21/02/2015 09h01 - Atualizado em 21/02/2015 09h01

Conheça os SSDs mais baratos disponíveis no Brasil

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O SSD, um disco de estado sólido, é a tecnologia que deverá substituir de vez o HD muito em breve até em computadores de baixo custo. No Brasil, os preços desses discos ainda são altos, mas já é possível comprar modelos nas principais lojas do país por menos de R$ 500. Veja a lista com os SSDs mais em conta disponíveis no mercado.

Qual a diferença entre HD e SSD? 

Kingston SV300S37A/240G

Top de linha da Kingston no Brasil, com 240 GB (Foto: Divulgação)Top de linha da Kingston no Brasil, com 240 GB (Foto: Divulgação/Kingston)

O último item da lista é o mais moderno da Kingston comercializado por menos de R$ 500, oferecendo as mesmas especificações já conhecidas da série V300. Em troca dos 240 GB de espaço oferecidos, é necessário desembolsar, no mínimo, R$ 480 em pagamentos à vista no e-commerce brasileiro.

Kingston SMS200S3

SSD Kingston de 30 GB (Foto: Divulgação)SSD Kingston de 30 GB (Foto: Divulgação/Kingston)

A Kingston domina a lista dos SSDs mais baratos disponíveis no Brasil. Seu modelo de entrada, com 30 GB de armazenamento, oferece até 550 MB/s de leitura e 100 MB/s de gravação. Apesar do pouco armazenamento, a fabricante entrega portabilidade, funcionamento silencioso e interface SATA III. O modelo é vendido por até R$ 240.

Kingston SV300S37A/60G

SSD Kingston de 60 GB e kit de instalação (Foto: Divulgação)SSD Kingston de 60 GB e kit de instalação (Foto: Divulgação/Kingston)

Da família V300, este modelo já traz algumas melhorias importantes implementadas pela Kingston. Embora a velocidade de leitura caia para 450 MB/s, a gravação sobe para o mesmo valor, resultando em muito mais rapidez no armazenamento. Além disso, ele entrega o dobro da capacidade, com 60 GB. Seu valor pode chegar a R$ 250 em algumas lojas brasileiras.

PNY SSD7SC120GOPT

SSD da PNY com 120 GB e bom custo-benefício (Foto: Divulgação)SSD da PNY com 120 GB e bom custo-benefício (Foto: Divulgação/Kingston)

O único “intruso” na lista, o modelo da PNY é um SSD de 2,5 polegadas com interface SATA III de 6 GB/s e apenas 140 g de peso. As configurações são comuns, mas sua capacidade tende a conquistar o gosto do usuário que busca por mais espaço para guardar arquivos. Afinal, são 120 GB disponíveis pelos mesmos R$ 250 do modelo da Kingston anterior.

Kingston SV300S37A/120G

SSD Kingston de 120 GB (Foto: Divulgação)SSD Kingston de 120 GB (Foto: Divulgação/Kingston)

Aqueles que desejam optar por uma marca mais conhecida na hora de adquirir um SSD de 120 GB, a Kingston vende no Brasil o modelo SV300S37A com essa capacidade. Com a mesma velocidade da versão de 60 GB, ela custa um pouco mais: é possível encontra-lo por até R$ 290 no varejo online.

SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais rápido? Veja opiniões no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Talokomeu
    2015-02-21T12:58:48  

    Affzzzz. um HD de 1T sai muito mais em conta, daqui uns 5 anos voltem a falar nesse cartão de memória com 240GB.

    recentes

    populares

    • Talokomeu
      2015-02-21T12:58:48  

      Quer desempenho??Vá de SSD. Quer armazenamento???Vá de HDs...Não quer gastar muito mas quer desempenho e armazenamento???Vá de SSHD, que é um sistema híbrido...Wesley, servidores são outro nível, aqui estamos falando de usuários comuns, então instruir a realização de RAID para usuário comum pode ser meio complicado, sem contar que muitos desses usuários nem sabem da existência da BIOS, só sabem ligar o computador e usar, no máximo colocar outro HD para usar...

    recentes

    populares

    • Talokomeu
      2015-02-21T12:58:48  

      Isso é verdade Eduardo! kkkkk

  • Jefferson Batista
    2015-04-14T16:16:17  

    A mobo precisa ter um slot exclusivo para o SSD ou liga ele em uma saida Sata mesmo?

    recentes

    populares

    • Jefferson Batista
      2015-04-14T16:16:17  

      Sim. Preferencialmente SATA 6 Gb/s

    recentes

    populares

    • Jefferson Batista
      2015-04-14T16:16:17  

      Blz vlw

  • Raphael
    2015-02-26T10:01:25  

    Todos SSD's da matéria são horriveis! As melhores opções são: Samsung 840 evo/pro +250gb; Plextor m5 Pro(Dificil achar no Brasil); Sandisk Extreme 2; Corsair Neutron GTX; OCZ: Vector, Vertex 450 ou Vertex 4; Crucial M500

    recentes

    populares

    • Raphael
      2015-02-26T10:01:25  

      Qualquer SSD por mais lento que seja, é mais rápido que um HD desktop.

    recentes

    populares

    • Raphael
      2015-02-26T10:01:25  

      Não disse que são menos rápidos, disse que são opções ruins. As melhores opções são esses que listei

  • Vinícius Camargo
    2015-02-24T08:13:36

    evitem esse SSD da kingston V300, a Kingston alterou os chips deles dos lotes depois do lançamento e estão com a velocidade capada.Ainda são mais rápidos que um HD normal, mas estão MUITO inferiores em termos de velocidade, em comparação ao primeiro lote de mesmo modelo.Aliás, foi o primeiro lote enviado para reviews, por isso que se acha falar tão bem sobre em vídeos de lançamento.

  • Guilherme C
    2015-02-21T17:44:45  

    É simplesmente é a melhor coisa que inventaram na informatica nesses últimos tempos!!!! O computador liga em fração de segundos,o sistema operacional fica muito, mais muitooooo mais rápido. Como é muito caro, eu coloquei o sistema operacional e programas no SSD de 120 GB e dados em um HD de 3 TB, espero que com a popularização os preços caiam e a capacidade aumente... Eu recomendo!

    recentes

    populares

    • Guilherme C
      2015-02-21T17:44:45  

      Sim. Mas depende muito dos programas que vai instalar. O Windows 7 versão Premium em diante requer "apenas" 15GB de espaço em disco. O problema é: não fiz esse teste mas se for levar em consideração o TK da certificação do Windows 7, é preciso de um disco (capacidade total) de no mínimo 40GB. Creio que isso não seja uma regra e sim uma boa prática.

    recentes

    populares

    • Guilherme C
      2015-02-21T17:44:45  

      Valeu Wesley, bons tempo do XP que precisava de 1,2 gigas ou do 98, com seus 398 megas...

  • Bruno Lima
    2015-02-22T12:38:57

    no boa dica ja esta saindo por 290 um de 256 gb

  • Frederico Oliveira
    2015-02-21T16:41:42  

    Matéria paga é triste se vc procurar vc vai achar mais barato e bem melhor do que esse kingston que todo mundo que teve um reclama que teve problemas, comprei o meu de 240 da samsung tem mais de um ano por menos que esse preço e ta firme e forte rodando no pc ...

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2015-02-21T16:41:42  

      Frederico Oliveira, quando o sr. comprou, um ano atrás, o dólar estava na faixa de 2,50, e hoje a 3 reais não tem como o preço ser menor

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2015-02-21T16:41:42  

      Da sim hoje vc encontra o kingston a uns 350 com vendedores confiáveis no mercadolivre e com frete grátis , e pelo mp que vc só libera a grana depois que pagou ...

  • Wagner Vaz
    2015-02-22T01:10:14

    Tenho um Corsair Force LX 512GB, o negócio voa.

  • Alberto Machado
    2015-02-22T00:53:08

    Matéria com aproximadamente 5 anos de atraso, mas ta valendo.

  • Thiago Mariano
    2015-02-21T15:56:19  

    Pode ser caro e pouco espaço mas vale muito a pena pra performance e o próprio sistema operacional. deixa ele pro sistema ou sistemas e programas essenciais e usa outro HD normal pra jogos filmes etc. foi assim que fiz e não me arrependo.

    recentes

    populares

    • Thiago Mariano
      2015-02-21T15:56:19  

      Como que faço?

    recentes

    populares

    • Thiago Mariano
      2015-02-21T15:56:19  

      compra

  • Wladimir Ruziscka
    2015-02-21T18:30:10

    correção ...que tinham como media, de armazenamento, discos......

  • Wladimir Ruziscka
    2015-02-21T18:28:25

    SSD é tudo menos "DISCO" é um dispositivo de armazenamento de dados que é feito de circuito integrado a estado sólido, ou seja na sua fabricação são empregados pastilhas de semicondutores em estado sólido. O "D" do acrônimo é da palavra inglesa "drive" como já era usada nos antigos HD's que significa "hard drive" que, esse sim tinha como media de armazenamento um disco. E os preços são sim razoáveis, mas comprados lá são ainda melhores.

  • Coronel Padilha
    2015-02-21T17:24:15

    que eu saiba SSD ou solide state drive é disco em estado sólido. Memória flash é outra coisa, embora sejam muito parecidos no seu conceito de funcionamento.

  • Coronel Padilha
    2015-02-21T17:11:06

    Os SSD's são muito mais seguros por não terem partes móveis. HD's com o tempo sofrem desgaste e você perde tudo. Quanto maior o HD, maior a perda.

  • Ricardo Mattos
    2015-02-21T13:58:47

    prefiro HD de 1T

  • Ricardo Mattos
    2015-02-21T13:51:55

    Caro e com muito pouco espaço!

  • Coronel Padilha
    2015-02-21T12:47:37

    que eu saiba SSD ou solide state drive é disco em estado sólido. Memória flash é outra coisa, embora sejam muito parecidos no seu conceito de funcionamento.