só placa, imagine só o que será possível fazer com três placas GTX 680?

Rui Cascais da FunCom, demonstrou o jogo The Secret World, que é passado no mundo moderno no qual todos os mitos e lendas são reais.

Assista abaixo a um vídeo sobre a Geforce GTX 680


GT 640M: Notebooks com maior desempenho e baixo consumo de energia

Além da linha para desktops, a NVIDIA apresentou sua nova linha de GPUs para notebooks (e ultrabooks) tem como destaque a Geforce GT 640M. Com ela poderemos ter ultrabooks que realmente atendem as necessidades dos consumidores, com um desempenho incrível.

Seu alto desempenho com baixo consumo de energia é uma ótima notícia para quem precisa usar o computador por muito tempo sem uma tomada por perto. A nova placa Kepler é duas vezes mais eficiente do que o modelo anterior, e até 10 vezes mais rápida do que uma placa gráfica integrada.

A linha Kepler para notebooks é formada pelos modelos GeForce GT 620M, GeForce GT 640M, GeForce GTX 660M e GeForce GTX 675M.

Vários fabricantes já estão criando notebooks e ultrabooks com as novas placas Kepler, entre eles MSI, Lenovo, Samsung, HP, Acer, Toshiba, ASUS, Dell e Sony, além da Visio, que está fazendo a sua estréia na categoria de notebooks.

A NVIDIA está de parabéns pelos lançamentos, pois a nova linha Kepler realmente superou todas as expectativas.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Rafael Santos
    2012-03-30T21:23:27

    Brincadeira cara... Mas depois de um dia estressante, vale a pena d++++++!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ivan Schrammel
    2012-03-27T10:23:52

    Nos Estados Unidos está por $499,00 Dólares. No Brasil... $2.000,00. Por 4 mil compro um iMac e mando bala kkkk.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michael Bechior
    2012-03-27T09:35:58

    Nada contra os entusiastas, apenas defendo quem quer jogar no PC e fica frustrado por não ter uma máquina superpotente que esses sites ficam recomendando, como se fosse "ou isso ou morte" Abrindo os olhos do leigos no assunto que são enganados diariamente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michael Bechior
    2012-03-27T09:33:12

    “The way is meant to be played” my balls! o pessoal reclama da Apple e seus Iphones/Ipads anuais, mais saibam que essa aí que começou essa historinha de comprar hardware anualmente, pra rodar em HD em resolução de 5000x 4500, pra colocar 642 monitores um do lado do outro! não se deixem enganar, troquei meu desktop por um notebook de entrada para gráficos (phenom x4 com ATI 6550) e rodo tudo com gráficos médios ou altos e não sinto saudades do consumo extremo de energia, mais até que uma geladeira!, que vinha de duas HD 6850 e um phenom x6, comecei a me divertir mais e olhar hardware de menos

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jhonatan Magalhães
    2012-03-26T23:09:55

    De acordo com o review da Anandtech a GTX680 supera a HD 7970 em questão de FPS (com poucas exceções), sem contar menor consumo de energia e preço muito mais em conta, estou realmente entusiasmado e espero que faça uma boa dupla com os Ivy Bridge da Intel que tão pra chegar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade