Veja curiosidades e Polêmicas da Franquia Crash Bandicoot

Veja as curiosidades por trás de um dos personagens mais amados do PlayStation.


Por Leandro Ortolan, TechTudo

Crash Bandicoot é um dos principais nomes da primeira geração do PlayStation. Desenvolvido pela Naughty Dog, e hoje produzido pela Activision, a franquia conta com dezenas de jogos para PlayStation, Xbox, Gamecube e portáteis, que divertiram uma legião de fãs e entraram para a memória de muitos jogadores.

Crash Bandicoot no PlayStation 1 (Foto: Reprodução: Leandro Ortolan) Crash Bandicoot no PlayStation 1 (Foto: Reprodução: Leandro Ortolan)

Crash Bandicoot no PlayStation 1 (Foto: Reprodução: Leandro Ortolan)

O que muitos deles não sabem é que o desenvolvimento do título foi recheado de situações divertidas. Preparamos abaixo uma lista de curiosidades do marsupial mais divertido do mundos dos games:

O nome de desenvolvimento de Crash era "Sonic’s Ass Game"

Antes do lançamento de Crash para PlayStation, as maiores referências de jogos platformers eram Sonic, da Sega, e Mario, da Nintendo. Como ambos eram 2D, o jogador tinha uma visão lateral do personagem por ser 3D, a câmera passava a maior parte do tempo apontando para o traseiro do personagem.

Comparação entre Crash Bandicoot e Sonic the Hedgehog, da Sega (Foto: Reprodução: GamerHeadlines) Comparação entre Crash Bandicoot e Sonic the Hedgehog, da Sega (Foto: Reprodução: GamerHeadlines)

Comparação entre Crash Bandicoot e Sonic the Hedgehog, da Sega (Foto: Reprodução: GamerHeadlines)

Surgiu daí o nome provisório do jogo, “Sonic’s Ass Game”, ou “Jogo da Bunda do Sonic”.

Caixas e trilha sonora foram adições de última hora

Já no final do desenvolvimento do primeiro game da série, os criadores achavam que o jogo estava muito fácil. Para criar alguns puzzles extras, decidiram acrescentar as caixas que se tornaram ícones do jogo. Elas são inclusive o motivo do nome do personagem: “Crash” é o barulho das caixas sendo quebradas.

Stormy Ascent, fase cortada de Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Bandipedia) Stormy Ascent, fase cortada de Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Bandipedia)

Stormy Ascent, fase cortada de Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Bandipedia)

A trilha sonora também só foi adicionada na pós-produção. Segundo o blog do criador do jogo, a ideia inicial era que os sons de fundo fossem uma mistura de “Sons de animais, barulhos de trânsito, arrotos e peidos”.

A fase mais difícil foi cortada da versão final

A fase mais difícil do primeiro jogo recebeu o nome de “Stormy Ascent”. Os programadores tiveram que removê-la da versão final do game porque era absurdamente difícil, tinha muitos bugs, e o time de programação não conseguiu ajustá-la a tempo.

Ainda assim, a fase está presente no código-fonte do jogo e pode ser acessada através de um código de GameShark.

A primeira namorada de Crash foi baseada na atriz Pamela Anderson

Personagem de Crash Bandicoot baseada na Atriz Pamela Anderson (Foto: Reprodução: Leandro Ortolan) Personagem de Crash Bandicoot baseada na Atriz Pamela Anderson (Foto: Reprodução: Leandro Ortolan)

Personagem de Crash Bandicoot baseada na Atriz Pamela Anderson (Foto: Reprodução: Leandro Ortolan)

Tawna, a namorada de Crash que é sequestrada pelo Dr. Neo Cortex no primeiro jogo, foi baseada na atriz e modelo Pamela Anderson. Ela foi removida dos jogos posteriores por ser considerada uma personagem muito sexualizada para o game.

Vários personagens receberam a dublagem da mesma pessoa

Brendan O’Brien foi o responsável pela dublagem de Crash, do Dr. Neo Cortex, do cientista Nitrus Brio e dos chefões Koala Kong e Pinstripe Potoroo.

Brendan O' Brien, dublador da franquia Crash  (Foto: Reprodução: IMDB) Brendan O' Brien, dublador da franquia Crash  (Foto: Reprodução: IMDB)

Brendan O' Brien, dublador da franquia Crash (Foto: Reprodução: IMDB)

Outra curiosidade da dublagem e que a risada de Riper Roo e uma edição da risada da Hiena do filme A Dama e o Vagabundo.

Crash quase teve um desenho

Animação 2D de Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Polygon) Animação 2D de Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Polygon)

Animação 2D de Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Polygon)

Uma versão cartoon de Crash foi preparada para preencher algumas cutscenes do jogo. A equipe da Naughty Dog acabou removendo as cenas porque não achou adequado colocar cenas 2D em um jogo 3D.

Personagem autobiográfico

O personagem Doctor N’ Gin, que aparece no segundo jogo da série, é um ciborgue que, devido a um acidente em um experimento, tem um míssil alojado na cabeça. Essa condição, faz com que sofra terríveis dores de cabeça quando está irritado.

Personagem de Crash Bandicoot inspirado em Jason Rubin, da Naughty Dog (Foto: Reprodução: Bandipedia) Personagem de Crash Bandicoot inspirado em Jason Rubin, da Naughty Dog (Foto: Reprodução: Bandipedia)

Personagem de Crash Bandicoot inspirado em Jason Rubin, da Naughty Dog (Foto: Reprodução: Bandipedia)

Um fato curioso é que essa característica de N’ Gin foi inspirada em seu criador, Jason Rubin, que tinha frequentes crises de enxaqueca durante a produção do jogo.

Demos escondidas de Spyro

Crash e Spyro sao consideradas series irmãs, e os dois personagens receberam cameos e easter eggs em vários de seus jogos. Em Crash Bandicoot 3: Warped e Crash Team Racing, é possível acessar demos secreta do primeiro e do segundo jogos de Spyro, respectivamente.

Demo de Spyro no jogo original da franquia Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Leandro Ortolan) Demo de Spyro no jogo original da franquia Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Leandro Ortolan)

Demo de Spyro no jogo original da franquia Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Leandro Ortolan)

O código, que deve ser pressionado no menu inicial, é Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita. Em Crash Bash, é possível acessar uma demo de Spyro: Year of the Dragon, apertando R1 + R2 + Quadrado e depois Start.

Crash sabe falar

Além de interjeições, bocejos e arrotos, Crash passou os primeiros 13 jogos da franquia sem falar uma palavra. Isso porque o time de desenvolvimento da Naughty Dog achava que diálogos não combinavam com o personagem.

Crash Bandicoot (Foto: Divulgação: Activision) Crash Bandicoot (Foto: Divulgação: Activision)

Crash Bandicoot (Foto: Divulgação: Activision)

Para o desagrado de muitos fãs, isso mudou em Crash of the Titans, quando Crash grita “Panquecas!” na sequência de encerramento do jogo. Em Skylanders, o personagem fala normalmente – e com um sotaque australiano – o que também causou revolta.

Wumpa fruits não são maçãs, mas têm gosto de maçã

Muitos jogadores cresceram acreditando que a fruta preferida de Crash - e um dos itens mais comuns de todos os jogos da franquia - eram maçãs.

Wumpa Fruit, ítem do jogo Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Bandipedia) Wumpa Fruit, ítem do jogo Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Bandipedia)

Wumpa Fruit, ítem do jogo Crash Bandicoot (Foto: Reprodução: Bandipedia)

Na verdade elas sao Wumpa Fruits, nome que vem de “Wampum”, e significa “dinheiro” em um dialeto norte-americano. Isso levou um fã a perguntar qual seria o gosto das Wumpa Fruits no Quora, um fórum de discussões online. Dave Bagett, um dos criadores do jogo respondeu categoricamente: Elas tem gosto de maçã.

MAIS DO TechTudo