Alternativas ao WhatsApp: conheça cinco mensageiros com funções inusitadas

Lista inclui mensageiro que ajuda a aprender inglês


Por Felipe Alencar, para o TechTudo

O fenômeno do WhatsApp fora do ar voltou a se repetir nesta quarta-feira (3). O aplicativo mais usado do Brasil ficou offline por cerca de duas horas, levando muitos usuários ao desespero. A propósito deste verdadeiro apagão, o TechTudo preparou uma lista com cinco mensageiros que, assim como o WhatsApp – carinhosamente chamado de Zap em algumas regiões –, servem para manter um bom bate-papo pelo celular.

Você vai reparar, porém, que os aplicativos desta lista trazem funções inusitadas e curiosas. Tem de tudo, inclusive mensageiro que te ajuda a ganhar dinheiro ou aprender um novo idioma.

ZombieChat

ZombieChat funciona até em um apocalipse zumbi  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) ZombieChat funciona até em um apocalipse zumbi  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

ZombieChat funciona até em um apocalipse zumbi (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

A ideia do ZombieChat é bem diferente. Como o próprio nome dá a entender, no caso de ocorrer um apocalipse zumbi, ainda assim você conseguirá se comunicar com seus amigos, mesmo que esteja offline.

Para isso, basta que você esteja com um smartphone com conectividade por Bluetooth ou Wi-Fi. Outra necessidade é que os usuários estejam próximos, afinal de contas, uma rede Bluetooth não tem um alcance muito grande. Infelizmente, apenas os usuários de iPhone vão poder se comunicar no apocalipse zumbi, já que o app não está disponível para Android.

Lembrando que o ataque zumbi não é mais uma questão de "se", mas sim de "quando". É bom estar preparado.

HelloTalk

HelloTalk ajuda os usuários a aprenderem novos idiomas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) HelloTalk ajuda os usuários a aprenderem novos idiomas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

HelloTalk ajuda os usuários a aprenderem novos idiomas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O HelloTalk é um aplicativo de mensagens voltado para aqueles usuários que querem treinar um outro idioma. Em vez de conversar com seus amigos, o app mostra uma lista de usuários estrangeiros que estão disponíveis para um bate-papo.

Por exemplo, imagine que você esteja querendo aprender russo. Basta entrar no app e procurar por algum usuário russo que esteja online. Assim vocês poderão conversar e treinar novos idiomas.

Estudantes de línguas pela Europa costumam promover encontros de tandem, uma espécie de intercâmbio cultural. O HelloTalk auxilia nessa tarefa, ao colocar dois interessados por um mesmo idioma, ainda que estejam fisicamente distantes.

Spotchat

Converse com as pessoas que estão no mesmo lugar que você  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Converse com as pessoas que estão no mesmo lugar que você  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Converse com as pessoas que estão no mesmo lugar que você (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Disponível para Android e iOS, o Spotchat é um aplicativo de mensagens baseado na localização geográfica. Ou seja, ele promove a conversa apenas entre pessoas que estão no mesmo lugar, como bares, shoppings, lojas, parques e outros lugares públicos.

O Spotchat permite tanto bate papos públicos quanto privados. A sua interface parece uma mistura de Facebook com Instagram, mas o resultado não fica feio ou confuso. Portanto, se você está em algum lugar e está se sentindo deslocado, talvez o Spotchat possa te ajudar a puxar conversa com alguém.

WowApp

Tela de configurações do WowApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Tela de configurações do WowApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Tela de configurações do WowApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Já pensou se você ganhasse dinheiro sempre que conversasse no WhatsApp? Talvez já estivesse rico, não? Pois é justamente essa a proposta do WowApp. Os desenvolvedores do app compartilham seus lucros com os usuários, que daí escolhem se doam para alguma instituição de caridade (são mais 2 mil cadastradas) ou se usufruem do dinheiro.

De resto, o WowApp se parece muito com outros mensageiros disponíveis no mercado, abrangendo inclusive recursos como chamadas de voz, que só foi chegar no WhatsApp depois de bastante tempo.

Zap Zap Messenger

Zap Zap Messenger (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Zap Zap Messenger (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Zap Zap Messenger (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

E para finalizar nossa lista, temos o aplicativo brazuca Zap Zap Messenger. Podemos dizer que ele é uma mistura de Telegram, YouTube e Twitter. No app, o usuário pode entrar em grupos temáticos, pode usar um mapa para encontrar pessoas próximas e tem até algumas funções de redes sociais, como seguir e ser seguido.

De todos os apps citados aqui, podemos dizer que o Zap Zap Messenger é o mais versátil e completo de todos. Para fazer novas amizades, ele cumpre muito bem o seu papel.

MAIS DO TechTudo